De onde saiu esse acorde?

Autor Mensagem
Vagnersc
Membro
# fev/18


Estou começando a estudar harmonia em casa e, ao aprender, me surgem muitas dúvidas de onde saem alguns acordes.
Recentemente olhando a música S.O.S. do Raul seixas, que está na tonalidade de Sol maior, reparo que aparece um acorde de Lá com sétima.

Bom, essa Lá não está no campo harmônico de sol, nem no de Sol menor para ser um empréstimo modal.
Também pesquisei sobre dominantes secundários , mas acho que não é o caso.

A sequencia de acordes é a seguinte G A7 C D7, para ser uma dominante secundária esse A7 devia preparar para um D7 (quinto grau, ou dominante) não para um dó.

A pergunta é, de onde vem esse acorde?

LeandroP
Moderador
# fev/18
· votar


Vagnersc

A música está na tonalidade de Sol maior. Este acorde A7 é um subdominante alterado (II7). Seu modo é o mixolídio (Vº grau de Ré maior). É uma progressão bem típica do gênero country, por exemplo:


I II7 I IV I V(#5)
||: G | A7 | G C | G D(#5) ||


Vagnersc
Membro
# fev/18
· votar


Bah, estou muito longe dos modos gregos e esses conceitos ainda, mas ao menos sanou minha dúvida, muito obrigado!

Vagnersc
Membro
# fev/18 · Editado por: Vagnersc
· votar


Desculpe a ignorância, mas já que estamos aqui, deixa eu tentar entender. Se pegarmos o quinto grau, teremos um ré... que ao continuarmos no campo de lá, construimos o ré mixolidio (D7, Em, F#°, G, Am, Gm, C) que não tem o acorde de lá.
Ja o ré Jônico (D, Em, F#m, G, A7, Bm. C#°) tem A7 no 5° grau.

Então, o que aconteceu foi pegar o 5° grau do 5° grau?

Outra dúvida, as quintas não são sempre dominantes? Porque aqui esse acorde aparece como subdominante?

obrigado

LeandroP
Moderador
# fev/18 · Editado por: LeandroP
· votar


Vagnersc
Então, o que aconteceu foi pegar o 5° grau do 5° grau?