Autor |
Mensagem |
cassianorocha94 Membro Novato |
# mar/15
Bom galera comecei com 9 anos no violão fui até os 11 dps voltei com 14 e voltei nos 16 dai parei e voltei com 19 só que antes eu não tinha a visão que tenho hoje, eu só queria saber base e cantar hoje quero aprender choros, aranjos legais, solos essas coisas, fico em média 8 horas por dia com o violão, mas não estudo fazer base, quero saber se eu tenho futuro sera que não to começando muito tarde, não tenho dificuldades em pegar ritmos nem acordes, alguns ritimos percussivos igual da logo eu do jorge e matheus ta sendo foda pra pegar, mas e o seguinte hoje que voltei, eu voltei com um violão de nylon e não tenho vontade de aprender esses sertanejos universitários essas coisas, não tenho paciência, eu até sei umas 5 músicas completas tipo: por onde andei (nando reis), fui fiel ( pablo) mil anos (jorge e matheus) cuida bem dela (henrique e juliano) flor( jorge e matheus) jeito carinhoso ( jads e jadson) eu quero sempre mais e dias de luta ( músicas do ira!) o dia que não terminou ( detonautas) eu tenho até que uma facilidade hem pegar mas nao tenho paciência sabe, tenho assim uma boa técnica. e minha dúvida é o seguinte: estou estudando violão classico pelo método de mario mascarenhas vol 1 e creio que estou indo até bem, com 1 mês estou quase na metade, e queria saber eu tou indo certo nesse meu estudo ou eu deveria dar mais importância primeiro pras músicas populares, vcs acreditam que com o estudo do violão clássico ficara mas fácil em futuramente tirar músicas populares, tipo sozinho do peninha e borbulhas de amor do fagner, outra dúvida é o seguinte será que esse estudo do violão classico me dará agilidade ou me ajudará de certa forma na guitarra e no estilo fingerstyle ? Noque o estudo de violão clássico me ajudaria ? vcs acham que devo focar apenas hem um estilo, ou apenas em um instrumento seja ele violão aço ou nylon, como deve ser.
Galera estou disposto a aceitar conselhos também, queria uns comentarios bem legais que realmente possam me ajudar, Muitoo obrigado a todos.
|
kiki Moderador |
# mar/15
· votar
cassianorocha94 queria uns comentarios bem legais que realmente possam me ajudar leia livros, aprenda a escrever melhor. sério. seu texto é muito ruim, sem virgulas, sem pontos, não consegui ler metade. desculpe ser chato, mas estou sendo muito sincero.
no mais, estude musica tambem, teoria, escalas, etc., treine de tudo.
Muitoo obrigado a todos de nada.
|
Ismah Veterano |
# mar/15
· votar
kiki não consegui ler metade
Me perdi na segunda linha.
cassianorocha94
Estude. Em qualquer área é isso que vc deve ter como foco. Bons profissionais sempre teremos, mas só os capacitados seguem na lista dos bons.
|
rcorts Veterano |
# mar/15
· votar
cassianorocha94
Primeiramente, nessa indecisão e imprecisão você não vai conseguir chegar a lugar algum. Tocar um instrumento é algo que não é lá muito fácil, mas antes de mais nada você precisa ter um foco e um plano. Talvez essa seja a minha melhor dica: um foco e um plano.
O violão clássico pode sim ajudá-lo em várias coisas, como por exemplo ter uma noção melhor de harmonia a duas ou mais vozes, chord melody entre outras coisas. Mas o que o violão clássico mais tem a contribuir para a formação de um músico é a disciplina necessária para se tocar bem neste estilo. Muitas vezes as músicas nem são assim tão difíceis de executar, mas para soar bonito precisa de muita disciplina na postura corporal, das mãos, posicionamento de acordes e dedicação nota por nota para que a música soe realmente bem.
seguinte será que esse estudo do violão classico me dará agilidade ou me ajudará de certa forma na guitarra e no estilo fingerstyle ?
Seguinte, estudar violão clássico pode sim te ajudar bastante em fingerstyle, mas se quer agilidade na guitarra treine na guitarra para obter agilidade na guitarra. São coisas independentes.
|
cassianorocha94 Membro Novato |
# mar/15
· votar
Muito Obrigado!
rcorts Então seria bom eu comprar uma guitarra ? o violão não me ajudaria ?
