Autor |
Mensagem |
jonomaia Veterano |
# jul/14
Então, resumindo meu problema: tenho um seminário para apresentar sobre costumes, prazeres e moral na Roma antiga e ao final (pra encher linguiça hard) eu faria uma "apresentaçãozinha" demonstrando a música desse período (e falar sobre a origem grega, os modos gregos e etc). to aqui pra pedir sugestões de "musicas" ou qualquer tema bem característico pra isso, porque, já fui atrás de muita coisa no youtube e tal mas acho q ainda n eh o suficiente aueaueh. qualquer ajuda agradeço
|
MMJr Veterano |
# jul/14
· votar
jonomaia
http://en.wikipedia.org/wiki/Music_of_ancient_Rome
Vai no Youtube e procure por " Ancient Rome Music"
Valeu....
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# jul/14 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar
No filme Agora, que se passa em Alexandria na época do império romano, tem uma cena que um cara toca uma música com um Aulos. Só não sei se a música era mesmo do período.
EDIT: Achei a cena no youtube
|
Jabijirous Veterano |
# jul/14 · Editado por: Jabijirous
· votar
Bicho, se isso não for suficiente pra você eu não sei te ajudar
https://www.google.com.br/search?client=opera&q=Music+of+ancient+Rome& sourceid=opera&ie=UTF-8&oe=UTF-8#q=Music+of+ancient+Rome&tbm=vid
|
makumbator Moderador
|
# jul/14
· votar
jonomaia
É importante frisar no seu trabalho, que grande parte das execuções "modernas" de música tão antiga (como a da Roma antiga) é em grande parte uma reconstrução "aproximada" feita através de várias fontes, e não necessariamente de notação musical.
Quanto mais se retorna no tempo histórico, menos informação e precisão há sobre a música desses períodos, então boa parte da execução é por dedução e fontes secundárias.
Sabe-se mais sobre os instrumentos musicais desse período do que propriamente sobre a música feita com eles. Mas o link que o Jabijirous postou tem o melhor do que se pode fazer hoje com o conhecimento que se possui daquela época.
|
Adler3x3 Veterano |
# jul/14 · Editado por: Adler3x3
· votar
Use torrents.
Tem um torrent de música da antiga roma, com farto material (muitas gravações de boa qualidade) Tem que pesquisar e fazer download. O Restante é como o Makumbator frisou, são gravações baseadas em estudos para tentar recriar o som do passado. E como não existia um bom sistema de notação o que foi gravado de certa forma é pura especulação.
|
Jabijirous Veterano |
# jul/14
· votar
Sem falar da afinação. o sistema não era temperado.
|
Adler3x3 Veterano |
# jul/14 · Editado por: Adler3x3
· votar
Outro ponto é que se pegar diferentes pesquisadores e músicos, com base nas informações arqueológicas e outras pesquisas cada um vai interpretar de um jeito. E sempre vai ficar na imaginação de como deveria soar. E pelo que pude perceber ouvindo algumas peças, muito sem fala de que somente a partir de certo ponto da história conhecida mais recente que se começou a usar a polifonia dos instrumentos. Mas de certa forma, acredito que no passado remoto já existia uma certa polifonia primitiva pois usavam diferentes instrumentos: Cordas, Sopros e Percussão. Mas tudo o que escrevi é mera especulação. E se não me engano no Coliseu, existia um órgão. Um órgão de tubos que funciona com base no movimento de água, que enchia ou esvaziava os tubos, e tinha também uma certa programação, através de uma espécie de chaves, que tocava algumas músicas automaticamente. Por este motivo no início do Cristianismo o órgão foi completamente abandonado, pois tinha uma forte ligação com o sofrimento e flagelos dos mártires. E como tudo dá voltas no mundo, séculos depois o órgão se incorporou as missas. Pesquise sobre isto pode ser interessante para o seu trabalho.
|
Lelo Mig Membro
|
# jul/14
· votar
Como os americanos acham que era...
