O que estudar em Teoria Musical?

    Autor Mensagem
    ODecorador
    Membro Novato
    # jun/20


    Pessoal. Vim pedir ajuda pra montar meu plano de estudo em Teoria musical. Sou iniciante no violão e Queria saber oque estudar para chegar em meu objetivo: quero chega num nível onde eu consiga pegar músicas só olhando videos e criar minha própia versão no violão para futuramente tocar entre amigos ou em bares, não sei se vcs me entendem, mas eu vejo pessoas que fazem cover tocando músicas que não tem video aula no youtube e elas fazem sua própia versão com dedilhados, batidas, acordes e tals. É nesse nivel que quero chegar. Mas oque devo estudar para alcançar isso?

    LeandroP
    Moderador
    # jun/20
    · votar


    ODecorador

    Se você não pode ter aulas com um bom professor, recomendo livros.

    Procure por livros de "teoria elementar". Depois de conhecer a teoria elementar, procure por livros de "harmonia".

    Eu recomendo dois volumes que trata detalhadamente os dois assuntos, e com exercícios: Harmonia & Improvisação volumes I e II.

    O primeiro volume é mais teórico e o segundo volume é prático.

    O que muita gente costuma fazer são adaptações, por motivações diversas. Por exemplo, a música não é tocada no violão e sim no piano. Como fazer pra trazer pro violão? Algumas coisas são possíveis de realizar em ambos instrumentos, outras não. Criatividade! Outro fator é a transposição, pra que o executante possa cantar a música no seu tom em vez de cantar no tom original. Subir e descer o tom das músicas é muito comum. Mudar o tom das músicas no violão pode trazer ideias interessantes, seja no encadeamento dos acordes e frases, como de timbres, com cordas presas e cordas soltas.

    A palavra-chave é: Estude Harmonia!
    Mas, pra estudar harmonia, deve compreender muito bem a teoria elementar (tempo, compasso, intensidade, tom, semitom, intervalos e suas classificações, escalas maiores e menores, tríades, etc.)

    ODecorador
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Procure por livros de "teoria elementar"

    Vou dar uma olhada. Valeu pela dica!

    Quem tiver mais dicas é bem vindo.

    Schelb
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Acho q o LeandroP falou tudo ... harmonia é a chave da coisa. Entender sobre campo harmônico e análise funcional ... que vai te ajudar a compreender a estrutura da música e porque cada coisa está onde está e porque funciona. A partir disso você chega em reharmonização, sabendo como substituir acordes, como colocar outras vozes nos acordes que já estão lá etc.
    Ao mesmo tempo, muito do que estas pessoas estão fazendo vem da prática e da intimidade com o instrumento, porque conforme vc estuda e pratica sua intuição também vai melhorando e te permitindo transmitir coisas que vc esta pensando para a música.
    Nesse sentido, vale muito a pena estudar percepção, intervalos, composição de acordes e aos poucos tentar tirar músicas de ouvido (de início pode tentar encontrar só as notas mais graves dos acordes que estão sendo tocados, depois a nota mais aguda, depois se um acorde é maior ou menor .... e aos poucos com conhecimentos de campo harmônico e escalas, vai ficando mais fácil saber oq mais tem na música).

    Schelb
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Por sinal, pode parecer muita coisa a princípio, mas como tudo esta conectado e um assunto vai levando ao outro, acaba sendo bem natural de estudar. Tem vários canais legais no youtube. Te recomendo procurar por vídeos explicando escalas maiores e menores e depois campo harmônico. Isso pode te levar a vários outros assuntos como intervalos, tríades, composição de acordes e por aí vai. Daí com esse conhecimento, pesquisar análise harmônica de alguma música que você goste (de preferência uma música mais simples), e a partir dali você vai ver oq você não entendeu e vai pesquisando por aquelas coisas sabe?
    Esses estudos tem vários níveis, por exemplo análise harmônica de músicas pop ou rock são uma coisa, enquanto bossa nova, jazz são beem mais complicados de entender, então vai caminhando conforme seu avanço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que estudar em Teoria Musical?