Autor |
Mensagem |
AldousJr Membro Novato |
# fev/21
Oi Pessoal!
Comprei um violão de Luthier e está em processo de construção. É um dreadnought (sem cutway).
Estamos chegando no processo do braço e eu estive pensando em fazer o headstock mais "vintage", semelhante a alguns modelos OM. Vou deixar uma foto abaixo:
https://images.app.goo.gl/DyT8maJxdRUe3Wiw7
Como disse acima, esse tipo de headstock é mais comum em OM's, mas acho muito legal e gostaria desse tipo de visual no meu folk.
A pergunta é: conhecem algum tipo de problema estrutural para esse modelo? Isso afetaria na espessura do braço (preciso mais fino - tenho um Ephiphone Humminbird atualmente)?
Desde já obrigado!
|
LeandroP Moderador |
# fev/21
· votar
AldousJr semelhante a alguns modelos OM
O que seria OM?
|
AldousJr Membro Novato |
# fev/21
· votar
É o quarto modelo da esquerda para a direita.
https://images.app.goo.gl/LsbnzbU3vvaz9tS47
|
LeandroP Moderador |
# fev/21 · Editado por: LeandroP
· votar
AldousJr
Obrigado pelo esclarecimento! Não conhecia.
Eu achei um modelo muito bonito. A observação que eu faria seria no sentido das cordas em relação às tarraxas, o ângulo. De modo que as cordas que ficam mais no extremo do headstock (as codas Ré e Sol) não encostem na madeira do canal onde enrola as cordas. Vejo isso em violões e fico bolado com essa interferência no ângulo de saída das cordas. No mais, acho que não deve interferir na espessura do braço. Não entendi porque isso poderia ocorrer.
|
ejames Membro Novato |
# fev/21
· votar
Cara, a melhor pessoa para você fazer essas perguntas e solucionar as dúvidas é o luthier que está construindo o instrumento.
|
AldousJr Membro Novato |
# fev/21
· votar
De modo que as cordas que ficam mais no extremo do headstock (as codas Ré e Sol) não encostem na madeira do canal onde enrola as cordas.
Boa observação! Muito obrigado!
|
AldousJr Membro Novato |
# fev/21
· votar
Cara, a melhor pessoa para você fazer essas perguntas e solucionar as dúvidas é o luthier que está construindo o instrumento.
Sem dúvidas! Eu tenho feito isso e ele é um cara extremamente prestativo com isso.
Só estou buscando uma outra opinião mesmo.
Obrigado!
|
instrumentista Membro Novato |
# mar/21
· votar
A pergunta é: conhecem algum tipo de problema estrutural para esse modelo? Isso afetaria na espessura do braço (preciso mais fino - tenho um Ephiphone Humminbird atualmente)? Estrutural não tem, o slotted headstock é comum na verdade nos 000, os OM usam o solid (fechado) mas não é so uma questão estética não, ela interfere de certo modo na sonoridade, um headstock aberto (esse que ce quer) tira peso do instrumento, do braço e consequentemente isso afeta parte do som, mas NADA impede colocar um headstock aberto num dread, é até comum em alguns dread 12 fret, mas o principal a saber é:
Aberto: geralmente em 12 frets por conferirem um pouco mais de grave e amaciarem mais o som Fechado: geralmente nos 14 frets grandes OM, Dread, Jumbo.
Como eu disse nada impede você de fazer um dread 14 frets com um slotted, é bem bonito inclusive, mas tenha em mente que existe uma diferença de som sim, mesmo que mínima, pelo menos nos modelos tradicionais de aço
|