Fazer trilhas no rastilho?

    Autor Mensagem
    Schelb
    Veterano
    # jun/20


    Bom dia pessoal, eu tenho um violão de nylon, estilho clássico da Crafter e deixei ele recentemente com um luthier pra dar aquela regulada e abaixar um pouco a ação das cordas. Eu comentei com ele que tinha a impressão que dependendo da força que eu tocava as cordas elas se moviam no rastilho, perguntei se isso acontece, se é normal e tal. Ele disse que ia resolver isso.
    Resultado, ele lixou meu rastilho por cima, fazendo trilhas pras cordas, com profundidade de cerca de 1mm, parecido com o que acontece no nut (coisa que eu nunca tinha visto antes).
    Menos de um mês depois, a corda Mi mais aguda estorou sozinha, com o violão parado, bem em cima do rastilho. Fui conversar com ele, achando que tinha a ver com o serviço dele né, mas ele disse que era normal corda estourar assim (tenho esse violão a uns 20 anos e nunca tinha acontecido, mas td bem). Daí fui na loja pra comprar outra corda e o luthier da loja olhou o violão e disse que não se faz isso que ele fez, que o rastilho tem que ser liso por cima e lixar só por baixo, que pode ser que estoure outras cordas da forma que ta, que é pra eu pedir pro luthier trocar o rastilho e regular lixando só por baixo.
    Vou eu falar de novo com meu luthier e ele diz que nada a ver, que ele costuma fazer essas trilhas em outros violões e que é normal, que é melhor pra corda não sambar... que se fosse pra eu trocar o rastilho seria melhor já colocar um de osso e mesmo assim fazer as trilhas por cima.
    Pois bem, agora to sem saber aí o que é normal ou não e o que eu peço pra ele fazer, alguém sabe me dar uma luz?

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Eu nunca vi isso antes, acho que é gambiarra mesmo.

    Mas, deixa o JJJ ou o Mauricio Luiz Bertola responderem. Eles poderão dizer melhor.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Idealmente não deveria ser necessário, mas nem sempre o instrumento é o ideal né, daí às vezes o povo faz isso aí mesmo.
    Mas o negócio é que o sulco tem que ser bem liso e suave em todos os sentidos... o sulco não deve ter o formato certinho da corda, ele tem que ser só uma leve "valeta", lisa dos lados, lisa nas arestas, bem lisinha em todas as partes. Arestas "brabas" ou rebarbas quebrarão a corda.

    Schelb
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Parece que estou preferindo sem trilha então .. mas vou ver se mais alguém fala sobre isso pra decidir com o luthier

    Delson
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Schelb
    Se a corda está se movimentando no rastilho, pode ser que este esteja muito baixo OU que o tampo tenha abaulado, fazendo com que a ponte se incline, e meio que as cordas não se apoiem apropriadamente no rastilho.Com base na sua afirmação: tenho esse violão a uns 20 anos, eu reforço a hipótese de tampo abaulado.

    Sobre as trilhas no rastilhos. EU não faria em um violão de um cliente meu.

    Ismah
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Penso que pode ser interessante para casos específicos, como escalas curtas, violões 3/4 ou menos, onde as cordas costumam ficar bastante soltas. Tampos curvos, ou onde uma parte do cavalete foi arrancada / danificada, inviabilizando que se passe as cordas por ele...

    Não faria assim, a menos que existisse um real problema - o que parece não ser o caso, a priori. Todavia, se o técnico fez, teve seus argumentos, para tais escolhas. A corda quebrar, pode ser em função de um canto vivo, peça para olhar isso, e bata o pé. Arranca ao menos um desconto de 50% do serviço, COM GARANTIA.
    Usaria num novo, de osso ou material próprio, como o Tusq.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/20
    · votar


    Se o luthier não sabe sequer fazer o rastilho, eu não levaria meu instrumento nem pra fazer limpeza. Procure outro!

    Se tiver canto vivo no rastilho, você pode retirá-lo do violão e passar palha de aço fina (Bombril mesmo) nos cantos para arredondar. Isso pode resolver o problema, mesmo com as trilhas no rastilho.

    JJJ
    Veterano
    # jun/20 · Editado por: JJJ
    · votar


    Tem dois problemas aí...

    1) Arestas vivas. É isso que quebra corda na tarraxa, na pestana ou no rastilho. Solução simples: lixar/limar de leve nos locais onde a corda pega, deixando tudo bem arredondado e liso.

