Afinação do violão (empenado?)

    Autor Mensagem
    LipeeMG
    Membro Novato
    # out/18


    Galera sou iniciante toco apenas a 3 meses.Em um violao usado de um tio meu.
    E eu estou em duvida se ele pode estar empenado ou se é normal isso.
    O negocio é o seguinte eu uso o afinador (aquelas que vc prende no violao), e afino ele normalmente ate ficar a cor verde no afinador, e a setinha do afinador retinha lá no meio.
    Minha duvida é a seguinte, apos afinado se eu apertar a 2 corda (SI) ele da como afinado(verde no afinador),mas quando eu começo apertar a corta SI em diferentes casas começando da primeira. C, C#,D, D# o afinador mostra a letra correta de afinação dele, mas nao fica da cor verde.(como se tivesse saido da afinação correta).
    E isso ocorre com umas cordas e outras não ( a 3 e 4 cordas acusa afinado (verde) em todas elas).
    isso é normal??
    Detalhe que todas as cordas da como afinadas se eu não apertar nenhuma casa junto. o problema ocorre apenas quando eu toco essas cordas afindas em diferentes casas.
    O afinador nao teria que acusar todas cordas afinadas sempre? independente se estou tocando elas em diferentes casas???

    LipeeMG
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    A uma coisa que esqueci de falar. Quando eu coloco o capotraste acontece a mesma coisa, as cordas que antes afinadas (cor verde no afinador), ao colocar o capo elas não ficam mais verdes (o ponteiro vai quase no final lá tipo bem fora mesmo). E ao retirar o capo elas ficam afinadas normalmente.

    ejames
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    Instrumentos temperados nunca vão afinar as oitavas de forma 100% exata, então um pouco de variação é normal em algumas casas. O problema é quando essa variação é excessiva.

    Caso seja excessiva, as causas podem ser várias - afinação das oitavas no rastilho, altura do nut, trastes desnivelados, ajuste do tensor ou as vezes apenas cordas velhas.