Autor |
Mensagem |
DouglasGuitarArcustic Membro Novato |
# jan/15
Olá eu sou Douglas e o cavalete do meu violão arrancou ele é um giannini e comprei por R$ 200 e quero colar. Mas qual a melhor cola para esse serviço cola super bonder ou cola quente? Eu também não tenho grampo pra prender ele na hora da colagem o que eu faço pra prender? Obs: Tenho fazer esse trabalho sozinho já que na minha cidade não tem luthier.
|
Lelo Mig Membro
|
# jan/15
· votar
DouglasGuitarArcustic
Nem Super Bonder, nem cola quente... ambas não são indicadas para este uso. Isso é gambiarra!
O correto é cola de madeira (que como o nome já diz é feita para tal).
Mas tem de lixar muito bem o local de colagem de ambas a partes, marcar com precisão cirúrgica a correta posição do cavalete, usar grampos para prender corretamente, esperar o tempo de cura.
Resumindo, se não domina um mínimo (que eu suspeito, pois queria usar "super bonder"), entregue na mão de um profissional.
|
FsongB Membro Novato |
# jan/15
· votar
cara a quanto tempo vc tem esse violao ? seria mais viavel a compra de um novo caso o reparo fica caro mas d boas vai da tudo certo man !!
|
LeandroP Moderador |
# jan/15
· votar
DouglasGuitarArcustic
Se você não tiver como arranjar um "grampo" ou um "sargento", você pode improvisar com duas travessas de madeira embrulhadas em um tecido macio e alguns metros de barbante, como na figura abaixo:
[imagem]
|
Edson Caetano Veterano
|
# jan/15
· votar
A colagem de um cavalete dependendo de como soltou fica de 100/150 reais...
Ou seja, vai na casa de ferragens da sua cidade, compra cola de madeira, comece usar cordas leves e faz algum esquema para segurar a ponte no lugar
Se der certo deu, se der errado compra outro, um violão de 200 conto infelizmente não vale muito a pena consertar
|
Baixão Membro |
# jan/15
· votar
LeandroP Você está forçando o tampo pra baixo, nesse desenho! Que loucura, cara! O corpo do violão é oco! Não deve-se forçar desta maneira! Tem que fazer com um grampo tipo sargento. Se não tiver peça emprestado pra alguém. Mas não force o tampo pra baixo, pois pode quebrar a barra que fica internamente no bojo.
|
LeandroP Moderador |
# jan/15 · Editado por: LeandroP
· votar
Baixão
Eu já colei desta forma e deu certo. Com o grampo também pode estourar tudo. Só depende da força empregada. Mas leia novamente o que eu escrevi: "se você não tiver como arranjar um grampo..."
|
Lelo Mig Membro
|
# jan/15
· votar
Tópico Gambiarra Mode ON!
|
DouglasGuitarArcustic Membro Novato |
# jan/15 · Editado por: DouglasGuitarArcustic
· votar
Obrigado pelas respostas ajudou muito. Mas qual seria a melhor cola ente essas duas a super bonder ou a cola quente? Porque esse é só para tirar uns sons de mpb eu tenho outro,mas com cordas de aço.Esse é o que eu uso para shows tocar na igreja,etc
|
LeandroP Moderador |
# jan/15
· votar
DouglasGuitarArcustic Mas qual seria a melhor cola ente essas duas a super bonder ou a cola quente?
O Lelo Mig já respondeu:
Nem Super Bonder, nem cola quente... ambas não são indicadas para este uso. Isso é gambiarra! O correto é cola de madeira (que como o nome já diz é feita para tal).
|
inExperienced Veterano |
# jan/15
· votar
Se conseguir achar desta aqui
Loctite 495 Chapa ela, colei o cavalete do me violão com ela (tampo de cedro, cavalete de jacarandá), nunca mais soltou tem 6 anos. Já adianto, essa cola é foderosa. cola e vira pedra.
|
Lelo Mig Membro
|
# jan/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar
inExperienced
"...essa cola é foderosa. cola e vira pedra."
Mas não é indicada para madeira, isso é um adesivo de cianoacrilato, o uso é indicado para materiais plásticos. Não é o correto; o cianocrilato faz "fusão" plástica, em material não indicado ele cria uma "crosta" petrificada entre as partes.
Dá prá pregar um prego com um alicate? Dá, mas é gambiarra.
