Plugins Vst que simulem amplificador de violão, existe?

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/14


    é mais uma curiosidade do que a busca por um timbre especifico....

    estava dando uma olhada no amplitube, milhares de amplificadores e caixas de guitarra e baixo, mas nenhum amplificador de violão no meio das simulações?

    existe? não existe, por que?

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Cara, imagino que não. Até pq, quando gravamos um violão procuramos o som dele o mais limpo possível, e de preferência captado por um microfone, sem cabos, sem linha, só o violão e nada mais.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    NINO_D.BOB
    é muito comun se gravar (pelo menos violões eletro acusticos) microfonado , mas com uma ligação em linha só pra garantir sobre as mil e uma eventualidades que podem acontecer dentro de um take perfeito.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    rhoadsvsvai

    Não creio ser necessário.

    Pluggins de violão existem muito bons, perfeitos. Soundfonts também.

    Depois, você pode gravar direto "em linha virtual" ou escolher amplis, gabintes, tipo e posição de microfones, ou seja, igualzinho faria no mundo real, usando amps, prés, módulos de rack studio, igualzinho faria no mundo real.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Faz sentido.. Se não tem, acho que podia ter.. Toquei num meteoro pra violão ele deu uma encorpada boa... A Fender mesmo tem um tal de acustasonic (se não me engano)...
    Porém já vi artistas utilizarem amps de guitarra .. Chris Cornell por ex. já vi tocando com um Vox.. Não integralmente.. mas enfim..

    (Vou dar uma pesquisada depois, tô no cel)

    SkyHawk
    Membro
    # ago/14
    · votar


    rhoadsvsvai
    Não sei se é exatamente ao que vc se refere, mas existem simulações de violão acústico aço, violão de nylon e violão de 12 cordas que vc consegue com muita perfeição usando uma guitarra comum.

    entamoeba
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    SkyHawk,
    Tenho interesse nessas simulações. De que vst você está falando?

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/14 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Guitar Rig e Amplitude tem sim amps pra violão. Lembrando que o programa não é específico para guitarra. As simulações de amps são simulações de amps! Hehe Não tem obrigatoriamente que tocar guitarra elétrica. Lembrando que, em inglês, Accoustic Guitar significa violão. A palavra "guitar" está ligada a ambos os instrumentos.

    O Amplitube sequer menciona guitar em seu nome.

    Olha, basta procurar no YouTube por Amplitube Accoutic Guitar.

    Abs

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Também não sei se é bem isto que você procura ou pequisa.

    O Kontakt tem vários efeitos voltados para os violões.

    http://www.orangetreesamples.com/evolution-acoustic-guitar-steel-strin gs

    O Evolution acustico guitar steel tem um som impressionante.
    É um instrumento virtual de alta qualidade.
    Escute as demos. (logo no início da página)

    E em loops (kits de construção tem vários) tem vários como os da Big Fish Áudio, que também usar os efeitos internos do Kontakt através de scripts (linguagem de programação)
    Um bom exemplo é o Steel e Wood.

    http://www.bigfishaudio.com/detail.html?1;16;1:::::::::::steel:517984

    Tá certo que neste caso se trata somente de loops (e óbvias limitações) que rodam dentro do Kontakt, mas tem uma parte de efeitos que é sensacional.
    E nesta séria KLI, tem baterias muito boas.

    Eu tenho o Kontakt completo é muito complexo, simplesmente no ramo não existe nada igual.
    E estou aprendendo a usar os efeitos internos nos instrumentos virtuais, em vez dos efeitos externos, e cada vez mais fico surpreso com a qualidade dos recursos.

    GabrielLiverpool
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Alguém poderia me dizer o que faz alguns violões serem melhores que outros ? Pq ouvi uma pessoa dizendo "Nossa esse seu violão é muito bom queria ter um desse, melhor q o meu" e eu n consigo entender o que pode fazer um violão ser melhor que outro sendo que a afinação é igual pra todos. Alguém explica ?

