Colar o cavalete de violão arrancado

    Autor Mensagem
    DouglasGuitarArcustic
    Membro Novato
    # jan/15


    Olá eu sou Douglas e o cavalete do meu violão arrancou ele é um giannini e comprei por R$ 200 e quero colar. Mas qual a melhor cola para esse serviço cola super bonder ou cola quente? Eu também não tenho grampo pra prender ele na hora da colagem o que eu faço pra prender? Obs: Tenho fazer esse trabalho sozinho já que na minha cidade não tem luthier.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/15
    · votar


    DouglasGuitarArcustic

    Nem Super Bonder, nem cola quente... ambas não são indicadas para este uso. Isso é gambiarra!

    O correto é cola de madeira (que como o nome já diz é feita para tal).

    Mas tem de lixar muito bem o local de colagem de ambas a partes, marcar com precisão cirúrgica a correta posição do cavalete, usar grampos para prender corretamente, esperar o tempo de cura.

    Resumindo, se não domina um mínimo (que eu suspeito, pois queria usar "super bonder"), entregue na mão de um profissional.

    FsongB
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    cara a quanto tempo vc tem esse violao ? seria mais viavel a compra de um novo caso o reparo fica caro mas d boas vai da tudo certo man !!

    LeandroP
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    DouglasGuitarArcustic

    Se você não tiver como arranjar um "grampo" ou um "sargento", você pode improvisar com duas travessas de madeira embrulhadas em um tecido macio e alguns metros de barbante, como na figura abaixo:

    [imagem]

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    A colagem de um cavalete dependendo de como soltou fica de 100/150 reais...

    Ou seja, vai na casa de ferragens da sua cidade, compra cola de madeira, comece usar cordas leves e faz algum esquema para segurar a ponte no lugar

    Se der certo deu, se der errado compra outro, um violão de 200 conto infelizmente não vale muito a pena consertar

    Baixão
    Membro
    # jan/15
    · votar


    LeandroP
    Você está forçando o tampo pra baixo, nesse desenho!
    Que loucura, cara! O corpo do violão é oco! Não deve-se forçar desta maneira!
    Tem que fazer com um grampo tipo sargento. Se não tiver peça emprestado pra alguém. Mas não force o tampo pra baixo, pois pode quebrar a barra que fica internamente no bojo.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/15 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Baixão

    Eu já colei desta forma e deu certo. Com o grampo também pode estourar tudo. Só depende da força empregada. Mas leia novamente o que eu escrevi: "se você não tiver como arranjar um grampo..."

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/15
    · votar


    Tópico Gambiarra Mode ON!

    DouglasGuitarArcustic
    Membro Novato
    # jan/15 · Editado por: DouglasGuitarArcustic
    · votar


    Obrigado pelas respostas ajudou muito. Mas qual seria a melhor cola ente essas duas a super bonder ou a cola quente? Porque esse é só para tirar uns sons de mpb eu tenho outro,mas com cordas de aço.Esse é o que eu uso para shows tocar na igreja,etc

    LeandroP
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    DouglasGuitarArcustic
    Mas qual seria a melhor cola ente essas duas a super bonder ou a cola quente?


    O Lelo Mig já respondeu:

    Nem Super Bonder, nem cola quente... ambas não são indicadas para este uso. Isso é gambiarra!
    O correto é cola de madeira (que como o nome já diz é feita para tal).


    inExperienced
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Se conseguir achar desta aqui

    Loctite 495
    Chapa ela, colei o cavalete do me violão com ela (tampo de cedro, cavalete de jacarandá), nunca mais soltou tem 6 anos.
    Já adianto, essa cola é foderosa. cola e vira pedra.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    inExperienced

    "...essa cola é foderosa. cola e vira pedra."

    Mas não é indicada para madeira, isso é um adesivo de cianoacrilato, o uso é indicado para materiais plásticos. Não é o correto; o cianocrilato faz "fusão" plástica, em material não indicado ele cria uma "crosta" petrificada entre as partes.

    Dá prá pregar um prego com um alicate? Dá, mas é gambiarra.

    Caras... uma bisnaga de cola de madeira não custa nem 5 reais......pelamordedeus!

    Johnny B. Goode
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Use a cola correta, eu tenho um Giannini GSX-15 desses baratinhos (até saiu de linha) e o cavalete também soltou.
    Colei usando uma cola plástica, coloquei 4 parafusos pra garantir o trabalho, coloquei cordas de nylon do tipo light e mesmo assim ele cedeu um pouco a parte de trás.
    Minhas dicas são: use cola de madeira, encontre um sargento (não pode ser o Pincel) e respeite o tempo de cura. Se você não fizer isso vai se arrepender, como eu.
    Aliás, existe um Giannini modelo GSF1R mini jumbo custando ~R$300, um pedaço de lixo nem passe perto, eu comprei um clássico bem ruim há 3 anos atrás e paguei isso (considere a inflação no período e a coisa fica ridícula) então dá pra notar a qualidade do instrumento...

