Autor |
Mensagem |
humberto_dimarchi Veterano |
# out/10
Pessoal alguém sabe que acorde é esse:
e|-2- B|-3- G|-0- D|-0- A|-3- E|---
Eu uso ele junto com um C9 mas até agora não consegui descobrir se e um C com baixo em alguma coisa, um D, enfim, tá dificil --' Se alguém puder ajuda...
Abraço
|
LeandroP Moderador |
# out/10 · Editado por: LeandroP
· votar
humberto_dimarchi
Pode ser o acorde C9(#11).
Este acorde tem origem na escala C lídio, que por sua vez é o IVº grau de Sol maior (ou bVIº grau de Mi menor).
Pode ser um D4 com a 7a no baixo (3a inversão) também. Este acorde tem origem na escala D mixolídio, que por sua vez é o Vº grau de Sol maior (ou bVII grau de Mi menor).
Independente das inversões da escala (modos), as notas da escala de Sol maior / Mi menor (escalas relativas) dão origem a este acorde, seja C9(#11) ou D4/C.
O contexto harmônico ajuda a definir o nome e a função deste acorde.
|
LeandroP Moderador |
# out/10
· votar
Só pra você ter as escalas que eu mencionei como referência:
C lídio: C, D, E, F#, G, A, B, C
D mixolídio: D, E, F#, G, A, B, C, D
Sol maior: G, A, B, C, D, E, F#, G Mi menor: E, F#, G, A, B, C, D, E
Notas do acorde: C, D, G, D e F#
Note que as notas da escala são as mesmas, mudando apenas a ordem (modo / inversão). E que as notas do acorde estão presentes nas escalas acima.
|
humberto_dimarchi Veterano |
# out/10
· votar
Beleza, valeu pela ajuda, além de me falar o acorde ainda me fez descobrir esse negócio das escalas que nunca tinha visto...
Valeu pela ajuda, agora ja posso terminar a tab de uma intro que to fazendo aqui, abraço.
|
Juneba Veterano |
# out/10
· votar
LeandroP, sua reposta foi fantastica, viu o acorde de vários lados e explico de onde origina, aproposito estudou algum livro de harmonia? ou todo esse conheçimento foi adquirido por professores?
abraços!
|
LeandroP Moderador |
# out/10
· votar
humberto_dimarchi
Legal. A idéia é essa mesmo ;)
Juneba
Livros... Especificamente o do Almir Chediak - Harmonia & Improvisação (recomendo sempre).
|
Viciado em Guarana Veterano |
# dez/10
· votar
Gente como eu sou noobão eu recussito este tópico com uma dúvida cabaço! Eu gostaria de saber que acordes são esses:
e----2-------------------------------------------------- B----3-------------------------------------------------- G------------------------------------------------------ D------------------------------------------------------ A------------------------------------------------------ E------------------------------------------------------
e----2-------------------------------------------------- B----3-------------------------------------------------- G------------------------------------------------------ D----2-------------------------------------------------- A------------------------------------------------------ E------------------------------------------------------
Sim, sim! Antes que começem a falar, eu prometo que vou estudar teoria nestas férias, por agora apenas respondam minha pergunta please!
|
xavy Veterano |
# dez/10
· votar
o 2° é um Em7/9
e----2---------- B----3--------- G--------------- D----2-------- A----2---------- E----------
o primeiro sei não... acordes são infinitos: depende da sonoridade desejada! boa sorte com os estudos!
Felicidades
o/
|
Juneba Veterano |
# dez/10
· votar
Viciado em Guarana, o primeiro não é acorde é um intervalo, acorde só com 3 notas ou mais. no caso é um intervalo de terça maior, D na corda B , e F# na corda Mi , ou seja tem as notas D e F#, não é um acorde.
|
duily Veterano |
# dez/10
· votar
Juneba como ele nao especificou se la ha uso de cordas soltas entao considero que ha cordas soltas sendo tocadas entao acredito que seja um acorde sim
|
xavy Veterano |
# dez/10
· votar
como ele nao especificou se la ha uso de cordas soltas entao considero que ha cordas soltas sendo tocadas entao acredito que seja um acorde sim 2
|
Juneba Veterano |
# dez/10
· votar
duily xavy então a tab dele tá errada, por que se tivesse cordas soltas era para ter um 0 , indicando as mesmas, tenho que me basear no que ele apresentou e não em suposições. se vocês não souberem ler tab, tem uma ótima video-aula no cifra club tv.
|