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Gabriel

    São inúmeros os fatores que fazem um violão ser melhor que outro.
    A começar pela qualidade em geral, mas são centenas de detalhes.
    E a afinação não é igual, tem violões que não mantém uma boa afinação e existem violões tão ruins que nem se consegue afinar bem.
    Varia muito principalmente se considerar o preço, desde cento e poucos reais a milhares de dólares.
    E os melhores violões não são feitos por fábricas normais mas sim por Luthier (por encomenda), um profissional de construção e reparos de instrumentos.
    Assim existem violões para quem esta começando e outros de nível superior.

    Pontos de atenção:
    01- qualidade dos materiais
    madeiras usadas nas diversas partes do violão, tarachas e outros.
    A madeira influência muito.
    02- Braço
    03 - Características do timbre; (depende da caixa de ressonância)
    04- tipo de acabamento (aqui pode existir muitos detalhes, alguns decorativos, outros influenciam no som)
    05- estrutura; (tampo, fundo, cavalete etc..)
    06- afinação (facilidade de afinar e de manter a afinação)
    07- confortável de tocar; (o violão tem que ser apropriado ao corpo da pessoa que toca, mãos etc...)
    08- tipos de corda a usar;
    09- com ou sem amplificação; (o materiais e opções variam)
    10- entre outros pontos, que devo ter esquecido.

    Sempre que for comprar um violão novo leve junto alguém mais experiente para testar o instrumentos e avaliar cada parte.
    E depois que comprar é bom levar num Luthier para fazer as regulagens e ajustes necessários.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Lelo Mig
    Depois, você pode gravar direto "em linha virtual" ou escolher amplis, gabintes, tipo e posição de microfones, ou seja, igualzinho faria no mundo real, usando amps, prés, módulos de rack studio, igualzinho faria no mundo real.

    mas é desses plugins que tou perguntando justamente


    RafaelBernatto
    com amp de guitarra o violão soa descaracterizado, é uma boa pra quem procura timbres diferentes no violão,mas a ideia do ampli de violão é que ele te de som de violão.

    SkyHawk
    não ,não tou falando de VSTI que seriam instrumentos virtuais, tou falando de simualações de amps de violão pra tocar o instrumental real encima (algo que funcionasse como uma pedaleira de violão no pc, assim como o amplitube guitar rig etc funcionam como uma pedaleira de guitarra e baixo)MauricioBahia
    eu procurei no youtube, e o maximo que achei foi um cara usando o reverb do amplitube.
    o amplitube não tem amps de violão,pelo menos até a versão 3.12 (que é a que eu tenho)
    claro que da pra usar os amps de guitarra num violão,mas um amp feito pra violão mesmo, tem caracteristicas diferentes de um amp de guitarra.

    GabrielLiverpool
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Adler3x3

    Pow cara vlw a resposta saiu melhor do que eu imaginava, obg pelas informações, n sabia nem que existia esse Luthier, vou pesquisar mais sobre o assunto e violões de qualidade e quem sabe meu próximo Violão possa ser até por encomenda :D enfim valeu pela resposta !!

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/14
    · votar


    rhoadsvsvai

    "mas é desses plugins que tou perguntando justamente..."

    Exato, existem vários amps que não são "para guitarra elétrica".... o MauricioBahia escreveu o que eu queria dizer, de forma bem melhor.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/14 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    rhoadsvsvai: assim como o amplitube guitar rig etc funcionam como uma pedaleira de guitarra e baixo

    Aí que tá. Não são específicos pra electric guitar ou bass guitar. Accoustic Guitar também. Todos são "guitar", captou? :) Eu já cansei de gravar violões nos canais clean de amps do Amplitube e Guitar Rig. Experimenta só!

    Logo na busca tem esse cara:



    outro exemplo:



    MMI
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: MMI
    · votar


    rhoadsvsvai

    Plugins de violão?

