F#7/6> F#7/6- E SEUS SUCEDÂNEOS

    Autor Mensagem
    Cassio
    Veterano
    # fev/04


    Pelo Dicionário, tô vendo aqui que é 2X2332 e 2X2342, mas o correto é 242342 e 242332, senão fica sem 5ª. TD bem, pode ficar sem 5ª, mas aí, como vou executar batida sem precionar a corda X, que B, e que não faz parte do acorde??
    NO dedilhado até facilita um pouco.
    Se executar 242342 complica, na medida em que normalmente F#7/6 vem seguido 7/6-, dificultando troca de dedos e tal...
    E aí??
    Este é apenas um exemplo, pois isso ocorre da mesma forma B7/6-, A7/6-, 7/9-, etc, e o dicionário indica X em cordas internas em diversos acordes...
    T+ Cassio

    Cassio
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Tô vendo aqui que em A7/6 consta X0X022
    Aí já preguiça, pois dá pra executar X02022, embora ao passar para A7/6- a inversão de dedos complica tb...
    Esse dicionário indica várias forma do memso acorde, mas nesse caso ele sempre ignora a 5ª...

    LeandroP
    Moderador
    # fev/04
    · votar


    Cassio

    No acorde de sétima e décima terceira menor 7(b13), a quinta pode ser usada desde, na ordem das notas do acorde, ela esteja mais aguda que a décima terceira menor (b13 e b6 é a mesma coisa). Pois o intervalo entre eles é de 7M, sendo que o inverso cria um intervalo de nona menor (b9) que deve ser evitado.

    Cassio
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    1/2 tom é a diferença entre 5ª e 6-, mas explica melhor, por gentileza...

    LeandroP
    Moderador
    # fev/04
    · votar


    É que no caso desse acordes a quinta não precisa aparecer. A sua formação é sobre intervalo de b13, este intervalo serve como passagem, como por exemplo:

    G7(13) G7(b13) Gm7 C7(9) F

    e------------------------------------------------------
    B---5----4----3----3-----1-----------------------------
    G---4----4----3----3-----2-----------------------------
    D---3----3----3----2-----3-----------------------------
    A------------------3-----3-----------------------------
    E---3----3----3----------1-----------------------------


    Se você notar vai ver um cromatismo entre as notas mais agudas indo do Mi pro Ré.

    Notas de passagem e substituição de acordes.

    paulao_jazz
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    E sobre a batida em cordas soltas que não fazem parte do acorde, vc tem que aprender a abafá-las com a mão esquerda. Dessa forma vc pode dedilhar ou bater qualquer acorde, independente das cordas soltas. Comece a praticar, no inicio é estranho, mas qdo vc acostumar, nunca mais vai deixar de fazer. abraço!

    Cassio
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Tá, não precisa 5ª, mas o que faço com o Lá solto na 5ª corda se usar batida?
    Abafar de que forma? Com pestana na 3[ vira Dó.
    Acho que abafar é de forma não ser nem Lá e nem Dó.
    Na Bossa e tal, só usar o baixo e as três cordas, mas na batida é que acho estranho

    paulao_jazz
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Cassio

    Pois é!! Tomemos como exemplo o F#7(b13) (ou F#7/5+ ou ainda F#7/6-), que geralmente é feito 2X233X. As cordas X (o lá e o mizinho) tem que ser abafadas na batida. Abafadas mesmo, vc encosta o dedo 1 (que está no F#, no bordão do acorde) no lá solto, abafando assim o lá. Abafa mesmo, não sai som do lá. Com o mizinho é a mesma coisa, vc abafa com o dedo 4. É dificil de explicar escrevendo... :(

    Parece estranho no inicio, mas se vc pega a manha, acabou, vc nunca mais vai deixar de fazer.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/04 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Cassio

    Você lembra quando estava começando e os dedos que faziam o acorde abafava uma corda sem querer e daí tinha que treinar muito pra fazer certo?! Agora você pode usar desse "erro" pra abafar... muitas vezes funciona.

    Cassio
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Okei. Agora sim entendi o que é abafar na mão esquerda. É uma kaskerada, de modo que saia som sem graça que não seja Lá.
    Preciso treinar isso, pois tô achando que esses esquemas usa-se muito em Bossa.
    Inclusive parece que o simples Gm7 com pestana> 35333333 usa-se no skema acima 3X333X. Nesse caso, ao inves de abafar a mizinha, por que não mandar pestana, já que Sol faz parte do time?
    Só quero saber o porque dos porquê, até porque o correto e´saber fazer o mesmo acorde de várias formas...¨T+

    LeandroP
    Moderador
    # fev/04
    · votar


    Cassio

    É isso mesmo, o importante é você procurar saber os porquês. E enquanto isso a gente troca umas figurinhas aqui, certo?!

    Agora, se a aplicação destes acordes for num rítimo de bossa, a sua batida de mão direita só vai puxar para cima essas notas do acorde (deixando de ser uma batida que pega todas as cordas) e batendo com o polegar nos baixos. Neste cado a corda Lá passa a não ser mais o problema.