    2) Corda "sambando" no rastilho. Que eu saiba não está escrito na Constituição se pode ou não pode fazer guias no rastilho (eu ando muito legalista ultimamente... hehehe), então, se o caboclo quiser, problema dele. PORÉM... se estiver tudo OK no violão, não deveria ser necessário, já que o normal é não ter. Cordas de maior espessura talvez melhorassem esse problema, já que ficariam mais tensas e, consequentemente, teriam menos chance de "sambar". Só tem que ver se o braço aguenta a tensão sem entortar (não sei a qualidade do violão, então é bom alertar...).

    Schelb
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Bom, com base nisso aí, falei com o luthier e ele disse que trocar de rastilho tem que adaptar o rastilho novo pro violão, que é mais trabalhoso, que então ele acha melhor não trocar o rastilho, mas vai lixar por cima pra ficar tudo na mesma altura ... vamos ver .. vou levar la amanha de noite

    JJJ
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Schelb

    Se as cordas já estavam se movendo no rastilho antes, lixá-lo (reduzindo a altura) acho que vai piorar ainda mais a situação...

    Ismah
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Acredito que ele vá calçar o rastilho, para compensar.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Não vou dar pitaco.

    Só sei que há décadas eu troco rastilho, nut, tarraxas de meus instrumentos. Eu mesmo corto no tamanho, lixo para chegar na altura certa, dou acabamento...

    Nunca tive problema nenhum. Se um "luthier" não sabe fazer isso, não é luthier.

    Não vou comentar as guias no rastilho, não lembro de ter visto isso. Só entendo que se tivesse ficado bom e resolvido o problema, estava tudo certo. Mas, se esta aqui reclamando, é porque o cara fez bosta.

    Ismah

    Calçar rastilho? Isso é gambiarra... Rastilho ruim se troca; um bom rastilho custa 15 reais, chutando alto.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Lelo Mig
    Cansei de fazer "guias" em rastilhos. Não tem nada de errado nisso.
    Aliás, é a solução para esse problema aí. E não altera nada nem ocasiona nada maléfico.
    Abç

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/20
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    "Não tem nada de errado nisso."

    Pois é, eu justamente disse "não vou comentar as guias", porque "não lembro de ter visto", ou seja, não disse que esta errado. (devo até ter deparado com isso nas décadas e centenas de instrumentos que passaram pela minha mão e não lembrar).

    Olha aí Schelb o Mauricio Luiz Bertola é luthier, se ele tá falando que não tem nada de errado...

    Ismah
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Lelo Mig
    Calçar rastilho? Isso é gambiarra...

    É comum calçar nut e rastilho, usando madeira laminada, tipo de caixa de fósforo. Não costuma funcionar para instrumentos elétricos, pois eles dependem da pressão das cordas para.
    Para um violão barato (< 300), uns 50~60 reais de uma troca de rastilho, é um valor razoavelmente alto. Tem que pesar se compensa isso. Uma gambiarra, que pode salvar um instrumento.

    Schelb
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Eu vou lá no cara hoje a noite né .. depois falo aqui o resultado. Vou pedir mesmo pra ele tirar as guias, até pq, além da corda que estourou, as duas cordas mais agudas ficaram ligeiramente desalinhadas e também esteticamente eu achei um pouco estranho. Vamos ver. Se der qualquer coisa errada vou pedir pra por rastilho novo.

    Buja
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    O problema que eu vejo nao é as guias no rastilho.
    O problema é essa "força" que voce usa que faz a corda arrastar no rastilho.
    Tem que tocar forte mesmo pra acontecer isso.

    Outra coisa é que parece que li ali que o sulco foi de 1mm por ai.
    Esse sulco ai ao meu ver é bem profundo.
    Ainda mais pra corda mizinha. Deveria ser só um risquinho de gilete
    Se ta precisando de sulco mais profundo que isso, sinceramente,
    voce ta sentando o dedo no boneca com força demais da conta,
    e ta perto de estourar a corda pela força da batida, e não pelo rastilho com sulco.

    Schelb
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Era sulco fundo mesmo, da altura da corda, ele até perguntou se eu queria que ele deixasse um sulco leve, tipo um pequeno guia, mas pedi pra lixar plano ... levei lá e ele fez como pedi. Num primeiro momento parece ta tudo normal, realmente nao precisou trocar o rastilho. E acho que prefiro assim mesmo. Talvez eu seja um pouco conservador, mas o rastilho me parece bem melhor assim (esteticamente), parece mais natural.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fazer trilhas no rastilho?