    Veja bem, não é a mesma coisa de guitarra. O violão tem som próprio, diferente das guitarras (principalmente as sólidas, que vou me referir aqui) que praticamente não tem som próprio. O som da guitarra precisa de um amplificador e este vai timbrar o som que chega nele. No violão não. O que se quer num violão é que se amplifique o som que ele produz, do som que ele emite, com a mínima coloração possível. Por isso pouco importa se o amplificador do violão é um Fender Acoustasonic, um Vox AGA150, um Marshall AS100D, um Meteoro Acoustic V70 ou ligar direto num PA. Claro que eles tem diferenças, mas muito menores que entre os similares de guitarras, as diferenças são muito mais nos efeitos, anti-feedback etc. do que no timbre da amplificação em si. A amplificação neste caso requer algo bem transparente.

    O que se deseja num violão é o som dele, que ele emite. Por isso que se grava muitas vezes com microfones no violão e não com microfones no amplificador de violão. O que se tem para violão em linha são, por exemplo, os "despiezadores", que seriam formas para reduzir o som de piezo da captação em linha deles. Um exemplo muito bom seria o pedal da Fishman, o Aura. E pouco importa o amplificador de violão plugado nele ou se vai num PA, tem um peso muito menor. Dá para fazer alguma coisa neste sentido com plugins, tentar tirar o som de piezo e simular o som do violão microfonado, que seria o ideal.

    Os amplificadores de violão se diferenciam mais pelo anti-feedback, reverb, potência, headroom, dispersão do som etc. Eu gosto muito dos AER que são caros e raros aqui, mas na falta deles os sistemas da Bose L1 são muito bons e tem uma ideia semelhante. Mas a ideia da amplificação é ser transparente, o que seu pré da interface já resolve. No Kemper Profiling Amplifier até se consegue uns profilings desses amplificadores, mas são muito mais para que se possa também usar violões nele, eventualmente guitarras archtops, mas também para que fique prático, sirva para esse nicho e que se possa usar os efeitos, como reverb, compressor e delay dele.

    Em resumo: para violões, foque muito mais na qualidade do instrumento e na captação, seja num bom captador para gravar em linha ou mesmo numa boa microfonação. Plugin para simular amplificadores de violão é perda de tempo...

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/14
    · votar


    MMI: E pouco importa o amplificador de violão plugado nele ou se vai num PA, tem um peso muito menor.

    É isso aí que eu queria explicar! hehe

    Abs!

    MMI
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    MauricioBahia

    Isso aí! Para violão o que se quebra a cabeça é muito mais na captação.

    Achei um vídeo que queria postar:



    Alex guitar man
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Mais uma vez estarei perdendo a oportunidade de ficar calad.

    Isso tudo em base no violão de Aço, pelos meus testes em violões de nylon captados o som soa um pouco agudo, ruidoso, aparece muito o som da unha relando nas cordas, isso é tão fato que amplificadores de violões vem com uma chave para desligar o tweeter para amenizar esses sons ruins, um dia desses, peguei um violão de nylon que sempre ficou com som ruim na mesa devido aos agudos e pluguei em uma amplificador de contrabaixo com falante de 15 polegadas, e advinha, o som ficou ótimo, ótimo mesmo, perdeu aquele som horrivel, ficou um som macio, o mesmo aconteceu quando liguei no amplificador de guitarra, mas não tão bem, pois ouve um grande incomodo em uma frequencia que eu não consegui atenuar, com isso, aprendi a usar o violão de nylon com a simulação de amp de contrabaixo junto com a simulação de falante...

    Alguem pra comentar??

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    MMI

    "No violão não. O que se quer num violão é que se amplifique o som que ele produz, do som que ele emite, com a mínima coloração possível."

    Matou à pau! É isso!

    rhoadsvsvai

    O desejado é manter o som do violão o mais real possível, as alterações feitas são para corrigir falhas, até mesmo melhorar o som de um instrumento ou microfone ruim, o que não deixa de ser uma correção/alteração, ainda que necessária. Prá isso, qualquer ampli/equalizer/filtro e etc. teoricamente serve, desde que se consiga o timbre desejado. (por isso citei a porrada de pluggins de amplis, prés e etc presentes nos diversos pacotes).

