Palhetas tortex "empenando"

    Autor Mensagem
    brunoctorres
    Membro Novato
    # set/20


    Pessoal, tudo bem?
    Gosto muito das palhetas dunlop tortex, isso pra violão folk.
    Uso, em geral, a de .50, mas tenho aqui de .73 e algumas mais grossas também, de mais de 1mm.
    Enfim, essas mais finas, tanto a de .50 quanto a de .73, elas tendem a "empenar" com muito pouco tempo de uso". Fica desconfortável pra tocar, principalmente as batidas pra cima.
    Isso acontece com vocês? Será que é o jeito de segurar? Será que estou apertando demais a palheta?

    Obrigado,
    Abraços.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    Palhetas não duram pra sempre, elas sofrem desgaste, então depois de muito pouco tempo de uso ela pode ficar ruim mesmo. Daí cê joga fora (no lixo reciclável) e usa outra, se não tem outra, tu compra.

    Mesmo as mais grossas sofrem desgaste, como tempo perdem a ponta.

    brunoctorres
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    Opa, sim, to ligado que não dura pra sempre...hehe. Mas é muito rapido MESMO, tipo uma semana de uso (1h ou algo assim por dia).
    Eu sou novo no violão, só queria entender se esse timing é normal...se for, ok.

    Obrigado
    Abraço.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Veja bem, normal, Tortex = Torta, o nome já diz tudo!

    Desculpa aí, foi mal...rs. Eu uso Dunlop Tortex também, mas não resisti a zuada!

    Falando sério? Comigo não acontece não, mas não uso palheta muito fina. Talvez você esteja "carregando" na força.

    Isso não precisa ser um problema apenas indicar que, para sua pegada, estas não são as palhetas ideais.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    double

    Schelb
    Veterano
    # set/20
    · votar


    Eu acho as palhetas tortex particularmente pouco duráveis. Comigo elas nunca entortaram, mas eu não ponho muita força e uso acordoamento 09, o que acontecem comigo é elas desgastarem a ponta. De toda forma, de tempos em tempos vale a pena dar uma testada em palhetas de diferentes materiais e espessuras, talvez seja uma boa hora. Eu nunca curti muito as de celulóide por exemplo, mas esses dias descobri que curto a X-Heavy da Dunlop.

    brunoctorres
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    Pessoal, obrigado. Vou dar uma checada na força que estou colocando na palheta e também testar algumas diferentes. Fora tortex só testei as de nylon da dunlop, mas achei que o som não é tão legal.

    Abraços.

    instrumentista
    Membro Novato
    # nov/20 · Editado por: instrumentista
    · votar


    Cara, tortex "é" palheta de guitarra (asaspas pq não é que ela seja feita exclusivamente pra isso, mas é um consenso meio geral sobre), mesmo as mais duras elas não conseguem atacar as cordas do jeito certo, por isso ela perde a ponta e estraga rápido. Pra você ter uma ideia de como a espessura não significa muita coisa, eu tenho uma primetone mais velha que fazer o número 2 sentado, que é 0.75 e ela até hoje tá perfeita, ela já deve ter tocado umas mil horas de violão e nada de apresentar defeitos e olha eu uso ela pra tocar bluegrass que exige mais força e uma palhetada mais veloz. Tenta investir numa palheta mais usada mesmo no violão de aço, existe essa diferença, procura a primetone, a maxi grip (ambas Dunlop) tem uma chamada round mandolin (aquelas palhetas arredondadas) da golden gate, são as que eu uso e curto

    LeandroP
    Moderador
    # nov/20
    · votar


    Lelo Mig
    Veja bem, normal, Tortex = Torta, o nome já diz tudo!


    rs


    brunoctorres

    Talvez você esteja apertando muito mesmo a palheta. É pra segurar com firmeza, mas não precisa dissolver a palheta entre os dedos rs

    Manera no Nescau rs

    lamas92
    Membro Novato
    # nov/20
    · votar


    As Tortex que uso são finas e as deixo entre as cordas dos instrumentos... Então, ficam... tortas.

    JJJ
    Veterano
    # nov/20
    · votar


    O Lelo já fez a piada... mas é piada pronta, né? Tortex?...

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # nov/20
    · votar


    Quando eu era moleque, tinha uma conhecida que começou a tocar com outros moleques numa bandinha de punk, usando aquelas palhetas grossas, acima de 3.0 e a palheta dela ficou corroída.
    Comigo nunca aconteceu isso, sempre usei aquelas Jazz III, mas acho que o que manda é o movimento e força aplicada.

    Buja
    Veterano
    # nov/20 · Editado por: Buja
    · votar


    Eu tenho um zilhao de palhetas, porque o monstro do armario sempre sai a noite e come um bocado delas, rsrs.

