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The Nowhere Man Membro Novato |
# set/17
Estou tendo problemas pra cantar a música "Tempo Perdido.'' Minha voz é bem grave e não estou alcançando aquela altura que o Renato alcança principalmente no final da música. Então tento diminuir o tom da música mas ao fazer isso os acordes ficam complicadíssimos, acordes comuns se transformam em aranhas. Há alguma forma de diminuir o tom das músicas com acordes mais simples e conhecidos? Obrigado.
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makumbator Moderador
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# set/17
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The Nowhere Man
Muitas vezes o uso de um capo pode facilitar bastante a montagem de acordes que a princípio seriam complicados de se montar. Considere essa opção.
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The Nowhere Man Membro Novato |
# set/17
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Mas o capo vai subir ainda mais o tom da música
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Ismah Veterano |
# set/17
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Não, o capo vai subir o tom da afinação. Aí tu transpõem para baixo a música...
Parece contraditório, mas não é...
A original é C Am7 Bm Em Um meio tom abaixo Bb Gm7 Am Dm
Com um capo na casa 3, tu pode tocar G Em7 F#m Bm
Se ficar muito grave pra ti, toque meio tom a baixo: B G#m7 A#m D#m Mas use o capo na quarta casa, e continue tocando G Em7 F#m Bm.
Simples assim.
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Lelo Mig Membro
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# set/17 · Editado por: Lelo Mig
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The Nowhere Man
Capo é a melhor solução, mas há outros desenhos de acordes.
Quanto desceu em relação ao original? Qual o tom ideal prá você?
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makumbator Moderador
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# set/17 · Editado por: makumbator
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The Nowhere Man
Como já foi explicado pelo Ismah, A intenção do capo muitas vezes é ter "novas" cordas soltas diferentes do padrão natural do seu instrumento, com isso um determinado acorde que exigia uma montagem intrincada (ou que poderia até ser impossível de se montar) torna-se fácil (ou possível na nova configuração), muito pela nova corda solta que antes seria presa.
Há outras possibilidades também, como a mudança de afinação propriamente dita (seja em configurações com corda dropada, afinações abertas, etc...), e também a sugestão do Lelo, que é mudar o shape de certos acordes se for o caso (e se também soar bem, obviamente). Nesse último exemplo nem precisa mudar afinação ou usar capo (apesar de ser possível combinar essas coisas).
Cabe a você definir antes o tom confortável e daí pensar na melhor solução para tocar o acompanhamento.
Ismah A original é C Am7 Bm Em Um meio tom abaixo Bb Gm7 Am Dm
Você queria dizer um tom abaixo, e não meio tom abaixo, né?
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xmarhunterx Membro Novato |
# set/17
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Estou tendo problemas pra cantar a música "Tempo Perdido.'' Só podia ser no fórum do violão mesmo kkk
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Beto Guitar Player Veterano |
# set/17
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Pra não perder as características dos acordes com cordas soltas, vc poderia afinar o violão em 1 tom abaixo. Não sei se o tom que casa com sua voz seria um abaixo, mas acho que já causa uma boa diferença. Então ficaria assim: D A F C G D
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zlo zebry Membro Novato |
# set/17 · Editado por: zlo zebry
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Cara, você tá olhando alguma cifra mais complicada...
Dá uma olhada nessa aqui: https://www.cifraclub.com.br/legiao-urbana/tempo-perdido/#key=5
Eu costumo tocar essa música em D e os acordes ficam bem fáceis também.
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zlo zebry Membro Novato |
# set/17 · Editado por: zlo zebry
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Acabei de testar aqui inclusive. Se você colocar a música em C também fica fácil, só que a partir daí as notas já ficam bem graves pra ficar cantando o tempo todo nelas (cai nuns F#2). Não que não fique cantável, mas já perde o brilho da voz (pelo menos pra mim). Tocando ela em C# já fica ideal pra mim (só que aqui eu costumo usar o capo na primeira casa [mas sem também nao fica complicado nao])
O problema é que essa música é difícil de cantar pra quem não tem uma preparação boa (que é o meu caso, não sei o seu). hahaha
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The Nowhere Man Membro Novato |
# set/17
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Quanto desceu em relação ao original? Qual o tom ideal prá você?[/i]
Eu tentei experimentá-la apenas meio tom abaixo mas apareceu o acorde de D#m uma maldita aranha. Agora eu consegui tocar ela um tom abaixo (F no caso) e a cifra não ficou difícil, então estou cantando ela um tom abaixo agora.
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The Nowhere Man Membro Novato |
# set/17
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Beleza eu entendi oque vcs disseram do capo. Mas a gente não aprende que em cada casa que colocamos o capo a música vai subindo meio tom? O capo facilitaria os shapes dos acordes, mas não subiria a música meio tom por cada casa que ele estivesse a frente?
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Lelo Mig Membro
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# set/17 · Editado por: Lelo Mig
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The Nowhere Man
Só prá você entender direitinho o que o Ismah já tinha explicado acima... vou usar este exemplo que você mesmo deu, ok?
"apenas meio tom abaixo mas apareceu o acorde de D#m uma maldita aranha"
- Imagine que você colocou um capo na primeira casa, certo? - Agora você faz um Dm, formação normal, na segunda casa, porque o Capo tá usando a primeira, certo?
- Ulálá!! O Dm agora é um D#m sem pestana!
Se você pensar apenas na escala, que "subiu" meio tom, sim... o Capo esta subindo. Mas se você pensar que um D#m sem pestana e meio tom abaixo é, justamente o que você quer, a coisa muda de figura.
Entendeu a lógica?
É claro que dei o exemplo só do Dm, no caso, para você entender que "subir ou descer tom" é relativo. Numa canção inteira, você têm de procurar uma posição para o Capo, onde a maioria dos acordes fiquem mais confortáveis, senão não há muita lógica em usa-lo.
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fernandotieppo Membro Novato |
# out/17
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Se tua voz é muito grave e tu não tem alcance pra cantar confortavelmente o mais fácil é afinar o violão meio tom abaixo.
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Ismah Veterano |
# out/17 · Editado por: Ismah
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makumbator Você queria dizer um tom abaixo, e não meio tom abaixo, né
Sim. Falha técnica!
Mas... Partindo de conceitos modernos, onde tudo é "questão de ponto de vista", e tudo é correto, posso dizer que baixei uma quarta. rsrs
xmarhunterx Só podia ser no fórum do violão mesmo kkk
Podias ter te calado e nos deixado na incerteza, quanto a sua função aqui ser apenas baderna. Aí resolveu falar e nos brindou com a certeza.
fernandotieppo Se tua voz é muito grave e tu não tem alcance pra cantar confortavelmente o mais fácil é afinar o violão meio tom abaixo.
Eu não tenho uma voz grave, mas meu range vocal (como diabos se diz isso em português?!) é um pouco deslocado da maioria, e acabo afinando assim ou até um tom completo abaixo.
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