| Autor | Mensagem | 
| kaellyson Membro Novato
 | # abr/15 
 
 galera de quis estudos basicos eu preciso para improvisar apenas pela tonalidade da musica
 
 
 | 
| Jm7 Veterano
 | # abr/15 · votar
 
 Para iniciar, saber a escala natural de cada tom já é o suficiente. Essa escala segue a "fórmula" : T - T - S - T - T - T - S
 Por exemplo, a escala natural de G é:
 G - A - B - C - D - E - F# - G
 
 
 | 
| kaellyson Membro Novato
 | # abr/15 · votar
 
 mas eu quero saber como devo aplicar isso no violão
 
 
 | 
| rcorts Veterano
 | # abr/15 · votar
 
 kaellyson
 
 Para improvisar apenas por tonalidade o básico é seguir as tríades de cada acorde. Por exemplo, no tom de Dó:
 
 C - C E G
 Dm - D F A
 Em - E G B
 F - F A C
 G - G B D
 Am - A C E
 Bm(5b) - B D F
 
 Digamos que você tivesse uma progressão como:
 
 C | Dm | Em | Am | G |
 
 Poderia improvisar da seguinte maneira:
 
 
 C       Dm       Em      Am      G
 e--------|--------|-------|-----5-|-7-3----||
 B----5-8-|-10-6---|-8-5-0-|---5---|-----3--||
 G--5-----|------7-|-------|-5-----|--------||
 D--------|--------|-------|-------|--------||
 A--------|--------|-------|-------|--------||
 E--------|--------|-------|-------|--------||
 
 
 Essa é uma maneira de começar. A partir dessa ideia você pode expandir para usar tétrades ou simplesmente ligar as notas de cada tríade às outras notas da escala maior (ou menor).
 
 Pentatônicas também ajudam a pensar rápido mesmo sem ser por tríades.
 
 
 | 
| Wuju Wu Yi Membro Novato
 | # abr/15 · votar
 
 Tipo, básico do básico, vc aprende as escalas maiores e pentatônicas, e já consegue improvisar encima de qualquer coisa. Ai o tom tá em Bm, vc vai lá e usa a escala de D Maior, porque o é o relativo maior de Bm. Ai é só ir inventando coisas, pegando licks, e etc..
 
 Ai se for fazer algo mais decente, vc precisa estudar triades como o colega ali falou, arpejos, e saber mesclar frases interessantes com repousos nas notas das triades
 
 
 | 
| kaellyson Membro Novato
 | # abr/15 · votar
 
 galera eu sei os densenhos da pentatonica mais dai quando vou tentar aplicar no violão parece que não encaixa cm a musica
 
 
 | 
| rcorts Veterano
 | # abr/15 · votar
 
 kaellyson
 
 Cara, se minha intuição não falha o seu problema deve ser na parte rítmica. Se estou certo, o básico é começar estudando as figuras rítmicas (semínima, colcheia, semicolcheia, colcheia pontuada) e grupamentos destas mesmas figuras (padrões de semicolcheias, tercinas e sextinas) pra começar.
 
 Se não estiver conseguindo "andar sozinho", procure por um bom professor. Ele vai te ajudar a preencher lacunas que sozinho é mais difícil ter as sacadas.
 
 Fora isso, música não é fórmula mágica de bolo. Você tem de estudar as coisas que a galera aqui te passou e ir na tentativa e erro até despertar seus sentidos para a coisa. Improvisação é prática, prática, prática, e um tanto de reflexão. Uma hora você acaba aprimorando seus sentidos musicais (rítmico, melódico, harmônico e percussivo).
 
 
 | 
| Wuju Wu Yi Membro Novato
 | # abr/15 · votar
 
 kaellyson
 só confirmando, não encaixa porque parece fora do tom ou por causa da parte ritmica como deduziu o colega?
 
 
 | 
| kaellyson Membro Novato
 | # abr/15 · votar
 
 As vezes ate consigo mas geralmente parece fora do tom
 Apesar de usar as relativas e tal
 
 
 | 
| rcorts Veterano
 | # abr/15 · votar
 
 kaellyson
 As vezes ate consigo mas geralmente parece fora do tom
 Apesar de usar as relativas e tal
 
 Mesmo tocando a escala do tom, ou as suas relativas (ex.: VIm relativo da tônica maior) e possível soar estranho ou "fora do tom". Por isso eu falei que uma boa estratégia é pensar nos acordes.
 
 Por exemplo, se você está improvisando no tom de dó e repousa em um Fá sobre o acorde de Dó maior vai soar meio estranho mesmo (isto ocorre pois o Fá é uma 4ª justa de Dó, o que vai criar uma sensação suspensiva).
 
 Já se você parar repousar na nota Fá sobre os acordes F, G ou Dm cairá bem, pois esta nota está presente em F e Dm e é uma tensão "esperada" no G.
 
 O mesmo pode ocorrer com tensões como 2ª menor ou 7ª maior dependendo do grau, que são tensões que exigem certo cuidado especial.
 
 Por isso é importante pensar também nos acordes e não somente no tom. Além disso, é importante ter em mente o conceito de notas de passagem e notas de repouso (também chamado de notas alvo ou target notes).
 
 
 | 
| kaellyson Membro Novato
 | # abr/15 · votar
 
 muito obrigado galera ainda fiquei com augumas duvidas mas obrigado pela ajuda qualquer
 
 
 | 
| kaellyson Membro Novato
 | # abr/15 · Editado por: kaellyson · votar
 
 muito obrigado galera ainda fiquei com augumas duvidas mas obrigado pela ajuda qualquer nova explicação me ajudem :)
 
 
 |