    Cassio
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Isso aí
    Esse lance de omitir a 5ª explica o porque de que, aqui no dicionário consta A7/6 X0X022, quando, nesse caso, é fácil executar X02022, se bem que normalmente vem seguido do 7/6-, e daí dificultaria a transição de dedos. Além disso, qd chega B7/6-, já falta dedos pra 5ª.
    Se lembra dos acordes mais comuns dissonantes com esses skemas?
    Falowww

    LeandroP
    Moderador
    # fev/04
    · votar


    Cassio

    Agora não me leva a mal, mas o que é SUCEDÂNEOS? Eu procurei no Aurélio e não vi nada parecido.

    Cassio
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Dec. nº 33118/91: Artigo 268 - Na saída de fumo ou seus sucedâneos manufaturados com destino a estabelecimento localizado em território paulista, fica atribuída a responsabilidade pelo pagamento do ICMS incidente nas operações subseqüentes (Lei 6.374/89, art. 8º, V e VI, e § 4º, e Convênio ICMS- 37/94):(Redação dada pelo inciso I do art. 2º do Decreto 38.633 de 13-05-94 - DOE 14-05-94; efeitos a partir de 1º-06-94:
    I - a estabelecimento do fabricante ou do importador, localizado neste Estado, observado o disposto no parágrafo único do artigo 243;
    II - ao estabelecimento revendedor atacadista que tiver recebido a mercadoria de estabelecimento situado em outro Estado sem a retenção antecipada do imposto, observado o disposto no parágrafo único do artigo 243.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/04
    · votar


    Cassio

    Nossa... onde você achou isso? he he he

    paulao_jazz
    Veterano
    # fev/04 · Editado por: paulao_jazz
    · votar


    Cassio

    Preciso treinar isso, pois tô achando que esses esquemas usa-se muito em Bossa.

    na bossa usa-se mais a puxada com os dedos, aí nem esquenta com abafamento das cordas soltas, vc não tá pegando nelas mesmo... :) Esses esquemas usam-se mais em guitarra principalmente, guitarras base de funk, por exemplo. No funk, usam-se muito acordes fechados, um F7/9+ (X8789X) com baixo na 8a casa, por exemplo. Como o groove do funk pede a batida, vc tem que abafar os 2 mis soltos.

    Inclusive parece que o simples Gm7 com pestana> 35333333 usa-se no skema acima 3X333X. Nesse caso, ao inves de abafar a mizinha, por que não mandar pestana, já que Sol faz parte do time?

    Isso só depende, ao meu ver, de uma escolha baseada no estilo que se está tocando. Por exemplo, se eu tô tocando um rock no violão de aço, batendo com palheta, um acorde abertão Gm7 feito 353333 soa muito melhor. Já num funk, como falei antes, como há outros instrumentos harmonicos rolando e o que importa é o ritmo, os acordes são mais fechadinhos, aí talvez o Gm7 3X333X é melhor. Deu pra sacar? É dificil explicar escrevendo... :P

    LeandroPanucci

    iaueheaiuhaeiuaheiauhaiuhaiuehieauh, eu tb fiquei intrigado com o SUCEDÂNEOS... iaeuheaiueahieauhaiuheiauehiaeu

    Cassio
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    O sentido do sucedâneo no fumo é seus produtos resultantes, e então não usei bem no caso do acorde, já que outras formas não são consequentes, mas sim similares, no memso nível. Talvez analogia...
    Mas o que disso o Sr. Paulão acho que entendi: Questnaõ de opção, de estilo musical e quem toca...
    T+

    LeandroP
    Moderador
    # fev/04
    · votar


    Cassio

    Pelo contrário, você colocou muito bem o SUCEDÂNEO. Eu é que deveria ler mais pra aumentar o meu vocabulário. Intuitivamente nós interpretamos o que você quis dizer.

    Quer dizer que além das 4000 substâncias tóxicas o cigarro ainda têm os SUCEDÂNEOS?! Vou parar de fumar agora (brincadeirinha ha he ha uah haha).

    Cassio
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Ok. Aplicado o Fumo e seus Sucedâneos, voltamos à questão sonora.
    No caso do 7/6, é comum a alternância, 7/6-. Por sinal, observei aqui, por acaso, que em Girl Ipanema, fica beleza a sequência 7/6, 7/6- (não me lembro qual o acorde) seguido de Gm7!
    No caso do 7/9 tb é comum passagens por 7/9-??
    Não tenho visto com tanta frequência, embora E7/9- e A7/9- seja até comum, mas a alternância não me é frequente...
    Se for o caso, quais as formulas mágicas no stilo 7/6->7/6- com corda omissa ou abafada, para dedilhado ou batida, respectivamente??
    T+
    (( )) Cássio

    Cassio
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Up Dow

    LeandroP
    Moderador
    # fev/04
    · votar


    Acordes dominantes com a nona menor prepara geralmente para um acorde menor. Mas fica muito bem como passagem (desde que não entre em choque com a melodia).

    Ex.:

    Eu toco uma música que é assim:

    | C | Ab7 | G7 | C |

    No lugar do Ab7 eu substituo pelo D7(b9) no solo. O que acaba dando a impressão de um II, V, I... não deixa de ser.

    O que você deve tomar cuidado é que em acordes dominantes (acordes com sétima menor) não se usa a 6ª e sim a 13ª. A 6ª só entra em acordes com 7ª maior e acordes menores.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a F#7/6> F#7/6- E SEUS SUCEDÂNEOS