Tipo assim eu gosto muito de chorinho, bossa nova, isso me ajudará muito né. Mas também vem a questão do rock, que por sinal gosto muito. Ex: Metallica, Led Zeplin.
kiki, Ismah Desculpe, Estava muito apurado.
Estou aguardando novas sugestões, Obrigado ! :)
|
cassianorocha94 Membro Novato |
# mar/15
· votar
Alguem recomenda uma linha de estudos pra mim ? com base no que foi dito!
|
Sapopemba Veterano |
# mar/15
· votar
Rapaz, o que você precisa é de um bom professor. Faça aulas nem que seja uma vez por mês.
|
Jube Veterano |
# mar/15
· votar
Eu sigo a linha de raciocínio do Sapopemba, depois de muito tempo parado, resolvi voltar a tocar e desta vez com professor. É incrível a quantidade de detalhes e vícios que um prof consegue notar, mas principalmente, mostrar um caminho.
|
rcorts Veterano |
# mar/15 · Editado por: rcorts
· votar
cassianorocha94
Veja bem, eu não disse que o violão não te ajudaria. Mas se o objetivo for tocar violão, repertórios de violão, treine num violão.
Se o foco for repertórios e/ou técnicas de guitarra, treine numa guitarra. Se quiser tocar ambas as coisas tenha, treine e estude em ambos os instrumentos. Não tem atalho pra essas coisas. Lógico que violão e guitarra tem a mesma afinação, as mesmas posições de acordes, mesmos desenhos de escalas e tal, mas as técnicas e os repertórios são particulares de cada instrumento.
Eu costumo dizer aos meus alunos que violão e guitarra são ao mesmo tempo o mesmo e diferentes instrumentos.
Algumas técnicas, como fingerstyle por exemplo, você pode treinar tanto em violão quanto em guitarra, mas tapping, alavancadas, bends, por exemplo, são mais apropriadas para guitarra elétrica, enquanto tremolo clássico é extremamente apropriado para violão, mas pouquíssimo apropriado para guitarra elétrica.
Enfim, primeiro de tudo você precisa ter um foco, um objetivo preciso e as ferramentas certas para trabalhar em prol disso. O que o Sapopemba e o Jube te disseram também é válido.
EDIT: mais uma observação. O repertório de violão clássico pode sim te ajudar na visualização de acordes e técnica de violão. Mas se você quiser pegar músicas para violão de nylon como as que citou (Fagner, Peninha, bossa nova etc...) pode partir direto para o estudo de popular. Enfim, é saber qual seu objetivo e seguir um caminho específico para atingí-lo.
Tudo que você aprender será interessante de algum ponto de vista. Nada que se aprende é de todo perdito. Mas se o seu objetivo é violão popular, estude violão popular. Penso que a melhor lógica seja essa.
|
cassianorocha94 Membro Novato |
# mar/15 · Editado por: cassianorocha94
· votar
rcorts Muitoooo obrigadoo amigo, ajudou mto.
Cheguei a um foco meu objetivo é o fingerstyle, tem algum método ou site pra mim aprender, como começo nessa técnica ? Alguem me dê uma luz haha. Gracias.
|
rcorts Veterano |
# mar/15
· votar
cassianorocha94
Como em qualquer estudo, você tem que partir do básico, e só depois de dominá-lo partir para conteúdos mais avançados.
Pode pegar inicialmente os arpejos para violão de Dionísio Aguado. Esse vídeo do Farofa é excelente. E é um estudo também muito útil.
Há algumas músicas interessantes pra tocar com dedilhados que podem te ajudar na fase incial como Yesterday - Beatles, Why Worry - Dire Straits, Changes - Black Sabbath (arranjado para violão), Kansas - Dust in the Wind, entre outras, se eu lembrar de mais algumas deixo aqui para você.
Para violão clássico tem uma peça chamada Romance - de autoria anônima, muito interessante também para treinar dedilhado. Não é muito difícil e dá pra praticar dedilhados básicos. Moonlight Sonata também é uma peça adaptada para violão clássico mais fácil de tocar.
