Escalas

    Autor Mensagem
    leocb
    Veterano
    # fev/04


    Opa pessoal blz? Sou novo aqui no fórum do cifraclub. Tenho uma duvida pode ser boba mais é que eu sou iniciante ainda no violão e não entendo muita coisa.Bem lá vai:Eu não sei direito para que serve as escalas, por exemplo quando eu construo a escala natural de dó (C 1 D 1 E 1/2 F 1
    G 1 A 1 B 1/2 C ) que eu faço depois disso no violão não sei o que é para fazer . Será que da para vcs me ajudarem.Espero que tenham entendido. OBRIGADO!!!!!!!

    Marcos_Dourados
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    leocb

    Na musica existe uma certa coerencia. Quase tudo tem regra. Esta escala que vc mostrou é uma Escala Maior, ela serve de exemplo para as demais notas (D E F G A B), o numero ao lado dela eu acho que vc já sabe, não é? 1 = um tom e 1/2 = meio tom. Sabendo disso agora vc deve passar estas notas para o braço do violão. Se não souber fazer é só dizer, Ok?

    leocb
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    O valeu pela ajuda cara.Mas tem mais uma coisa que to em dúvida depois que eu construo uma escala eu passo para o braço do violão mais pode ser em qualquer das cordas desde que seja no traste corresponde a nota?

    Obrigado!!!!!

    Dave Murray
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    leocb
    Eh isso mesmo, vc pode usar qualquer parte do braço, vc pode usar as notas C D E F G A B nao importa o lugar onde estejam...

    bia_rocks
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    só uma duvida, talvez um pouco recheada de ignorancia: aonde entram os desenhos das escalas nisso tudo??

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    bia_rocks
    O que se convencionou chamar de "desenho da escala" é simplesmente a seqüência de casas onde você tem que apertar pra fazer a escala inteira (por exemplo, C D E F G A B C).

    Assim, o desenho da escala de dó maior (C D E F G A B) faz com que você, apertando as casas definidas pelo "desenho da escala", siga justamente essas notas.

    Sacou?

    Peik
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: Peik
    · votar


    leocb
    O valeu pela ajuda cara.Mas tem mais uma coisa que to em dúvida depois que eu construo uma escala eu passo para o braço do violão mais pode ser em qualquer das cordas desde que seja no traste corresponde a nota?

    Obrigado!!!!!


    Claro q naum, vc para construir uma escala qm q contruir na corda ou nota correspondente, tipo vc nao vai fazer uma escala de C na corda de mi né?hehehehehhe vc tem q conhecer primeiro a corda do instrumento.

    tipo na escala de C vc vai ir na correspondente no 1traste.isso é só um exemplo ao long do braço da pr fazer uma pá de C.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Peik
    Pode sim. Se você, na corda 'A', apertar a 3ª casa, você tem um 'C'. Então é só construir a escala a partir daí, que você vai ter a escala de 'C'.

    A corda 'A' significa que a corda solta corresponde à nota 'A'. As outras casas correspondem às notas em seqüência (A#, B, C, C#, etc).

    Peik
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Rachmaninoff

    heheheheh mas ai pr improviso.hehehehe vc tem q saber o basico e da forma correta primeiro, heheheheheheh

    eu sei q Mi por exemplo corresponde ha F# G G# A A# assim pr diante.heheheheh q seriam as escalas cromaticas, mas tem q saber a escala diatonica primeiro.hehehehehhe

    rato punk
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    pergunta tosca:
    Qual o verdadeiro intuito de treinar escalas??? é pra conhcer todas notas do violão??? é pra treinar o ouvido??? pra improvisar??? pra compor???

    thifm
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    rato punk
    Pra tudo isso!!

    rato punk
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    thifm
    Pra tudo isso!!
    é, já vi q vou ter q deixar a preguiça de lado e treina muita escala...he he he

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escalas