Diminuir calibre das cordas.

    Autor Mensagem
    geras
    Membro Novato
    # out/21


    Comprei um violão que veio com cordas 0.12 de fabrica e quero diminuir para 0.11.

    Vou ter algum problema em fazer essa troca de calibre?

    ejames
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Não tem problema nenhum, no máximo vai precisar afrouxar um pouco o tensor. Mas é sempre bom levar o instrumento para uma regulagem geral no luthier, muitas vezes a regulagem de fábrica não é muito boa.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/21 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    geras

    Dificilmente haverá alterações perceptíveis numa mudança de 0.12 para 0.11. Violões, de forma geral, costumam ter uma boa tolerância a estas pequenas variações, mas, pode ocorrer.

    Se houver variação mas o violão estiver "redondinho" uma regulagem simples irá resolver. Se for um instrumento meio zuado que já apresenta algum problema de afinação, altura das cordas e etc., qualquer variação pode ser problemática.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    undefinedgeras Já mudei diversas vezes os calibres do meu instrumentos e não cheguei a mexer no tensor (um violão meu teve de 0.9 de guitarra a 0.12, além de misturar cordas de guitarra com violão, uma salada. kkk). Mas pra não ter problema recomendo verificar a altura correta das cordas, tem uns tutoriais na net e aqui msm no forum que ensinam a verificar a altura das cordas e se há ou não necessidade de mexer no tensor, tenta ver eles (não lembro agora de cabeça como ver). Caso veja necessidade da regulagem, ai pode mandar ao luthier ou vc mesmo ajustar (não é bicho de 7 cabeças, mas ai é por sua conta e risco)

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Diminuir calibre das cordas.