Um nome de referência em fingerstyle no Country é o Chet Atkins, se você tiver interesse nessa praia. O Chet influenciou vários guitarristas, dentre eles o aclamado Mark Knopfler (Dire Straits). Nesse vídeo, além de apresentar diversos exemplos de dedilhados, em 3:45 você pode ver um exemplo baseado no estilo do Mr. Chet. Um bom exemplo que vale a pena você tentar é The Entertainer
Do Mark Knopfler te aconselho a tentar essa
Se você quiser apronfundar ainda mais na onda do Country, tem uma técnica chamada Banjo Roll, muito utilizada no estilo. Vale a pena conhecer.
Quando você estiver mais avançado em dedilhados, se tiver interesse em violão clássico pode dar uma olhada em Asturias - Isaac Albeniz e Tico Tico no Fubá.
Samba, Bossa Nova se aproximam bastante no modo de dedilhar, sendo os baixos tocados com P obviamente, e as demais notas dos acordes puxadas com ima (indicador, médio e anular) juntos.
Se algum dia você se interessar pelo Flamenco, uma dica que eu dou é que o estilo tem dedilhados comuns ao violão clássico e outros estilos, porém a técnica de dedilhado no flamenco é algo diferente das demais, por isso nem vou adentrar aqui, exige um estudo muito específico.
E pra ter noção de um cara monstro em fingerstyle veja Tommy Emmanuel.
|
Baixão Membro |
# mar/15
· votar
Acho legal mesclar a prática com a teoria musical. Tríade, tétrade, intervalos, formação de acordes, escalas, campo harmônico, dedilhado dioniziano, solfejos, estudo no metrônomo, modos gregos, leitura e escrita no pentagrama... E é claro, a aplicação disso tudo à prática. Talvez, o multi instrumentismo seja um grande incentivador! A guitarra pode ajudar e muito! Existe muitas técnicas na guitarra que só somará à habilidade que você já tem! Lembre-se que guitarra pede cabo, pedaleira e amplificador! Um professor, também, é um grande investimento em evolução. Estudar autodidaticamente é bom. Mas, manter contato semanalmente com um professor é muito bom! Espero ter ajudado!
|
cassianorocha94 Membro Novato |
# abr/15
· votar
Galera muito obrigado, em questão da idade então ainda da tempo ? ecorts romance de amor eu toco inteira, toco minueto de bash tmb mano, vcs acham que da tempo ainda ? tou me dedicando de mais da conta hehe
|
rcorts Veterano |
# abr/15
· votar
cassianorocha94
Claro que dá cara. Continue firme.
|
cassianorocha94 Membro Novato |
# abr/15
· votar
rcorts, vlw amigão
|
cassianorocha94 Membro Novato |
# abr/15 · Editado por: cassianorocha94
· votar
rcorts tem como passar seu face pra mim, pra nós trocar algumas ideias ?
|
Ismah Veterano |
# abr/15
· votar
cassianorocha94
Pra pegar um pouco do rock, considere tocar algumas músicas do Roxette, todas fáceis de arranjar.
|
cassianorocha94 Membro Novato |
# abr/15
· votar
vlw amigão ;)
|
rcorts Veterano |
# abr/15
· votar
cassianorocha94
Cara, desculpe, não uso face, mas pode sempre deixar mensagens aqui ou vai lá nos recados que te ajudo no que puder. Abç.
|
cassianorocha94 Membro Novato |
# abr/15
· votar
vlw
|
Louco loucão Membro Novato |
# abr/15 · Editado por: Louco loucão
· votar
ai depende, vc quer ser um especialista em violão classico ou quer ganhar dinheiro com violão? se quiser ganhar dinheiro aprenda tocar musicas sertanejas e ache um vocalista. senao foque numa faculdade de musica.. la vc tera oportunidade de abrir seu leque e aprender de tudo. so que e mais puxado que simplesmente aprender em casa.
não que violão classico nao de dinheiro, só que pessoas para assistir vc tocar clássicos sera bem mais dificil, e vc tem que ser muito bom, e aqui no brasil nao tem chances vc teria que fazer apresentações na europa onde la dão mais valor aos violonistas...anão ser que encare violão como hobbie.
|
Ismah Veterano |
# abr/15
· votar
Louco loucão
Cara vc tá mais que enganado no que afirma... Música erudita em geral, tem apoio do estado. Pra vc ter ideia, músicos da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), ganham em média 4mil por mês, e tocam muito menos que 5 vezes por semana. Não sei dizer se ensaiam, mas como tocam por partitura isso é irrelevante.
