O que estudar em Teoria Musical?

    Autor Mensagem
    ODecorador
    Membro Novato
    # jun/20


    Pessoal. Vim pedir ajuda pra montar meu plano de estudo em Teoria musical. Sou iniciante no violão e Queria saber oque estudar para chegar em meu objetivo: quero chega num nível onde eu consiga pegar músicas só olhando videos e criar minha própia versão no violão para futuramente tocar entre amigos ou em bares, não sei se vcs me entendem, mas eu vejo pessoas que fazem cover tocando músicas que não tem video aula no youtube e elas fazem sua própia versão com dedilhados, batidas, acordes e tals. É nesse nivel que quero chegar. Mas oque devo estudar para alcançar isso?

    LeandroP
    Moderador
    # jun/20
    · votar


    ODecorador

    Se você não pode ter aulas com um bom professor, recomendo livros.

    Procure por livros de "teoria elementar". Depois de conhecer a teoria elementar, procure por livros de "harmonia".

    Eu recomendo dois volumes que trata detalhadamente os dois assuntos, e com exercícios: Harmonia & Improvisação volumes I e II.

    O primeiro volume é mais teórico e o segundo volume é prático.

    O que muita gente costuma fazer são adaptações, por motivações diversas. Por exemplo, a música não é tocada no violão e sim no piano. Como fazer pra trazer pro violão? Algumas coisas são possíveis de realizar em ambos instrumentos, outras não. Criatividade! Outro fator é a transposição, pra que o executante possa cantar a música no seu tom em vez de cantar no tom original. Subir e descer o tom das músicas é muito comum. Mudar o tom das músicas no violão pode trazer ideias interessantes, seja no encadeamento dos acordes e frases, como de timbres, com cordas presas e cordas soltas.

    A palavra-chave é: Estude Harmonia!
    Mas, pra estudar harmonia, deve compreender muito bem a teoria elementar (tempo, compasso, intensidade, tom, semitom, intervalos e suas classificações, escalas maiores e menores, tríades, etc.)

    ODecorador