Caras... uma bisnaga de cola de madeira não custa nem 5 reais......pelamordedeus!
|
Johnny B. Goode Veterano |
# jan/15
· votar
Use a cola correta, eu tenho um Giannini GSX-15 desses baratinhos (até saiu de linha) e o cavalete também soltou. Colei usando uma cola plástica, coloquei 4 parafusos pra garantir o trabalho, coloquei cordas de nylon do tipo light e mesmo assim ele cedeu um pouco a parte de trás. Minhas dicas são: use cola de madeira, encontre um sargento (não pode ser o Pincel) e respeite o tempo de cura. Se você não fizer isso vai se arrepender, como eu. Aliás, existe um Giannini modelo GSF1R mini jumbo custando ~R$300, um pedaço de lixo nem passe perto, eu comprei um clássico bem ruim há 3 anos atrás e paguei isso (considere a inflação no período e a coisa fica ridícula) então dá pra notar a qualidade do instrumento...
|
Edson Caetano Veterano
|
# jan/15
· votar
a questão gambiarra, é fazer uma que funcione... Usar cola quente ou bonder a chance de soltar tudo na hora de colocar as cordas é de 98%, se passar, logo virá 100% nas primeiras músicas
|
inExperienced Veterano |
# jan/15
· votar
Edson Caetano
Usar cola quente ou bonder a chance de soltar tudo na hora de colocar as cordas é de 98%, se passar, logo virá 100% nas primeiras músicas
Como eu disse acima, tem 6 aos que colei o cavalete do meu violão, e nunca mais soltou, nem aparenta que vai. 6 ANOS.
Lelo Mig Mas não é indicada para madeira, isso é um adesivo de cianoacrilato, o uso é indicado para materiais plásticos. Não é o correto; o cianocrilato faz "fusão" plástica, em material não indicado ele cria uma "crosta" petrificada entre as partes.Dá prá pregar um prego com um alicate? Dá, mas é gambiarra.Caras... uma bisnaga de cola de madeira não custa nem 5 reais......pelamordedeus!
PELAMORDEDEU, para de querer ser o dono da verdade dos tópicos do Cifra Club. Todo tópico quer prevalecer suas idéias. Aff
|
Lelo Mig Membro
|
# jan/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar
inExperienced
Cara, não é questão de ser dono da verdade....
Incrível a mania de querer polemizar com questões absolutamente científicas. Não inventei, nem sou dono de fábrica de cola de madeira!
Pergunte a um marceneiro, carpinteiro, luthier, se os caras usam super bonder prá colar madeira.
Ah..esquece! Não vou perder meu tempo!
Faça o seguinte, amigo, a próxima vez que você precisar tratar de um dente, procure um proctologista!
|
Alex guitar man Veterano |
# jan/15
· votar
inExperienced Como eu disse acima, tem 6 aos que colei o cavalete do meu violão, e nunca mais soltou, nem aparenta que vai. 6 ANOS.
Tenho um amigo que anda sem sinto de segurança, há 10 anos dirigindo, e nunca morreu!!!! Há DEZ ANOS!!!
Tambem vou andar....
#seguindo sua logica
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jan/15
· votar
inExperienced Cara, o Lelo Mig está correto.... Se vc colou com cola Bonder e deu certo, na verdade vc deu é sorte....
|
Baixão Membro |
# jan/15
· votar
Faça o seguinte, amigo, a próxima vez que você precisar tratar de um dente, procure um proctologista!
Que legal! Ahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahah
|
inExperienced Veterano |
# jan/15
· votar
O cara tem um violão de 200 conto. Não tem os materiais corretos pra fazer o trampo, mas ele quer fazer, vai colar com cola madeira sem grampo como? Ai vem um esperto, manda no luthier e blá blá blá. Se o cara não tem condição ou é longe e ai? Meus dentes são na boca, se os seus são no ânus, vc deve ser uma aberração. Aqui tem uns Caras espertos que desencorajam até os caras se mudar a cor da palheta, tudo é leva pro luthier. E o dia que o cara se ver sozinho???
|
LeandroP Moderador |
# jan/15
· votar
inExperienced vai colar com cola madeira sem grampo como?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/320017/#9028302
Eu já colei assim, deu certo e tá colado até hoje. Não tive nenhum problema com o tampo ou da peça se soltar. Tem que usar a cabeça, porque não é uma gambiarra, mas saber se virar com o que tem em mãos. Gostaria de levar para o luthier resolver todos os meus problemas, mas nem sempre (quase sempre) eu posso. Por outro lado, sempre que vou fazer qualquer coisa semelhante, eu observo passo a passo, bem metódico mesmo.
|
joca marujo Membro Novato |
# ago/15
· votar
vou postar em breve alguns links de videos sobre este asunto, que ao mer ver deixa muita gente em duvida de qual colar usar, e como resolver seu grave problema definitivamente. jmarujoluthier
|
joca marujo Membro Novato |
# ago/15
· votar
perdi as contas de quantos violoes guitarras e contra baixo com os mais diversos tipos de poblemas que consegui recuperalos com pleno sucesso. muitos deles voltam depois de anos para trocar as tarrachas e percebo, o local do reparo perfeitamente intacto... uso a cola super bonder a mais de 30 anos nao vejo necessidade de usar outra, a questao é saber trabalhar com ela tenho alguns videos no meu canal se puder de uma olhada... espero ter ajudado https://www.youtube.com/watch?v=bZ523Fzo5tM VIDEO -colagem de braco e cavalete completo
.
|