Acordes são necessários? Sem usá-los alguém pode ser um bom violinista?

    Autor Mensagem
    Rei Charles
    Membro Novato
    # nov/19 · Editado por: Rei Charles


    Então, tenho 14 anos e tô aprendendo a tocar violão e tenho bastante dificuldade em relação a acordes. Segurar as cordas, trocar os acordes... Não consigo tocar uma música direito, tanto sozinho como em grupo. Minha memória é horrível e não tenho coordenação motora. Sou um desastre com acordes e um dia perguntei pro meu professor se tem como alguém ser um violinista bom sem usar acordes e ele me disse que não. Fiquei decepcionado. Pensei que tinha uma chance disso funcionar, afinal, B. B. King era um guitarrista monstruoso e pelo que li em alguns sites, tinha dificuldade com acordes. Porra, King fazia coisas incríveis com poucas notas ("Posso fazer uma nota valer por mil", como ele dizia)... Não teria como isso funcionar em um violão? Se eu não usasse acordes eu me prenderia a uma nota, como ele me disse?

    Pesquisei na internet sobre acordes. Eles servem para explorar os sentimentos dos ouvintes, para transmitir uma certa sensação. Beleza, tudo bem, mas sem acordes as notas não conseguem transmitir emoções? Não teria como produzir música de qualidade tocando desse jeito? Sem acordes?

    Pensar nisso me deixa pra baixo, sem ânimo pra tocar meu amigo Django. Gosto de música e quero tocar, mas realmente preciso de acordes? Tem chances de alguém ser um violinista foda não usando acordes? Podem responder minha pergunta, por favor?

    Muito obrigado por lerem esse tópico.

    *Caramba, depois que postei descobri que o correto é violonista... Desculpa!

    ejames
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Não consigo tocar uma música direito, tanto sozinho como em grupo. Minha memória é horrível e não tenho coordenação motora

    Ser um "violonista foda" requer paciência, insistência e bastante estudo. Tudo isso que você citou são sinais de preguiça e nada além disso.

    Qualquer instrumento no início possui fases chatas e frustrantes no aprendizado, mas faz parte da coisa. Com o tempo que você escreveu esse texto e passou pensando em criar atalhos, poderia estar fazendo exercícios de formação e troca de acordes.

    Tem chances de alguém ser um violinista foda não usando acordes?
    Você quer ser um músico que só sabe solar? Até para solos é necessário conhecimento de harmonia, que por sua vez cai nos acordes.

    JJJ
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Tem chances de alguém ser um violinista foda não usando acordes?

    Não.

    Ismah
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Depende de várias coisas... Se sua dificuldade é com passagem de acordes, pode ser uma dificuldade com tempo, o que interfere em tudo mais... No entanto, a quanto tempo está nas aulas?

    Siruiz
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Com o tempo os acordes ficam fáceis, paciência...

    Casper
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Tem chances de alguém ser um violinista foda não usando acordes?

    Zero. Desista agora para não passar vergonha.
    Mude para um instrumento que não faz acordes.

    JJJ
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    Casper
    Mude para um instrumento que não faz acordes.

    Isso, Um minimoog vai bem.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/19
    · votar


    Rei Charles

    "ser um bom violinista?"

    Comece sabendo o básico, "tenho 14 anos e tô aprendendo a tocar violão" ... quem toca violão é VIOLONISTA, VIOLINISTA é quem toca violino,

    O resto a galera já disse...

    entamoeba
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Rei Charles

    Então, eu tive muita dificuldade com acordes no começo porque tinha síndrome do túnel do carpo. Por anos, só conseguia tocar fraseados e power chords. Na real? Para mim, era o bastante. Dava para tocar tudo de punk e alguma coisa de metal.

    Com o tempo fui aprendendo um, dois, três acordes diferentes. A mão já estava mais solta do que no começo e ficou mais fácil de aprender os malditos acordes.

    Acho que tá faltando estratégia para o teu professor conduzir isso! Faz parte da didática adaptar a aprendizagem às dificuldades e facilidades dos alunos.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Acordes são necessários? Sem usá-los alguém pode ser um bom violinista?