Madeira para viola caipira

    Autor Mensagem
    matheuscerutt
    Membro Novato
    # abr/20


    Estou para comprar uma viola caipira da Giannini modelo VS1, porém existem 5 diferentes opções de madeira das laterais e fundo, e gostaria de saber qual a melhor/mais adequada:
    Cedro, Imbuia, Gonçalo Alves, Muirapiranga ou Louro Faia.

    Obrigado!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    matheuscerutt
    Não existe melhor. Existem respostas tonais distintas.
    Abç

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/20
    · votar


    matheuscerutt

    E... não creio que você vá perceber a sonoridade com tanta diferença, nada gritante.
    A questão aí é bem mais estética do que de timbre, já que o Cedro é bem clarinha e a Imbuía escura, por exemplo.

    matheuscerutt
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Ah sim, entendi. Agradeço as respostas. No caso de beleza eu optaria então pela Gonçalo Alves ou Louro Faia, sabem avaliá-las? Me recomendam?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    matheuscerutt
    Como foi dito acima, escolha a que lhe aprouver.
    Abç

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/20
    · votar


    matheuscerutt

    "sabem avaliá-las? Me recomendam?"

    Como o Mauricio Luiz Bertola já falou (e ele manja, é luthier) não têm "melhor ou pior", ou seja, são boas madeiras.

    Vai pesar a pequena diferença no som (que eu acho que é pequena, mas o Mauricio Luiz Bertola pode me corrigir se eu estiver errado) e a questão estética, que é gosto pessoal.

    Se for comprar em loja e tiver mais de um tipo, vale a pena tocar e comparar.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Lelo Mig
    Em instrumentos acústicos a influência da madeira é maior, mas essa diferença deve ser avaliada pelo músico empíricamente.
    Abç

    Luiz Almeida
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    matheuscerutt

    Você tem condições de testá-las? Só ouvindo mesmo.

    Já viu as Rozzini?

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/20
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    "Em instrumentos acústicos a influência da madeira é maior"

    Sim, sim... em instrumentos acústicos eu concordo 100%, tanto é que citei.

    Mas, você sabe melhor que eu, que as vezes o pessoal cria uma expectativa muito grande com relação a "sonoridade da madeira", quando o conjunto todo tem um peso muito maior. Eu já peguei dois violões iguais, feitos por um luthier conhecido, com fundo e laterais de madeiras diferentes e a diferença de som, existia, mas não era significante a ponto de comprometer... Sabe aquela coisa "é diferente mas não é melhor nem pior"?

    Por isso recomendei provar se possível.

    Abraço!

    matheuscerutt
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Então, já toquei em dois modelos da Rozzini, um de entrada que é a Ponteio, e um profissional que é a de Tião Carreiro, e particularmente não agradei da Ponteio, e como estou buscando um instrumento mais barato interessei por essas da Giannini que são intermediárias. Agradeço os conselhos, vou procurar testar as diferentes opções de madeira nas lojas então e escolher.

    Abraço turma, valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Madeira para viola caipira