E não associe o violão clássico a música erudita. Migrar deste para o fingestyle é barbada.
|
rcorts Veterano |
# abr/15
· votar
Ismah E não associe o violão clássico a música erudita. Migrar deste para o fingestyle é barbada.
Lembrando que fingerstyle é um estilo, ou melhor vários estilos de tocar que estão presentes desde peças para violão clássico até popular.
|
Louco loucão Membro Novato |
# abr/15
· votar
Ismah
ninguem tocou no assunto "musica erudita" é vc que esta falando..vc acha que é facil entrar para uma orquestra né? vc acha que só o cara fazer umas aulinhas e pronto! ja ta na orquestra ganhando 4k, 8k.etc... a principio a duvida do nosso amigo é sobre violão clássico e sobre tocar musicas populares..
vc é muito sabichão. ve se interpreta melhor meu texto escrito da proxima vez que vier me retrucar.
|
Ismah Veterano |
# abr/15 · Editado por: Ismah
· votar
Louco loucão
ninguem tocou no assunto "musica erudita"
Cara violão clássico (erudito é o termo mais correto) é lecionado 80% com músicas eruditas. Porque? Porque praticamente hoje não se compõe mais peças desse tipo. Todos os estudos quase datam da época, e ainda acima disso tudo, direitos autorais.
acha que é facil entrar para uma orquestra né? vc acha que só o cara fazer umas aulinhas e pronto! ja ta na orquestra ganhando 4k, 8k.etc...
Po bicho... Eu dei o topo... É reativamente fácil entrar numa orquestra, por triste que seja, poucos escolhem esse caminho. Se vc tem essa vontade, é bem provável que vc já escolheu o mundo erudito... E quem escolhe e investe nele, vai ficar bom para entrar numa orquestra. Ainda, mesmo as menores proporcionam uma remuneração razoável. E bem longe do que é tocar num bar a noite toda, seja samba, pagode, rock, sertanejo ou o que for...
vc é muito sabichão. ve se interpreta melhor meu texto escrito da proxima vez que vier me retrucar
Talvez, apenas talvez, esteja falando de minha experiência, que afirma abertamente oposição a sua.
rcorts estilos de tocar que estão presentes desde peças para violão clássico até popular
Está correto. É basicamente o tocar com os dedos, oposto ao tocar de palheta (flat pick). Mas a concepção que se tem hoje de fingerstyle, é um misto de arranjo de músicas populares, para violão clássico misturado com freestyle... Pode perguntar e que a maioria que quer aprender isso tem esse conceito.
Edit: faltou terminar a frase, sublinhei o que adicionei. rsrs
|
rcorts Veterano |
# abr/15
· votar
Ismah a concepção que se tem hoje de fingerstyle, é um misto de arranjo de músicas populares, para violão clássico misturado com freestyle... Pode perguntar e que a maioria que quer aprender isso tem
Concordo.
|
cassianorocha94 Membro Novato |
# mai/15
· votar
Bom galera, eu tive meu primeiro contato acredito que com 9 ou 10 anos, aprendi os acordes e tal e parei, depois voltei com uns 13 ou 14, depois 16 pra 17 e parei, pq não sou um cara fã de fazer muita base, não tenho dificuldades nenhuma, mas o violão solo me encanta. E minha dúvida é o seguinte: aos 19 bateu a paixão do nada por músicas eruditas, ( instrumentais) e eu ganhei um violão classico. Faz uns 3 ou 4 meses que estou estudando o método de mario mascarenhas e ja estou na pagina 56 de 90. Gostaria de saber se não esta muito tarde pra pegar firme no violão. Eu nunca tive esse contato com dedilhado, mas não estou tendo muitas dificuldades, aprendi partitura rapidão ( se estou com o violão 6 meses é muito), e adquiri uma velocidade boa também. hoje estou com 20 já até passo perto de afinar com o ouvido. Então a pergunta é: Estou velho pra começar firme ? (Só lembrando tenho a manhã inteira e de tarde até as 4 pra estudar)
OBS: Estou com essa dúvida porque tudo que eu vou em busca de fazer é pra ser o melhor.
|