Violão 7 cordas e suas cordas de aço/nylon

    Autor Mensagem
    FellipeFrotaa
    Membro Novato
    # dez/17


    Boa noite ao pessoal do fórum.
    Sempre li inúmeras vezes sobre como é terrível a substituição de cordas de nylon pelas de aço em violões feitos para o primeiro tipo de corda. No entanto, agora ouvindo muito samba raiz e o violão 7 cordas, acabo me deparando com muitos músicos renomados fazendo uma constante troca de cordas, onde o jogo de aço é comumente usado nesses violões (o violão de 7 cordas brasileiro por tradição usa cordas de aço), mesmo naqueles originalmente de nylon. Pergunto àqueles que entendem aqui no fórum: oque esses músicos fazem pode estragar o violão, ou muitas vezes a troca do jogo de cordas não muda muita coisa (a deixar a questão da sonoridade de lado)?
    Obrigado desde já.

    Velho Carioca
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Os musicos que fazem isto, geralmente usam 2 violões: um com corda de aço, outro com de nylon.

    Velho Carioca
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Eu prefiro sete cordas com cordas de nylon. Alguns músicos usam as duas cordas mais finas de aço(mi e si).

    fernandotieppo
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    O violão de sete cordas "tradicional" utiliza as cordas de aço com as primas de nylon, obviamente são violões construidos para aguentar tensões mais altas.

    Natanael Gama
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    FellipeFrotaa

    Esses violões provavelmente não são industrializados e feitos por luthiers e possuem construção diferente. Mas Eu não acredito que usam os 2 tipos de cordas no mesmo violão, é tudo diferente nos violões .. é mais certo ser 2 violões parecidos

    fernandotieppo
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Natanael Gama

    A maioria dos encordoamentos pra 7 cordas de aço acompanham as cordas Si e Mi (agudas) de Nylon também pra quem utiliza essa configuração, essa foto do 7 cordas que o Lineu Bravo faz deixa isso bem evidente.

    http://www.lineubravo.com.br/wp-content/uploads/2012/09/7-Cordas-A%C3% A7o-modelo-Rog%C3%A9rio-Caetano_Lineu-Bravo-Luthier-2.jpg

    Já o 7 cordas de nylon é só pra nylon mesmo.

    JoséDaSilvaSauro
    Membro Novato
    # dez/17 · Editado por: JoséDaSilvaSauro
    · votar


    Natanael Gama

    Completando o que disse o fernandotieppo, a construção é diferente. A estrutura do tampo tem que ser feita, sempre pensando, na tensão maior que as cordas de aço exercem. Mas, não necessariamente, é de luthier. A Rozini, se não me engano, fazia instrumentos para esse tipo de cordas mistas.


    fernandotieppo

    O pessoal fala bem dos instrumentos do Lineu. Achei curioso que os "roletes" das tarraxas, nas de nylon, ele colocou os "roletes" normais para nylon. Já alguns que não tinham essa distinção, era tudo "rolete" de alumínio mesmo. Você tem um?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão 7 cordas e suas cordas de aço/nylon