Preparação para a prova da UFRGS.

    Autor Mensagem
    ...Z...
    Membro Novato
    # mai/17


    Já procurei em vários lugares, e não custa nada perguntar aqui também...

    Alguém sabe de alguma escola ou professor que prepare para a prova de música da UFRGS na regiao do litoral? O instrumento em questão seria violão clássico, encontrei somente opções na regiao de Porto Alegre...

    Obrigado.

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Cara na real, a procura é baixa, logo a concorrência é pouca. Tu está entrando numa escola, não numa orquestra. Se tu é um músico razoável, tem domínio do instrumento no sentido escolhido, não há muito o que temer.

    Cursos preparatório no litoral duvido que encontre, talvez algum macaco velho atraído pelo sossego praiano pra te dar algumas dicas, mas não creio. É algo muito específico, fora de grandes centros não lembro de ter visto, e alguns grandes centros como Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo tendem mui a fugir da regra.

    ...Z...
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Entendo, é que estou no violao clássico ha poucos meses, toco somente guitarra, ou seja, não sei muito sobre notação musical tradicional nem sei tocar bem sem palheta. Consegui trabalhar o conceito de técnica da mão direita sozinho com livros e participando de foruns na internet, mas estou precisando de umas dicas e trocar uma ideia com alguém que manje, e obviamente trabalhar o solfejo e a leitura, a prova da UFRGS não é lá muito fácil... mas enfim valeu.

    makumbator
    Moderador
    # mai/17 · Editado por: makumbator
    · votar


    ...Z...

    Bem, a procura não é grande como medicina ou direito, mas há poucas vagas,então a concorrência pode ser grande (e podem aparecer candidatos muito bons).

    Se você toca violão clássico há poucos meses talvez seja prematuro tentar a graduação na UFRGS (mesmo tendo a experiência anterior de guitarra). Você já consultou o edital de anos anteriores? Provavelmente vai exigir leitura a primeira vista, peça de confronto (ou seja, a mesma peça sendo tocada por todos os candidatos,de forma que se pode comparar o nível de todos de maneira mais precisa), peça de livre escolha, ditado rítmico e melódico, solfejo,além de uma prova teórica sobre questões musicais.

    Aqui o edital de 2015 (com a prova generalista para todos os instrumentos e o que é pedido no bacharelado de violão):

    https://www.ufrgs.br/institutodeartes/wp-content/uploads/2015/07/2015- Violao-CV.pdf

    Buja
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    makumbator
    Mestre, por favor desculpe minha completa ignorancia, mas nao vejo outra forma de descobrir a resposta para uma pergunta tao idiota assim:

    Se, para fazer o vestibular da federal pra cursar musica o cara ja tem que dominar eitura a primeira vista, peça de confronto (ou seja, a mesma peça sendo tocada por todos os candidatos,de forma que se pode comparar o nível de todos de maneira mais precisa), peça de livre escolha, ditado rítmico e melódico, solfejo,além de uma prova teórica sobre questões musicais, o que ele vai ter que aprender entao?!
    Com este conhecimento apurado, ele ja nao consegue tentar um teste para uma orquestra?
    Ou o curso so lhe proporciona o canudo que servirá para tentar as provas de uma orchestra?

    makumbator
    Moderador
    # mai/17
    · votar


    Buja

    É que o curso de música é diferente da maioria. Dá pro candidato que passou em medicina (por exemplo) não saber nada da área e ainda passar e ingressar em um curso de graduação (que vai lhe dar todo o conhecimento e técnica necessária ao longo do curso). O mesmo não acontece com música, artes plásticas, artes cênicas, etc. nesses casos o curso é uma maneira de lapidar e elevar o conhecimento que já está sendo desenvolvido pelo candidato.

