violão com som de guitarra

    Autor Mensagem
    lipesom
    Membro Novato
    # dez/14


    comprei o violão serie canada vancouver ,e quando ligado na caixa de som fica com som de guitarra .oque eu faço para deixar com som de violão?

    Slash_1989
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    não ligue na caixa de som.

    kiki
    Moderador
    # dez/14
    · votar


    lipesom
    o que voce chama de som de guitarra?
    o amplificador não está com a distorção ligada?

    RafaelBernatto
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: RafaelBernatto
    · votar


    lipesom

    Pelo que pude deduzir (pela falta de informações) esse som "de guitarra" é o do violão "plugado".. Resultado do captador tipo piezo... Que é um sensor que foi colocado em baixo do rastilho ou pestana do cavalete... Que produz esse som "vagabundo" aí rsrs..

    Pra que saia um som "natural" nas caixas... Ou você troca a captação... Ou usa um pedal tipo o Fishman Aura (~R$1000,00) que simula essa "naturalidade" a partir desse seu captador piezo.

    Hoje, o que eu achei mais interessante, em termos de timbre, nesses captadores modernos que usam um microfone foi o LR Baggs Lyric... (~R$1000,00, também) Que é um microfone colado por dentro do violão, ali perto de onde fica o cavalete.
    Ou um Lr Baggs Anthem Sl, que tem também um piezo e faz um mix dos sons... (tira os graves do piezo e os médio+agudos do mic)

    Mas baseado no preço que você deve ter pago pelo instrumento, fica realmente inviável essas opções...

    O que eu recomendaria por hora, seria um Lsm GB220D (R$180,00 no aliexpress), que é "aparentemente" uma versão "ching-ling" do Lr Baggs Anthem Sl... (Piezo+Mic)

    Esse eu tenho, e posso dizer que é bom...

    Ainda não fiz um review pois não tive a oportunidade de testar o feedback desse mic num palco... Mas logo que conseguir volto pra postar uns samples...

    Até dois meses atrás (que foi quando parei de pesquisar sobre o som dele) tinha só dois vídeos com o som desse captador mas com muitos efeitos, ou seja, não dava pra ter uma ideia real do que estava por vir...

    Nesse tópico aqui tem um cover que gravei com esse captador... (tem uma sobra de som vindo do condenser que usei na voz e uns efeitos que coloquei sem muito critério rs.. que acabam "desqualificando" um pouco a avaliação... só pra quem ficou curioso mesmo rsrs)

    Logo que testar "on-stage" volto pra dar uma "luz" pra galera porque tem muito pouca coisa sobre esse "Lsm" por aí...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    lipesom
    Não precisa nada disso...
    Basta configurar a equalização do amplificador (pesquise meu rapaz...), embora o ideal para violão seja amplificador de baixo e não de guitarra.
    Não se equaliza violão como guitarra, e, se for factível, compre isso aqui:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-608113053-pedal-violo-behringer -adi-21-v-tone-modelador-acustico-_JM
    Abç

    lipesom
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    muito obrigado por resolver minha duvida

    Buja
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Basta configurar a equalização do amplificador (pesquise meu rapaz...), embora o ideal para violão seja amplificador de baixo e não de guitarra.

    Aproveitando o topico ja aberto, poderia me tirar uma dúvida mestre:

    Eu estou com um baixolão e um violao, porem nao tenho amp por enquanto.
    Estava pensando em comprar um amp de baixo para o baixolao, mas, na safadeza, iria tocar o violao com este amp de baixo.

    Porem tenho algumas duvidas. Nao quero comprar um amp muito potente, (digamos 200w) de baixo, porque nao tenho ambiente pra isso.

    Então pensei na possiblidade de comprar um amp para violão, esses modelos acusticos, e usar com o violao e o baixolao.

    Com seu comentario, gostaria de confirmar:
    Seria mais interessante um amp de baixo mesmo, ou amp de violao? E porque?

