Violão ao vivo - usando saida balanceada e microfonando.

    Autor Mensagem
    Diego_Serafim
    Veterano
    # set/15


    Estou com uma dúvida galera.
    Fds, irei tocar ao vivo em um sarau. Tenho um violão com saída balanceada, só que gostaria de saber se tem necessidade de microfonar ele ao mesmo tempo q uso ele ligado na mesa.
    terei mais alguma adição no som? ou é desnecessário?

    Buja
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Diego_Serafim
    Necessário nao é nao. Da pra plugar e sentar o bambu. Maaaaas, se tiver recursos pra isso, e se 'souber' microfonar direitinho, o resultado pode ficar melhor.

    Quando digo microfonar, nao é botar o mic na boca do amp nao.
    É botar um mic na boca do violão, pegando o som acustico dele e um pouquinho na ambiencia, tendo todo cuidado do mundo pra nao dar feedback no violão e nao pegar microfonia do mic da voz, caso voce for cantar alguma coisa tambem.

    Diego_Serafim
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Exatamente essa minha dúvida.
    Colocar o mic na boca do violão. e quanto a saida balanceada, só ligar na mesa e equalizar?

    Alex guitar man
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Diego_Serafim

    Aconselho usar apenas a saida balanceada, microfonar vai te dar trabalho pra sair algo bom, existem técnicas de microfonacao, ainda mais ao vivo.

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Alex guitar man
    Tenha em mente que microfonar NÃO é o problema. A técnica qualquer um domina, o problema sempre serão vazamentos.

    Buja
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Ja toquei microfonando baixolão desta forma em show. É basicamente botar o mic em 90º com boca do instrumento e deixar que o cara da mesa resolve hehe (com certeza vai ligar num canal com algum ganhozinho a mais e tudo flat de preferencia).

    O problema não é nem com a microfonia no mic do instrumento. Nem com a microfonia no mic da voz, já que fiz voz tambem. O problema é o feedback do instrumento. É uma variavel bem sensivel, qualquer coisinha fica incontrolavel.
    E tambem, fica um pouco desconfortavel pra sentar a mao no instrumento, ou se mexer demais. Ja que a posicao do mic é fixa, voce nao pode mexer muito, se animar, nem abrir os bracos demais, ja que pode esbarrar no mic.

    No final, acho que tocar plugado mesmo já ta de bom tamanho. Bote o violao todo em flat, e deixa o cara da mesa equalizar do jeito dele que acha que fica bom no show. Entre uma musica e outra, voce tem o eq do violao pra abrir e fechar, ao seu bel prazer. Ja ta bom demais.

    Se o mano da mesa equalizar ruim o mic que microfona o violao, pode ficar até pior do que somente plugado normalmente.

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Buja

    Parece que to aqui só pra por defeito, mas ficar a mercê do técnico que pode jogar tudo água a baixo, porque isso depende da qualidade do mesmo...
    O erro comum é deixar em flat... Logo tem violão e baixo disputando frequências, com voz etc...

    Buja
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Ismah
    O erro comum é deixar em flat... Logo tem violão e baixo disputando frequências, com voz etc...

    Mas infelizmente é o que mais acontece. Ai temos que depender friamente do cara da mesa. E normalmente estes caras nao gostam de opinião. Eles sempre vao na maxima: "cuida do seu instrumento que o resto aqui eu resolvo". Oxe, se ja nao escutei isso, rsrs.

    Dai a saida, ruim, concordo, e botar amp (se microfonado) em flat e instrumento em flat tambem. Pedais, pedaleira, ore pra que o preset case bem na hora. Se precisar um ajustezinho aqui e acolá, passa uma musiquinha de teste e senta o bambú.

    No meu caso, do baixo, como quase nao uso efeitos, é no maximo um booster e um leve drive assim bem disfarçado pra dar um punch no slap, tento botar as configs em flat e deixo o cara mexer a vontade na mesa.
    Se rolar um exagero eu falo (owww tira um pouco de agudo ai, poe uma pitada de medio, tal). No meu caso, nao sei porque TODO tecnico de som, gosta de deixar o baixo praticamente no mute. Nunca me escuto no meio da banda.

    O resto eu resolvo nos knobs mesmo, é o jeito. Sinto dó é dos guitarristas, que nem que refazer os presets quase todos porque tem distorcao demais, ta agudo demais, ta embolando os graves. E o vocal, coitadinho, tem que berrar porque o cara da mesa nao bota volume direito, e deixa a bateria sapecar a coisa toda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão ao vivo - usando saida balanceada e microfonando.