Arranquei o nut mas ficaram uns pedaço dele grudados no violão

    Autor Mensagem
    laerte_a7x
    Veterano
    # dez/18 · Editado por: laerte_a7x


    Deixem eu explicar: ganhei um violão de presente há uns dois anos atrás, e ele veio com as cordas bem altas. Eu, jumento que sou, não mexi no rastilho mas raspei os sulcos do nut pra diminuir a altura das cordas. A altura ficou ótima nas primeiras casas, mas a partir da 6ª ela já começava a incomodar. Como eu só tocava bobagem, dificilmente precisava usar o meio da escala e muito menos as casas próximas ao corpo. Acontece que, nas últimas semanas, depois de meses sem tocar, eu voltei a pegar no violão e senti que precisava de uma altura mais confortável no meio do braço. Óbvio que eu precisava de um novo nut, já que o atual estava raspado no limite da baixeza, inclusive com a corda D solta trastejando de leve quando tocada com muito força. Achei que seria bom levar o nut pra usar como referência na hora da compra do novo, então tentei arrancar com algumas pancadinhas, mas ele estava muito bem colado. Depois de algumas pancadas, ele saiu mas não saiu inteiro. Alguns pedaços ficaram ainda colados no slot, e eu não faço ideia de como remover.

    Uma foto:

    https://i.imgur.com/bDBdk4w_d.jpg?maxwidth=640&shape=thumb&fidelity=me dium

    laerte_a7x
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Problema resolvido: peguei uma faca pequenininha, pus no fogo e raspei os pedaços do nut com a calor da faca. Derreteram os restos do nut, que era de plástico, e também os restos de cola. Agora o slot tá limpinho, no grau.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/18 · Editado por: LeandroP
    · votar


    laerte_a7x

    Pestana é um negócio muito chato de fazer e ajustar, mesmo com as ferramentas adequadas. A largura dos canais deve ser apenas o suficiente pra passagem da corda, sem muita folga. Com isso, pré-determinar o diâmetro das cordas, é o primeiro passo pra confecção de uma pestana precisa e eficiente.

    Quando for colar novamente a pestana, tendo em mente que um dia ou outro ela poderá ser substituída por outra, por alguma razão (desgaste ou rompimento da peça, por exemplo), eu colaria com apenas uma gota de cola do tipo "bonder", em cada extremidade da pestana. Esta cola deve segurar a pestana o suficiente pra não se movimentar dentro do canal (não deslizar dentro dele) ou evitar dela cair no chão e quebrar quando o instrumento estiver sem as cordas. E relativamente fácil de sacar depois com auxílio de um estilete ou uma ferramenta parecida.

    laerte_a7x
    Veterano
    # dez/18 · Editado por: laerte_a7x
    · votar


    LeandroP

    Pior, cara, é que eu não encontrei uma pestana do tamanho adequado. Hoje fui numa rua no Recife que tem um monte de loja de instrumentos, e levei a medida da pestana marcada num papel, mas não encontrei o tamanho certo. Meu violão é um Giannini GS-15 3TS. Ele é de aço, mas não é folk. Ele é um modelo clássico, sem aquele braço fino dos violões folk, mas também não tão largo quanto os clássicos de náilon. As pra violão de aço eram muito pequenas, e as pra violão de náilon eram um um pouco grandes demais. Acabei comprando uma pestana baratinha de ABS pra violão de náilon. Quando eu cheguei em casa e pus no violão, ficou sobrando, e os sulcos das 1ª e 6ª cordas ficaram muito próximas da borda, de forma que essas cordas caem pra fora da escala com muita facilidade. Não dá pra tocar assim. Tô pensando em virar a pestana de cabeça pra baixo e criar novos sulcos na parte de baixo dela.

    Edit: eu não colei a nova pestana. Apenas pus no lugar pra testar.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/18
    · votar


    laerte_a7x

    Compre um pedaço de osso cubicado pra fazer a pestana. Se não encontrar numa loja mais próxima, pode encontrar na Internet.

    laerte_a7x
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    LeandroP

    Seria o ideal mesmo, mas no momento tô super duro. Encontrei o bloco de osso por R$ 30,00 e achei caríssimo. Em outra loja tinha ele pela metade desse valor, mas era pequeno demais. Na internet até já encontrei por um bom preço, R$ 13,00, mas com o frete fica mais caro do que o de R$ 30,00.

    laerte_a7x
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Por enquanto vou tentar me virar com essa que já tá aqui. É o jeito. Mas depois vou atrás do pedaço de osso.

    Obrigado pelas dicas, mano! o/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Arranquei o nut mas ficaram uns pedaço dele grudados no violão