o que é um acorde m9-?

    Autor Mensagem
    smng123
    Membro Novato
    # jan/22


    oi galera! basicamente eu estava criando uma musica e na harmonia eu queria usar acordes diminutos, acabou que soou melhor descendo uma casa em uma das cordas, e quando eu usei o dicionário do cifraclub para ver qual o nome do acorde, deu que era G#m9-

    fiquei pensando porque nunca tinha visto acorde com '9-', isso significa que é um acorde menor com nona menor?

    Schelb
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    Isso, você já respondeu, 9- b9 e 9m são formas de chamar a nona menor. A nona menor vai estar uma casa atrás da nona maior ou duas atrás da terça menor ou uma a frente da oitava. Dá uma sonoridade frígio pro acorde .. meio sombria ou meio flamenca.

    Coloca aí as casas que você usou em cada corda que eu confiro depois se o acorde é esse mesmo.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/22
    · votar


    O colega Schelb deixou claro. E cá entre nós, é um acorde muito tenso rs

    smng123
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    aah valeu gente!
    fui ver de novo e acabei cometendo um erro mto besta, na hora de ver o acorde eu nao marquei 'x' em duas cordas, então acho que na verdade é um acorde g#m5-
    enfim, obrigado de todo jeito

    o acorde: corda si casa 3, corda sol casa 4, corda ré casa 2, e a mizona casa 4

    Schelb
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    Cara, pra mim esse acorde acabou se tornando um E7/G#, ou seja, Mi maior com sétima menor com a terça (G#) no baixo.

    Isso porque se for pensar nele como se o G# fosse a tônica, você chega num acorde bem estranho, pois teria terça menor, quinta diminuta e sexta menor. Então ele acaba soando mais como um acorde dominante (E7).

    Só pra você saber, a nota da corda Ré deve ser a que você alterou certo? Porque se ela estivesse na casa 3 você teria um G#º, que deve ser o acorde de onde você partiu. Pois bem .. tem uma curiosidade sobre os acordes diminutos que acontece por eles serem acordes simétricos (as notas deles estão separadas por 1 tom e meio uma da outra): Sempre que você descer meio tom (uma casa) em qualquer uma das notas dele, você terá um acorde dominante (acorde maior com sétima menor). Nesse seu acorde, você fez isso na corda ré e teve um E7 na primeira inversão (terça no baixo), se você fizesse na mizona, teria um G7, se fizesse na corda sol teria um Bb7 na terceira inversão, e se fizesse com o dedo da corda Si, teria um C# na segunda inversão.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a o que é um acorde m9-?