Afinação do violão (empenado?)

    Autor Mensagem
    LipeeMG
    Membro Novato
    # out/18


    Galera sou iniciante toco apenas a 3 meses.Em um violao usado de um tio meu.
    E eu estou em duvida se ele pode estar empenado ou se é normal isso.
    O negocio é o seguinte eu uso o afinador (aquelas que vc prende no violao), e afino ele normalmente ate ficar a cor verde no afinador, e a setinha do afinador retinha lá no meio.
    Minha duvida é a seguinte, apos afinado se eu apertar a 2 corda (SI) ele da como afinado(verde no afinador),mas quando eu começo apertar a corta SI em diferentes casas começando da primeira. C, C#,D, D# o afinador mostra a letra correta de afinação dele, mas nao fica da cor verde.(como se tivesse saido da afinação correta).
    E isso ocorre com umas cordas e outras não ( a 3 e 4 cordas acusa afinado (verde) em todas elas).
    isso é normal??
    Detalhe que todas as cordas da como afinadas se eu não apertar nenhuma casa junto. o problema ocorre apenas quando eu toco essas cordas afindas em diferentes casas.
    O afinador nao teria que acusar todas cordas afinadas sempre? independente se estou tocando elas em diferentes casas???

    LipeeMG
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    A uma coisa que esqueci de falar. Quando eu coloco o capotraste acontece a mesma coisa, as cordas que antes afinadas (cor verde no afinador), ao colocar o capo elas não ficam mais verdes (o ponteiro vai quase no final lá tipo bem fora mesmo). E ao retirar o capo elas ficam afinadas normalmente.

    ejames
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    Instrumentos temperados nunca vão afinar as oitavas de forma 100% exata, então um pouco de variação é normal em algumas casas. O problema é quando essa variação é excessiva.

    Caso seja excessiva, as causas podem ser várias - afinação das oitavas no rastilho, altura do nut, trastes desnivelados, ajuste do tensor ou as vezes apenas cordas velhas.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Afinação do violão (empenado?)