    Vinny San
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Existe algum tipo de plugins que toque violão ou guitarra, no estilo dos plugins de construção de bateria ?
    Ex: O Addictive Drums e o EZDrummer, já vem com alguns grooves prontos, onde você vai encaixando e ajustando eles. Minha ideia é se existe algum programa em que eu digito ou escolho o acorde, digo a velocidade ou numero de batidas, e ele executa.

    Acredito que não exista, mas vai que milagres existam...rs

    RafaelBernatto
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Vinny San

    Eu gosto e tenho uns da Ample...

    Mas tem vários no mercado... Esse da OTS... Google it!

    marcelosz
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Vinny San
    Melhor que eu já vi até hoje: Native Instruments Session Guitarist Strummed Acoustic

    RafaelBernatto
    Veterano
    # out/15
    · votar


    marcelosz

    Massa.. Nunca usei esse... Vou testar!

    Adler3x3
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    marceloz

    Este Session Guitarist Strummed Acoustic, parece ser bom..
    Mas serve para fazer uma base, e os solos e dedilhados, vai ter que ter outros, e com o dólar a mais de R$ 4,00 não vai ser fácil comprar., se o de base custa U$ 99.00 os outros vão ser equivalentes.
    Não tá fácil, você olha o preço e só 99,00 mas para nós tem que multiplicar por mais de 4, e ser for para ter completo fica inviável a compra, ainda mais se considerar slides, o conjunto todo vai custas mais de R$ 1.200,00 fora impostos e taxas.
    Edit:
    E muito dinheiro para um violão virtual, dá para comprar um de verdade com uma qualidade razoável (claro não é top) e para gravar não é tão difícil assim e vai dar para ter um bom som, basta tocar.
    E um violão destes bem cuidado vai durar anos e anos, já o software pode ficar obsoleto nuns 4 ou 5 anos.
    E o virtual deve ter uma certa limitação aos templates, isto é não vai ser possível fazer qualquer tipo de batida.
    Mesmo em dólar o preço esta fora da realidade, somente é válido se o músico sabe tocar outros instrumentos e não entende e nem toca nada de violão, e que consiga obter um retorno financeiro em suas obras musicais que justifiquem este gasto.

    Ningen
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    40gbs (Seria 80 se fosse em wav) em samples, um só violão... Esse faz tudo Adler3x3 rsrs
    Tem até o som das cordas tocadas ali perto das tarrachas....

    http://prominy.com/Hummingbird.htm



    Adler3x3
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Ningem

    Parece muito bom este Prominy mais completo que o anterior.

    Sales sf
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Galera tudo certo ?
    Primeiro, obrigado pelas informações acima, mesmo não sendo pra mim já se aumenta o conhecimento.
    Segundo, esses plugins anunciados, servem somente para gravações ou é possivel trabalhar com eles tipo tocando numa igreja, num evento algo assim ?
    obrigado a todos !
    Este forum é top d maissssssssssssssss
    No meu ponto de vista aqui no Brasil, existe uma deficiência muito grande ainda no tange ao acústico acessibilidade $$$ , informações, recursos.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # out/17 · Editado por: Beto Guitar Player
    · votar


    Sales sf

    Você consegue tocar ao vivo usando um controlador midi, ou seja, um tipo de teclado ligado ao computador.
    Mas sinceramente os VSTs de violão ou guitarra servem somente se vc não tem esses instrumentos e tem um teclado controlador midi.

    Existe uma linha de VSTs de instrumentos de cordas que envolve violões, guitarras e baixos que eu considero muito bons, são da marca Amplesound. Dá uma pesquisada, no YouTube tem bastante coisa, eu acho que eles simulam muito bem esses instrumentos.


    Edit...
    Ah, desculpa, agora que percebi que o que é referido no post é sobre simuladores de amplificadores e efeitos e não VSTs simuladores de instrumentos. Os simuladores de efeitos como Amplitube e Guitar Rig por exemplo, podem sim ser utilizados ao vivo, mas é necessário ter um computador para isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Plugins Vst que simulem amplificador de violão, existe?