    Claro que uma titulação aumenta a chance de se ingressar em uma orquestra (apesar de violão no caso específico não ser instrumento de orquestra). Apesar que até dá para ser aprovado em um teste de orquestra sem ser formado na área (apesar de ser desejável)

    ...Z...
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    makumbator

    Ja havia olhado os editais sim, estou com bastante tempo livre, e nao passando esse ano, vou ter bem mais confiança na próxima vez tendo a experiencia de ter passado pela prova e ganhar o "não apto" do que chegar de primeira viagem ( mesmo que com mais bagagem ) ano que vem, vou ir tentando até conseguir, inclusive larguei a faculdade que estava fazendo (penúltimo semestre ) pra me dedicar ao violao classico. Porém queria me mudar pra Porto Alegre depois de aprovado apenas, ai ficar indo pra lá só pra ter aula preparatória complica, mas se tiver que ser...
    De qualquer maneira obrigado.

    makumbator
    Moderador
    # mai/17
    · votar


    ...Z...

    Sim, fazer esse ano para ver como é também é bastante útil. Outra dica é você entrar em contato com os professores de Porto Alegre que já tem experiência na prova de violão da UFRGS pra ver se eles oferecem alguma orientação ou consultoria (mesmo que a distância)

    ...Z...
    Membro Novato
    # mai/17 · Editado por: ...Z...
    · votar


    makumbator
    Bom, não custa tentar, valeu a força.

    Se alguém tiver alguma indicação ( em Porto Alegre mesmo ) que gostaria de compartilhar eu agradeço.


    Obrigado.

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Na real, eu terminaria a faculdade atual, mais um ano não é tanta agonia não...

    ...Z...
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Ismah
    Não tinha praticamente nenhuma hora extra curricular, as cadeiras estavam no penúltimo semestre ( fora umas quebradas que não precisa pra ir avançando mas tem que fazer ) fora o TCC e as horas o que já adiaria bastante meu possível ingresso em musica... ia perder dinheiro de graça por uns 2 anos ( só dava pra fazer 3 cadeiras por semestre ), e outros fatores que não vem ao caso ... é bem mais complicado que parece...

    ...Z...
    Membro Novato
    # mai/17 · Editado por: ...Z...
    · votar


    Buja
    Cara, se tu estiver interessado, no site da UFRGS tem o curriculo deles pra ti ter uma ideia do que se estuda, algumas das coisas que estavam no curriculo eu estava estudando em casa pela internet, decidi que tentar a faculdade era o melhor jeito possível de me aprimorar.
    Se você já for musico a prova de percepção não tem mistério, o solfejo e a leitura a primeira vista que sao o problema pra mim, eles te dao um minuto em silencio pra vc observar a partitura, e depois você tem que sair tocando ( pena que não são aquelas partituras com tablatura junto tipo o guitar pro hahaha )

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Cada um sabe de si. Sexta e sábado a banda que trabalho estará na Dublin (Pe Chagas, 421 - Moinhos de Vento), se quiser conversar com a banda eles não vão se importar, tem gente com quase 30 anos de carreira, nenhuma formação, mas eles tem bem mais bagagem qu'eu.

    ...Z...
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Ismah
    Praticamente nem saio mais de casa, mas nunca se sabe... agradeço o convite.

    isazaza13
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    ...Z...

    oi, eu faço o curso de música da UFRGS, mas de música popular. da onde tu é no litoral? em osório tem a escola de música rima, tenho vários colegas que vieram de lá, e ela está com sede em poa agora também. uma opção bacana é fazer o curso de extensão de instrumento da ufrgs. infelizmente as inscrições agora só abrem pro próximo semestre, e daí ficaria um pouco em cima para a prova específica. se quiser posso ver algum colega meu do violão que esteja dando aula para te passar o contato. ou se quiser tirar dúvidas da prova específica, que é comum a todas as habilitações, fica a vontade ;)

    ...Z...
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    isazaza13
    Eu moro do lado de osório, ainda tem a RIMA lá? Me disseram que não estava mais funcionando e não consegui contato pelos telefones que achei na internet. Se quiser indicar alguém eu agradeço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preparação para a prova da UFRGS.