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    a questão gambiarra, é fazer uma que funcione... Usar cola quente ou bonder a chance de soltar tudo na hora de colocar as cordas é de 98%, se passar, logo virá 100% nas primeiras músicas

    inExperienced
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Edson Caetano


    Usar cola quente ou bonder a chance de soltar tudo na hora de colocar as cordas é de 98%, se passar, logo virá 100% nas primeiras músicas

    Como eu disse acima, tem 6 aos que colei o cavalete do meu violão, e nunca mais soltou, nem aparenta que vai. 6 ANOS.

    Lelo Mig
    Mas não é indicada para madeira, isso é um adesivo de cianoacrilato, o uso é indicado para materiais plásticos. Não é o correto; o cianocrilato faz "fusão" plástica, em material não indicado ele cria uma "crosta" petrificada entre as partes.Dá prá pregar um prego com um alicate? Dá, mas é gambiarra.Caras... uma bisnaga de cola de madeira não custa nem 5 reais......pelamordedeus!

    PELAMORDEDEU, para de querer ser o dono da verdade dos tópicos do Cifra Club. Todo tópico quer prevalecer suas idéias. Aff

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    inExperienced

    Cara, não é questão de ser dono da verdade....

    Incrível a mania de querer polemizar com questões absolutamente científicas. Não inventei, nem sou dono de fábrica de cola de madeira!

    Pergunte a um marceneiro, carpinteiro, luthier, se os caras usam super bonder prá colar madeira.

    Ah..esquece! Não vou perder meu tempo!

    Faça o seguinte, amigo, a próxima vez que você precisar tratar de um dente, procure um proctologista!

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    inExperienced
    Como eu disse acima, tem 6 aos que colei o cavalete do meu violão, e nunca mais soltou, nem aparenta que vai. 6 ANOS.

    Tenho um amigo que anda sem sinto de segurança, há 10 anos dirigindo, e nunca morreu!!!! Há DEZ ANOS!!!

    Tambem vou andar....

    #seguindo sua logica

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    inExperienced
    Cara, o Lelo Mig está correto....
    Se vc colou com cola Bonder e deu certo, na verdade vc deu é sorte....

    Baixão
    Membro
    # jan/15
    · votar


    Faça o seguinte, amigo, a próxima vez que você precisar tratar de um dente, procure um proctologista!

    Que legal! Ahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahah

    inExperienced
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    O cara tem um violão de 200 conto. Não tem os materiais corretos pra fazer o trampo, mas ele quer fazer, vai colar com cola madeira sem grampo como? Ai vem um esperto, manda no luthier e blá blá blá. Se o cara não tem condição ou é longe e ai?
    Meus dentes são na boca, se os seus são no ânus, vc deve ser uma aberração.
    Aqui tem uns Caras espertos que desencorajam até os caras se mudar a cor da palheta, tudo é leva pro luthier. E o dia que o cara se ver sozinho???

    LeandroP
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    inExperienced
    vai colar com cola madeira sem grampo como?

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/320017/#9028302

    Eu já colei assim, deu certo e tá colado até hoje. Não tive nenhum problema com o tampo ou da peça se soltar. Tem que usar a cabeça, porque não é uma gambiarra, mas saber se virar com o que tem em mãos. Gostaria de levar para o luthier resolver todos os meus problemas, mas nem sempre (quase sempre) eu posso. Por outro lado, sempre que vou fazer qualquer coisa semelhante, eu observo passo a passo, bem metódico mesmo.

    joca marujo
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    vou postar em breve alguns links de videos sobre este asunto,
    que ao mer ver deixa muita gente em duvida de qual colar usar, e como resolver seu grave problema definitivamente. jmarujoluthier

    joca marujo
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    perdi as contas de quantos violoes guitarras e contra baixo com os mais diversos tipos de poblemas que consegui recuperalos com pleno sucesso.
    muitos deles voltam depois de anos para trocar as tarrachas e percebo, o local do reparo perfeitamente intacto... uso a cola super bonder a mais de 30 anos nao vejo necessidade de usar outra, a questao é saber trabalhar com ela tenho alguns videos no meu canal se puder de uma olhada... espero ter ajudado https://www.youtube.com/watch?v=bZ523Fzo5tM VIDEO -colagem de braco e cavalete completo


    .

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Colar o cavalete de violão arrancado