Troca de cordas no luthier e violão trastejando

    Autor Mensagem
    Idi
    Membro Novato
    # fev/16


    Hey galera,

    Eu tenho um violão Crafter De7 há pouco mais de um ano. Desde que comprei nunca levei ele em regulagem, e as cordas são as mesmas de fábrica.
    Nunca tive problema com ele e sempre correspondeu ao que precisava, a não ser uma dificuldade para fazer pestana na primeira casa (Si Bemol principalmente).

    Então resolvi trocar as cordas e pesquisei aqui pelo fórum e optei pelo encordoamento Martin M530 Violão Aço Extra Light .010.
    Levei o violão no luthier para regular para a tensão das cordas e fazer uma regulagem, uma vez que nunca tinha levado desde que comprei.

    O problema é que quando cheguei em casa com o violão, senti que as cordas mais grossas (da 4ª a 6ª) estão trastejando até a 5ª casa.

    O que vocês acham que pode ser? Olhando pelo braço do violão, não parece que ele está desalinhado. Então acho que o tensor está regulado.
    Talvez pelas cordas que eu coloquei, tenha ficado "leve" demais, e talvez por isso as cordas vibram demais e acabam trastejando...

    Estou na dúvida também se o luthier regulou ele, porque o tensor está completamento duro quando tento dar uma "afrouxada" (o que eu não deveria fazer, eu sei).

    Espero que me aconselhem...

    Obrigado!

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Idi: O problema é que quando cheguei em casa com o violão, senti que as cordas mais grossas (da 4ª a 6ª) estão trastejando até a 5ª casa.

    O que vocês acham que pode ser?


    Pode ser um desnivelamento dos trastos: ao que parece, o 5º trasto pode estar mais alto que os demais. Um luthier pode fazer este serviço de nivelamento dos trastos facilmente.

    Talvez pelas cordas que eu coloquei, tenha ficado "leve" demais, e talvez por isso as cordas vibram demais e acabam trastejando...

    Exato, a sua impressão faz sentido.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Troca de cordas no luthier e violão trastejando