Comprei um Tagima TW-29 novo e ele veio com as cordas super altas

    Autor Mensagem
    TheOneWhoPurifies
    Membro Novato
    # jan/21


    Olá, gostaria que me tirassem uma dúvida. Sou muito leigo quanto a qualquer tipo de instrumento, tive apenas um violão de nylon anteriormente então espero que entendam.

    Comprei um Tagima TW-29 por R$ 590,00 porque pareceu bem barato pelo que eu havia pesquisado. Pois bem, ele chegou, só que as cordas estão muito altas. Além disso, está muito duro pra tocar, extremamente desconfortável e também está trastejando. Não sei dizer se o violão/jogo de cordas que são de qualidade baixa ou ele está apenas desregulado. O que tentei fazer foi mexer no tensor pra ajustar a altura das cordas, mas quando mencionei isso com meu irmão, ele falou como se eu tivesse quebrado algum tabu dos violões ou algo do tipo, porque aparentemente só se mexe no tensor em último caso. Achei muito estranho porque é um violão novo, é normal isso acontecer mesmo nessas condições?

    Tem algo que eu possa fazer ou devo levar a um luthier? To com medo de ter danificado o braço do instrumento ou algo do tipo.. Agradeço a ajuda.

    Ningen
    Veterano
    # jan/21
    · votar


    Luthier.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/21
    · votar


    Luthier

    Buja
    Veterano
    # jan/21
    · votar


    Luthier

    Artlar
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    Bom só de mexer no braço não dever ter danificado, deixa eu tentar explicar resumidamente, tem alguns fatores a serem levados em consideração para altura das cordas e maciez para tocar.
    1. Rastilho; um rastilho muito alto interfere na altura das cordas. De preferência para rastilhos de osso.
    2. O braço do instrumento tem que estar reto, mas com uma pequena curvatura para dentro.
    3.a altura das cordas na minha preferencia, deve estar, na casa 12 do braço com 0,4 ou 0,5 mm, mas como falei depende do instrumento e da preferencia pessoal.