introdução para aprender

    Autor Mensagem
    bobi10
    Veterano
    # jan/15


    tenho uma duvida sobre tirar musica de ouvido ? é importante treinar a tocar a intro da musica? ou posso treinar indo direto na letra

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    bobi10

    Treino é treino. Jogo é jogo.

    Pode treinar só no refrão se quiser...

    bobi10
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    meu problema maior é que toco todas musicas sem intro ,mas não tenho muito sucesso,e quando estou tocando e canto me perdo nas notas

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    bobi10

    Normal. Cantar e tocar exige muito de uma pessoa.

    bobi10
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    sim concordo, mas quando disse que me perdo ,eu quis dizer que me perdo é em que nota ir ,não em encaixar as notas nisso sou fera ate demais tenho bastante distresa para tocar é so o ouvido mesmo que to tentando achar um jeito mais facil de treinalo

    rcorts
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    bobi10

    Ouvido se treina com tempo, um instrumento bem entonado e afinado, além de músicas tocadas corretamente. Por isso é importante pegar transcrições de alguém mais experiente e seguí-las a risca, pois isso também ajuda a treinar o ouvido. Você pode comparar o que está tocando (corretamente) com a mesma canção gravada (mas precisa ser a mesma versão), e então seu ouvido vai sendo treinado a afinar os sons.

    Normalmente quando a gente começa a aprender guitarra tira algumas coisas de ouvido e elas estão 80% fora. Depois de algum tempo elas estão 50% fora. Mais alguns anos e estão 20% fora. Passa-se mais algum tempo e você está tirando as notas com 95% de exatidão.

    Músicos muito bons conseguem em torno de 98% de exatidão. 100%, acredito eu que com ouvido absoluto, ou com 2 ou mais músicos experientes fazendo a transcrição da mesma música, assim uma parte em que um der um pequeno vacilo pode ser que o outro tire de ouvido certo, e vice-versa.

    bobi10
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: bobi10
    · votar


    obrigado RCORTS,vou continuar tentando apesar de achar que mesmo assim vai ser meio dificil pois acho que quis aprender um pouco tarde
    estou com trinta e quatro e ja estou uns tres anos treinando e não consigo me livrar das cifras para tocar corretamente,mas tem um porem ,somente a uns tres meses que fui pegar a tabela de campo harmonico e querer treinar o ouvido,por isso a minha duvida com intro

    LeandroP
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    Ismah
    Treino é treino. Jogo é jogo.

    Pode treinar só no refrão se quiser...



    Sensacional rsrsrs

    rcorts
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    bobi10

    Eu sei que quando estamos mais velhos temos mais tarefas, menos tempo, mais vontade de não fazer nada. Estou com 31, mas com dois filhos pequenos em casa, então dá pra imaginar né. Por exemplo, hoje eu vivo cheio de projetos que "ainda vou realizar este ano" (he he!, sonhar não custa).

    Mas, quanto a isso, não pense assim, sempre é hora de aprender algo cuja vontade é maior que os obstáculos. Se você com 31 anos decidiu aprender a tocar, é porque realmente isso de alguma forma fazia a sua cabeça. Então, não se cobre tanto, na nossa idade não somos mais como a molecada de 12 que pode facilmente treinar 8 horas por dia, porém temos um quê a mais de maturidade pra saber valorizar nosso pouco e precioso tempo, e isso pode ser um diferencial positivo, se você for capaz de administrar essa vantagem.

    Se você está tocando há 3 anos, não se preocupe, esse é o tempo que o ouvido leva para começar a amadurecer pros sons. Tenho algumas dicas para tirar de ouvido no meu blog. Lá você pode conferir principalmente algumas dicas não relacionadas à teoria musical em si, mas o pouco que eu adquiri com a experiência de violão e guitarra eu compartilhei nessa postagem. Algumas coisas que me atormentaram por anos e num belo dia eu encontrei um caminho aqui, outro ali, e aos poucos as coisas foram se resolvendo.

    Espero que você não desanime por isso. Boa sorte aí brother.

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    bobi10

    Talvez o problema seja estar tocando isolado. Eu aprendi 89% do que eu sei tocando com outros músicos. Isso me forçou a pegar coisas que as cifras não contam.

    O campo harmônico de pouco, ou nada te servirá, caso não entenda as progressões - que são os caminhos que uma música leva.

    rcorts
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Ismah
    O campo harmônico de pouco, ou nada te servirá, caso não entenda as progressões - que são os caminhos que uma música leva.

    Que heresia! jamais subestimes o campo harmônico! k kkk. brincadeiras à parte, ter uma noção de campo harmônico é útil , nem que seja para limitar o rol de acordes a se procurar numa música (pelo menos na fase inicial do treinamento do ouvido).

    É lógico que após o ouvido estar melhor treinado é interessante ter noção de alguns tipos de progressão, que podem ser úteis num acompanhamento de improviso, como você bem citou.

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    rcorts

    Não me fiz entender claramente. Quis dizer que não adianta eu decorar

    IM IIm IIIm IVM VM VIm VIIº ou Im IIº IIIM IVm Vm VIM VIIM

    se não souber o que fazer com isso. Quero dizer não adianta o carro, e a habilitação, se não tiver pra onde ir. Terei o conhecimento, mas não condição de aplicá-lo.

    É preferível entender que existe relação entre as escalas, e seus acordes, primeiro, que pensar em campo harmônico. Jogo uma jujuba que o cidadão não tem noção do básico.

    Assim, saber a composição (campo harmônico) de um tom maior, menor não ajuda em nada. Como nas palavras dele me perdo é em que nota ir, a intuição de cantor (bom ou mau, não vem ao caso), diz que é hora de partir pra outra, mas pra qual partir que é o problema.

    Progressões é uma lógica a ser seguida, não serve para todas, mas 90% das músicas populares.

    Treinaria tempo (compassos, não batida) também, o que permite que ele toque introduções/interlúdios sem voz.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a introdução para aprender