Review Giannini GF-1C

    Autor Mensagem
    BrotherCrow
    Membro Novato
    # nov/16


    Fala pessoal! Tenho esse violão já faz bastante tempo mas ultimamente tenho visto ele aparecer usado com muita frequência por aí, então acho que vale um review atrasado. Comprei ele em 2010, porque tinha me mudado pra Brasília e deixado todo o meu equipamento em Curitiba. Como não aguentava ficar sem tocar, passei pelo shopping ao lado do hotel e comprei esse violão "custo benefício" hehe.

    Então: ele é até grandão, mas não é muito fundo (comparando por exemplo com meu Hummingbird, que é tão fundo que dependendo da posição fica até desconfortável). O corpo é estilo folk com cutaway e dá uma tocabilidade legal. O braço é mais fino do que eu gostaria para esse estilo, mas é confortável.

    Tive uns problemas com nivelamento de trastes e regulagem do braço, mas consegui resolver em casa sem problemas. Sei que aqui no forum a dica generalizada é mandar qualquer instrumento pro luthier, mas eu não conhecia nenhum em Brasília na época e o violão era barato demais pra gastar com regulagem. Sou da opinião de que regulagem básica o músico tem a obrigação de saber fazer, até pra criar mais intimidade com o instrumento, mas aí estou fugindo do assunto...

    As cordas que vinham nele eram leves DEMAIS. Por um lado, isso deu uma falsa impressão de maciez quando testei na loja. Por outro, o som ficava muito magro. Com umas cordas mais pesadas melhorou 100%.

    Sobre a parte elétrica: ele tem uma captação piezo que não soa muito bem aos meus ouvidos. Vale mais a pena microfonar. Tem também um afinador embutido. Isso é muito prático, mas o afinador não é cromático. Na verdade, não é nem diatônico: é feito pra pegar só as notas da afinação padrão. Quem gosta de afinações alternativas acaba tendo que usar o ouvido mesmo. Um ponto positivo é ter a saída normal pra cabo p10 e também a balanceada XLR.

    Visualmente, é bem bonito para o que se espera da faixa de preço. O formato é elegante e o acabamento é razoável. Com o tempo, o meu começou a ganhar umas manchas que são até charmosas.

    Specs roubadas do Kabum:
    - Tampo: Spruce
    - Faixa e fundo: Linden
    - Braço: Nato com tensor bi-direcional
    - Tarraxas: Blindadas cromadas 3+3
    - Trastes: 20 em Alpaca
    - Marcação: Bolinhas Brancas
    - Acabamento: Verniz brilhante
    - Captador(es): Rastilho (piezo)
    - Equalizador: Pré-amplificador ativo de 4 bandas com afinador eletrônico
    - Controles: 4 bandas (Volume, chaves Power e Note p/ o afinador)

    Veredito: é um violão honestão. Comparado com outros dessa faixa de preço, gostei mais do que dos Tagimas e Hofmas. Não sei se ainda é fabricado, mas como eu disse aparece usado o tempo todo, porque vendeu muito quando foi lançado. Se achar por uns 300 em bom estado, tá valendo!

    Pra terminar, um video meu tocando ele pra dar uma ideia. Foi gravado com microfone.


    Mais detalhes (e melhor performance!) no review do TV Cifras:


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review Giannini GF-1C