Tensão violão 0.11 de fábrica para 0.10

    Autor Mensagem
    felpeiraa
    Membro Novato
    # mar/21


    Eu tenho um violão cel500PRMH L, e estava em dúvidas sobre essa coisa toda de tensão, e regulagem de cordas.
    E eu ja estava querendo trocar as minhas, entrei em contato com a habrobr e me foi informado que eu poderia utilizar as cordas 0.10 e 0.11, e que o meu vinha com a 0.11 de fábrica.
    Mas hoje quando fui á uma loja de instrumentos e perguntei se eu poderia mesmo usar e o homem da loja me informou que eu não poderia por conta de trastejamento ou até mesmo a chance de entortar o braço, e gostaria que vocês me ajudassem nisso, já tinha comprado a corda antes pela internet e hoje acabei comprando a 0.11 também... Mas eu gostaria de colocar a 0.10 pelo fato de ser mais macia mas nem sei se posso.

    Juquinhaa
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    não tem problema nenhum botar 0.10, o cara da loja que quis forçar a venda

    ejames
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    Não tem problema nenhum colocar .010, mas pode ser necessário afrouxar um pouco o tensor (justamente para corrigir o braço "entortado" e eliminar o trastejo).

    felpeiraa
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    Não tem problema por ser uma tensão mais baixa certo? Se fosse 0.12 por exemplo eu teria que regular?

    Juquinhaa
    Membro Novato
    # mar/21
    · votar


    Não tem problema por ser uma tensão mais baixa certo? Se fosse 0.12 por exemplo eu teria que regular?

    sim pois a tensão seria maior sobre o braço, como o ejames falou precisa mexer no tensor

    ejames
    Membro Novato
    # mar/21 · Editado por: ejames
    · votar


    felpeiraa
    Não tem problema por ser uma tensão mais baixa certo? Se fosse 0.12 por exemplo eu teria que regular?

    Cara, um braço regulado é um braço onde a tensão exercida pelas cordas (vamos chamar de "para frente") fica equilibrada com a tensão exercida pelo tensor ("para trás"). As cordas exercem naturalmente uma tensão X, portanto para o braço não empenar precisa existir o tensor que equilibra esse problema exercendo tensão semelhante para o lado contrário. Imagine como a brincadeira cabo de guerra.

    Se você diminui a espessura das cordas sem afrouxar o tensor, ele fará mais força do que precisa e o braço vai arquear para trás. Da mesma forma, se você aumenta a espessura das cordas sem apertar o tensor, o braço irá arquear para frente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tensão violão 0.11 de fábrica para 0.10