Violão clássico trastejando

    Autor Mensagem
    Doge
    Membro Novato
    # jul/18


    Boa tarde, pessoal. Sou novo no fórum.
    Comprei um violão novo para estudar música clássica três dias atrás, porém, quando fui tocar em casa, percebi que se tocasse com um pouco de força o violão trastejava na 6º corda. Então voltei para a loja e reclamei para o vendedor sobre o violão, e ele me disse que para música clássica e bossa nova a regulagem do violão é muito baixa e que é normal trastejar quando o instrumento for tocado para uma base mais forte ou algo do tipo. Queria saber se esse tipo de coisa é realmente normal nesse tipo de violão e estilo de música. Meu violão é um Rozini Studio.

    Jota Jota SP
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    Normal não é. Mas dependendo do "peso" da mão do violonista, há de se considerar que pode acontecer. Também não dá para exigir dos lojistas e dos fabricantes em série que se tenha um atendimento customizado para cada cliente, porque isso elevaria bastante o custo, aí a opção é buscar violão de luthier mesmo. O que você pode fazer é, ou colocar um encordoamento com tensão maior, se for pouca coisa pode corrigir, ou levar em um luthier e pedir para trocar a pestana ou rastilho do seu violão.

    Pleonasmo
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    Se bater com força, ele trasteja mesmo. É preciso dar uma dosada, mas não é normal trastejar se você tocar com moderação, a menos que a regulagem esteja de fato bem baixa.

    Doge
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    tipo, tenho que tocar com uma força considerável pra ele começar a trastejar. se não me engano esse violão já veio com cordas de tensão alta.

    Doge
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    Pleonasmo
    não é MUITO forte, é o peso que estava habituado num violão de aço com corda 0.11

    Pleonasmo
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    Doge
    violão de aço com corda 0.11

    Ta explicado. A pegada do violão de nylon é bem mais leve.

    makumbator
    Moderador
    # jul/18
    · votar


    Doge

    Outro detalhe é que a regulagem de violão nylon costuma ser pensado também para uso com os dedos, e não palheta (apesar de nada impedir que se toque nele palhetando). Você está dedilhando ou usando palheta?

    Recomendo que leve em um luthier para ele fazer uma regulagem mais direcionada a você (dá pra ajustar a regulagem da pestana e no rastilho). Nesse caso é importante já ter definido as cordas que pretende usar (pois a regulagem depende também do diâmetro delas).

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Violão clássico trastejando