Cordas de aço um pouco trincadas perto do cavaete

    Autor Mensagem
    Tecfrente
    Membro Novato
    # jul/15 · Editado por: Tecfrente


    Bom dia, pessoal.

    É comum as cordas de aço ficarem um pouco "trincadas" perto do cavalete ?

    Estou suspeitando que isso tenha ocorrido por eu ter exagerado e apertado muito a tarraxa para afinar o violão.

    Apesar de elas estarem meio que "trincadas" ali perto do cavalete o violão está afinado (já verifiquei no afinador).

    Porém ...

    Quando vou treinar escalas e chego lá +/- pela 10ª casa o som fica horrível (destoante). Daí, eu penso: "- Será que é por causa dessas extremidades trincadas da corda de aço perto do cavalete ?"

    Isso é normal ?

    Compro outro jogo de cordas ?

    Compro cordas de Nylon ?

    Tecfrente
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Por que ninguém quer responder ?

    Eu ia digitar cavalete, mas digitei rápido e saiu cavaete. Parece que não tem uma opção aqui no forum para corrigir o que se escreve em tópicos.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: sandroguiraldo
    · votar


    Tecfrente

    1 - Nos títulos dos tópicos, somente os moderadores conseguem alterar.

    2 - Você perguntou no sábado, acho que dá pra esperar 3 dias por uma resposta né... se acha que está demorando, consulte um luthier. Já pensou que se ninguém respondeu pode ser porque ninguém sabe a resposta.

    3 - Já viu que existem tópicos fixos sobre dúvidas como esse? Luthier...

    4 - Qual a marca do violão e o modelo? Qual tipo de corda (marca e modelo) está usando?

    5 - Que tipo de afinador você tem? Aqueles de clip? Coloque / plug o afinador e aperte uma corda, por exemplo, uma nota G na corda E grave, "lá em baixo" e veja se o afinador reconhece a nota, se está afinada.

    Pode ser que seu violão tenha 2 problemas diferentes: problema de afinação das oitavas, normal em instrumentos de baixo custo (por isso perguntei o modelo) e esse problema da corda, que pode ter sido vincada ao instalar, porém sem uma foto fica complicado avaliar.

    Natanael Gama
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Tecfrente

    Vamos lá..
    Não coloque cordas de nylon, se o seu violão é aço não se deve fazer essa troca, provavelmente seu violão precisa de regulagem se estão muito tensionadas ( apertadas ) isso é problema em curvatura do braço que força e cordas trincadas proximo ao cavalete é o rastilho que não está com bom acabamento deve estar com quinas e isso corta as cordas, o certo é ter um acabamento oval não deixando quinas pra cortar

    Tire o rastilho e raspe com uma faca nas laterais dando um acabamento oval nele não pode ficar nenhum tipo de quina nas partes que fica em contato com as cordas somente na parte que encaixa no cavalete. Faça isso e se não resolver aí Vc tem que levar em luthier pra ver o que está acontecendo.

    Tecfrente
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Obrigado.

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    erro, post indevido.

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    post duplo

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Tem que colocar as cordas conforme o modelo, que é as que vem com o o violão quando comprado novo.
    E aí tem um infinidade de modelos de cordas, umas mais baratas, outras mais caras, e depende do brilho que você quer ter.
    Use um afinador digital, mas o ideal é só afinar por exemplo a corda lá, e depois afinar as outras de ouvido, se é que o próprio violão já não tem o afinador.
    Pode instalar no PC um afinador, ou usar um daqueles de sopro para a corda lá.
    Agora tem muita corda que não aguenta o tranco, sei lá, falhas no processo de fabricação, mas tem que tomar cuidado para não deixar a afinação muito além.
    Quando a afinação tem muito violão por aí que não afina nunca, conforme você vai avançando nos trastes desafina mesmo.
    Quando vai comprar um violão novo, além de outras observações, tem que tentar afinar o instrumento e ver o comportamento dele na extensão do braço.

    Edit: saiu o resultado do festival do minuto do FCC 2015, tem algumas músicas minha lá.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/323401/

    Tecfrente
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Adler3x3

    Obrigado, Adler.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Cordas de aço um pouco trincadas perto do cavaete