    Obrigado mestre.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Buja
    Não faça isso.
    Compre de baixo mesmo. Um de 50/60 WRMS serve bem para o baixolão e para o violão. Um de violão tem falantes menores e não vai aguentar as frequencias mais graves do baixolão, mas a recíproca NÃO é verdadeira.
    E vc pode fazer o seguinte:
    Comprar um desses:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-617574315-pedal-seletor-canal-a b-box-n-boss-mxr-oneer-beringuer-_JM
    Ligar o violão numa entrada e o baixolão noutra, e ANTES da entrada do A/B box (depois do instrumentos) um (na verdade 2) equalizador (pode ser de guitarra ou de baixo mesmo e (talvez, para o violão, um chorus, por exemplo). Pronto, vc tería um sistema simples, fácil e funcional para os 2 instrumentos. Daría para umas "gigs" de som acústico bacanas.
    O amp, recomendo esse:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-604453797-cubo-orange-crush-50- bxt-bass-_JM
    Se o orçamento estiver "apertado", esse:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-604471165-amplificador-para-con tra-baixo-staner-modelo-shout-110b-_JM
    Abç

    Buja
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Obrigado mestre.

    Realmente ja pensava que o falante de amp acustico pequeno nao reproduziria graves bem nao.

    Sou louco com um cubo orange, acho que até vale mais a pena um orange de 12" de 50w do que um staner de 100w com falante de 10", apesar de ja estar acostumado a ensaiar com um bx200.

    Agora so me tira uma duvida rapidinho: esse ab/box da pra tocar os dois instrumentos simultaneamente, ou tenho que pisar no foot pra tocar violao/baixolao?

    Pergunto isso, porque, sim, eu sei que é gambiarra, mas ter a possiblidade de tocar junto com minha esposa ao mesmo tempo no mesmo amp seria interessante.

    Senao talvez procuro um amp com dois canais, apesar de que nao acredito que seja simples de encontrar, nem sei se existe pra comprar, assim disponivel em loja.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Buja
    Quando vc pisa no A/B box vc "escolhe" a fonte.
    Não dá pra tocar junto não, ou é um ou é outro.
    Aliás, ligar 2 instrumentos num amp só é ANÁTEMA! Não faça isso.
    É preferível que vc compre 2 amps menores e mais baratos a ligar 2 instrumentos num amp só.
    Estou falando isso em relação à amps de instrumentos, pois, tendo mesa e caixas dedicadas, daí, dá; mas o custo aumenta muito...
    Abç

    Buja
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola


    Pode deixar mestre. Acabei de ver a resposta no anuncio mesmo. É um ab/box true bypass comum. Nao da pra tocar os dois simultaneamente.

    Voce conhece alguma opcao pra isso? Um DI de 2 canais resolveria?

    Como cada instrumento tem seu proprio eq, pensaria em deixar o amp flat, e tocar os 2 instrumentos num amp so. Da pra fazer ou é muito imprudente?

    Buja
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Entendido. Vou aos poucos entao fazer do jeito certo. 2 amps é o melhor. Muito obrigado mestre.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Buja
    Cara, leia o que escreví acima.
    Ligar 2 instrumentos num amp só (de instrumento) não dá...
    Abç

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Buja
    Eu uso um pedal assim, os dois instrumentos plugados é uma única caixa... Basta pisar e usar o que quiser sem se preocupar com cabo, tranquilo e olha que fazia com o Behringer ab200 que é tosco

    O legal dos AB que pode ter dois IN é um Out ou o contrário dois Out é um IN, pode querer inverter e trocar entre Amps kkk

    Mas ele não é um pedal de mixer, funciona ou um ou outro, os dois juntos não

    Eu compraria um Amp de dois canais, sempre tem modelos com dois canais um Hi e outro Low gain... Ainda mais em baixos

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Atrasado né kkk... Mas reitero, não é ideal, mas os amps de baixo ou teclado com dois canais um Hi e outro Lo dá certo, bastaria deixar o pré de um mais alto e o outro mais baixo

    Não é ideal, mas rola, cansei de tocar muiiiitas vezes com mixer a banda toda misturada em um único falante de 15...