    Mas das que sobram, tem umas que nao duram 1 semana direito, tem outras que entortam e 90% delas ficam com as pontas todas arredondadas.

    Mas tem um monte, finas, medias, grossas, entao, nao sofro. Se fica intocavel, jogo fora, e pego outra.

    Quanto a marca tanto faz. É igual a cor, formato, material. Nem ligo pra isso.

    Tem horas que quero tocar forte, pego uma grossa, e tem horas que quero
    escutar o som do strumming, pego uma fina. Tocando bem, ta otimo.

    Ficou ruim, lixo, mas geralmente o monstro come ela antes de chegar nesse estado.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/20
    · votar


    Beto Guitar Player
    Eu usei bastante JazzIII mas parei faz uns 2 anos. Minhas palhetas se desgastam relativamente rápido, e as J3 seguravam um pouco mais, mas eventualmente iam pro saco também.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/20
    · votar


    Buja
    Eu tenho um zilhao de palhetas, porque o monstro do armario sempre sai a noite e come um bocado delas, rsrs.

    Eu ja perdi bastante palheta, mas de um tempo pra cá elas deixaram de sumir. Acho que o anão que rouba minhas palhetas deve ter se mudado.

    Mas das que sobram, tem umas que nao duram 1 semana direito, tem outras que entortam e 90% delas ficam com as pontas todas arredondadas.

    Geralmente eu pego pra usar aquela que vem no encordoamento e uso até ficar ruim, o que geralmente leva uma ou duas semanas. As palhetas boas costumam durar pelo menos um mês, geralmente dois.

    Mas tem um monte, finas, medias, grossas, entao, nao sofro. Se fica intocavel, jogo fora, e pego outra.
    Quanto a marca tanto faz. É igual a cor, formato, material. Nem ligo pra isso.


    Eu tenho uma piração de guardar palheta gasta, pensando que um dia eu vou perder várias em seguida e é melhor toca com uma ruim do que ficar sem nenhuma. Acho que hoje mesmo vou jogá-las fora, não faz sentido isso.
    Marca eu não ligo, nem cor. Formato eu prefiro o normal mas gosto das tipo jazz III. Material e espessura são importantes pra mim. Ela não pode ser nem muito dura, nem muito mole, e a espessura pra chegar no ponto certo depende do material. Geralmente eu faço cortes em formato de jogo da velha na parte de cima pra não escorregar.

    Strato_Gab
    Membro Novato
    # nov/20
    · votar


    Mano, eu toco até com moeda... ja rolou de eu ficar sem (perdia muito antigamente, acho que o mesmo anão que roubava do amigo do comentário a cima também furtava as minhas) e fazer palheta de cartão de banco antigo haushauhsuh. Acho que se você for de um nível Steve Vai de técnica, pode até ligar tanto pra palheta, mas sei la... é muito particular né. Richie Kotzen é top 3 do mundo na minha opinião e toca sem palheta...

    Anyway... quanto ao desgaste, acho que nunca desgastei uma plaheta a ponto de incomodar, nem entortei. Geralmente ela quebram mesmo aushuashu; Vai muito da pegada que você coloca, a forma como segura etc...

    Buja
    Veterano
    # nov/20
    · votar


    acabaramosnicks
    Strato_Gab

    Palheta tem gente que liga e liga muito. E realmente faz diferença. Fala com alguem do country, especialmente aqueles que tocam com dedeira, pra mudar a palheta deles e eles te dão um tiro de 12 na fuça. É muito importante pra eles.

    Caras como Kiko Loureiro, que tem tecnica muito afinada, dependem da palheta bem certinha tambem, na pegada ideal, senão nao fica bom.

    Temos aqui no forum tambem o De Ros, e ele ja teve umas discursões assim. Ele tem palheta ideal pra tecnica dele e faz diferença.

    Mas pra mim eu so tenho 3 tipos. Fina, media e grossa.
    Fina pra tocar aquele qua-qua swingado que voce sente o rasguear da palheta nas cordas.
    Media pra tocar de quase tudo.
    Grossa pra dar com muito punch, chegando a estalar a corda em cima do traste. Hardrockzão da vida.
    E pra tocar baixo tambem. Pelo menos 1,5mm.

    De resto nao me importo muito.

    Strato_Gab
    Membro Novato
    # nov/20
    · votar


    Quem curte muito esse lance de plaheta e técnica extremamente apurada de palhetada, recomendo esse documentário: "Cracking The Code" do Troy Grady. Ele aborda esse tema de forma bastante detalhada.

    instrumentista
    Membro Novato
    # nov/20
    · votar


    Buja geralmente a galera mais tradicional liga e muito, e realente faz diferença...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Palhetas tortex "empenando"