|
Adler3x3 Veterano |
# jul/14 · Editado por: Adler3x3
· votar
Outras fontes de informação:
http://en.wikipedia.org/wiki/Water_organ
http://www.tribunesandtriumphs.org/roman-life/roman-music.htm
https://www.google.com/search?q=the+organ+in+antique+rome+in+coliseum& tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=sK3RU4b8B8LksASe44DABQ&ved=0CFMQsAQ &biw=1600&bih=771 Tem um arquivo na internet no format PPT, que tem muitos detalhes e imagens interessantes; Nome do arquivo: anc.music.ppt
Outro ponto importante, como já escrevi antes, é que o Cristianismo rejeitou muito conhecimento do antigo império romano, por questões de preconceito religioso, e assim muito do conhecimento antigo se perdeu, pela destruição de antigos livros, afrescos, pinturas, obras de arte e muito mais. De certa forma a idade média também conhecida em parte com a Era das Trevas, se deve a estão destruição e negação das culturas antigas do Gregos e Romanos. Melhor exemplo a destruição da Biblioteca de Alexandria pelos Cristãos e Muçulmanos. Mas aqui também tem que tomar cuidado , não acredito que a idade média, foi realmente a idade das trevas. E o Renascimento o que foi, uma busca dos valores e da arte antiga dos Gregos e Romanos. E assim os arqueólogos (a arqueologia é ciência recente), estão fazendo muitas descobertas de conhecimentos e técnicas do Romanos, que se pensava que não existia (pela negação da Religião), e com certeza a música não era exceção. O próprio termo pagão, é preconceituoso, pois pagão na origem eram pessoas mais do interior (da antiga Itália), que não seguiam a religião Romana com o advento do Cristianismo, e esta palavra foi deturpada na linha do tempo. Pesquise sobre a origem certa do termo "pagão" e isto ajuda a explicar em parte a destruição e o sumiço dos instrumentos antigos, assim como dos escritos musicais. E em até outras regiões do mundo aplicam este termo para designar não Cristãos.
Sem esquecer também que muito dos instrumentos usados por Roma e Grécia, vieram do Egito, e até da índia quando Alexandre o Grande invadiu aquela Região e outros antigos impérios como a antiga Pérsia.
|
Adler3x3 Veterano |
# jul/14 · Editado por: Adler3x3
· votar
Outra coisa. A moral e os costumes Romanos não eram tão devassos e inúteis como se apregoa. Tinham muitas virtudes. Pesquise sobre as virtudes, os Gregos e Romanos muito estudaram através dos seus filósofos. E nenhuma civilização perdura por tanto tempo se não tiver virtudes. Grande parte do direito, herdamos do direito romano. Roma durou séculos, e em determinado ponto o Império se dividiu em dois. O do ocidente e o do oriente. E o império do Oriente só caiu no final da idade média, com a queda de Constantinopla, assim o império Romano do Oriente também merece uma boa pesquisa, e algo deve ter sobrado que os muçulmanos não conseguiram destruir.
|
jonomaia Veterano |
# jul/14
· votar
agradeço a todos pela ajuda e por todas as fontes! passou jah o seminário e o povo curtiu auehuaheuhae assim como disseram, tudo sobre a moral (virtudes, filosofias gregas, virtus, fides, pietas e etc) falamos e de certa forma consegui fazer a ligação entre a musica e a decadencia da moral no periodo da republica ao império. daqui pra baixo escrevo só pra se alguém tiver a curiosidade ou puder usufruir do fizemos: no caso, essa ligação da musica com a moral se mostra na visão dos imperadores sobre essa. a moral romana que era fortemente ligada ao trabalho, esforço, "negação do ócio" era como o contrário de certos aspectos da música e dança, (muitos viam estas como algo que faltasse seriedade, uma perda de tempo e etc) com a "mudança do sentido" da moral relacionada ao aumento de escravos e roma tirar seu sustento das cidades conquistadas (com impostos e tributos) ("tirando o trabalho" dos camponeses que eram como o simbolo MaX dessa moral, esses que passaram a migrar às cidades) o prazer, festas e divertimentos nas cidades eram cada vez mais comuns e a musica é obviamente ligada a tudo isso, tanto é que Nero (ja na época do império) era a favor e ligado a musica. tem mais mas isso já o suficiente auehuaeh
|
Adler3x3 Veterano |
# jul/14
· votar
Só para complementar. Sei que o prazo da preparação do material já passou, e o tópico já cumpriu o seu fim.
Achei um software de criação de loops de música grega antiga:
http://www.bigfishaudio.com/detail.html?1;16;1:::::::::::Delphi:515012
Para quem for fazer mais pesquisas de música antiga.
|