    Creio que você não vai arrebentar a boça do balão , se é para curtir eu iria em um de baixo bacana nesta forma, a cobaia que usei e uso até hoje é o QX200 da meteoro

    Buja
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Edson Caetano
    É verdade. Eu usava o behringer ab200. Vendi porque ele so funciona com fonte ou na bateria, e é um comedor de bateria.
    Servia quando eu tinha um set de guitarras e alguns pedaizinhos e gostava de manter configuracoes diferentes.

    Mas sempre senti falta de fazer uma gig com um pessoal com um amp so.
    Ja até usei aqueles nulladaptadores p10 duplos, mas aquilo é terrivel, degrada o sinal que é uma beleza.

    Bom, o negocio mesmo é ter dois amps, cada um com o seu papel, como diz o Mauricio Luiz Bertola.

    Valeu mano.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Buja
    Ou... Se for para tocar em casa com a patroa, uma multiuso com algumas entradas... Coloca o que quer mais mics e faz a festa

    Vejo muita gente com caixas ativas também, fazendo inclusive com baixo

    A teoria é sempre boa, ter um equipo para cada coisa, mas a realidade $$ faz a gente improvisar, se o intuito for profissional esqueça minhas divagações kkk

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Edson Caetano
    Cara, isso que vc descreveu NÃO SÃO 2 canais, mas duas entradas com grau de pré amplificação diferentes (para instrumentos ativos e passivos, ou um ou outro).
    Amps, mesmo de baixo de alta potência que são Bi-amp (tem 2 seções de amplificação separadas mas que podem ser ligadas em "bridge") são MUITO caros, o que não é o caso aqui.
    Ligar 2 instrumentos num cubo só degrada violentamente o sinal e "estressa" o alto falante, que é "obrigado" a reproduzir 2 gamas de frequencias distintas, coisa para a qual eles não foram projetados.
    Abç

    Buja
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Na meu caso, sao dois instrumentos com saida xlr que eu queria ligar em qualquer reprodutor de audio com um minino de qualidade, num volume audivel para uma sala de estar de 30m².

    É isso. Como a patroa nao toca com frequencia, eu usaria ele pra gravar com um mic dinamico na boca do falante, um instrumento de cada vez.

    So nao queria que fosse um amp muito ruim (ruim aqui quer dizer, som xoxo, sem brilho, morto).
    Queria algo que, se quiser tocar violao, sai brilhante. Se quiser tocar baixo, sai um grave razoavel.
    Ja toquei em caixas multiuso.
    O som sai, da pra tocar baixo, violao, voz, karaoke, saida de pc, celular, mp3, ou seja toca tudo. Parece ser até flat.
    Mas estraga facil. A minha por exemplo, com 3 meses de pedal de drive com ganho plugado nela, foi virando som de fuzz, depois som de abelha, depois fritou. Foi pro lixo. Era uma LX60. Por isso nao gostei.

    Mas realmente, pra tocar com dois canais (canais eu digo, 2 inputs) era tinha jeito.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Concordo plenamente com você, mas estou pensando em um quadro mais ameno, Baixolao e violão para uso doméstico...

    Você está certo, repito de novo, mas... Usei muito e muito e muito exatamente do jeito que eu disse, mas um amp de baixo, o falante aguenta porrada, não é a frequência do violãozinho que vai estressar alguma coisa ali... Mas vejam bem é por conta e risco de cada um, eu não recomendo ( mas comigo funcionou por muito tempo em épocas mais de vacas mais magras )

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Edson Caetano
    Pódiscrê!
    abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a violão com som de guitarra