Dica bacana: Como achar o tom de uma música no violão de forma fácil

    Autor Mensagem
    DioSouza_
    Membro Novato
    # jun/18


    Eae pessoal, sou um pouco iniciante ainda, mas resolvi criar esse tópico porque eu vi muitos tutoriais na internet que ensinam a tocar de ouvido, porém só ensina a usar o campo harmônico e não ensinam a achar o tom, então vou mostrar qual o método que eu particulamente uso para achar o tom, além de ser facil, é rápido e não precisa ser muito bom de ouvido, é bom para quem toca em igreja ou em churrasco e tem que pegar a nota. (Se eu falar alguma coisa errada por favor me corrijam).

    Passos
    1 - Ache qualquer nota que esteja presente na música (isso é só procurando mesmo). Recomendo que se acostume a procurar em apenas uma corda, geralmente uso a Mizona
    2 - Depois, tente reproduzir a melodia nas cordas do violão, como um solo mesmo, você vai ver que a maioria das notas tem a distância de 1 tom entre si (2 casas).
    3 - Procure até achar 1 nota em que a distância dela pra a nota anterior seja de meio tom (1 casa)
    4 - Assim que achar, com certeza essa nota vai ser a tônica ou a nota do 4º grau.
    5 - Tente usar essa nota que você achou como a tônica, em forma de acorde, caso não consiga, provavelmente ela vai ser o 4º grau, dai basta lembrar qual campo harmônico possui essa nota que você achou como 4º grau e testar o mesmo.

    Por exemplo, se a música tiver em Dó maior, quando você achar uma nota que é usada na musica que possuem a distancia dela de meio tom pra anterior (que também tem que ser usada na musica), vai ser com certeza ou o Dó (a tônica, que fica meio tom a frente do Si) ou o Fá (4º grau de Dó, meio tom a frente de MI).

    Espero que tenha ajudado a quem ainda não sabia, se eu falei alguma besteira por favor me corrijam.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dica bacana: Como achar o tom de uma música no violão de forma fácil