Projeto de violão com três tipos de captação

    Autor Mensagem
    Tiso
    Veterano
    # jun/14


    Tenho um Giannini Seresta II, de 1973, com tampo de pinho do paraná. Há muitos anos usei um encordamento muito pesado de aço, no "improviso" (o violão é próprio pra uso de encordamento de nylon). A ponte cedeu. Fiz dois furos na ponte e no corpo. Vou colar a ponte com cola branca e reforçar com parafusos. Pretendo passar uma boa lixa e um acabamento fosco, mas que ofereça proteção.

    Depois pretendo usar 3 tipos de captação: um captador de rastilho, uma captação por microfone e um humbucker razoável, acoplado em um escudo pequeno cobrindo a boca do violão. No geral usarei nylon - e o captador magnético vai ficar sem uso. Mas de vez em quando pretendo usar um encordamento 0.9. Pra finalizar, Três volumes independentes, um pot de tom geral e uma chave de cinco posições.

    Alguém pode me apontar que tipo de problemas eu posso encontrar no caminho?

    Ismah
    Veterano
    # jun/14
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    Tiso

    Recomendo que coloque uma peça (não sei o nome) semelhante a das Gibson 355.

    Problemas? A ideia é um problema. Usar encordoamento de forma mista é pra estragar o violão.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/14
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    Recomendo que coloque uma peça (não sei o nome) semelhante a das Gibson 355.
    Ismah

    ponte movel?

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/14
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    Tiso

    Você vai faze é caca! Não se põe aço em nylon, o braço vai pro espaço.. Bom... sabe... poxa né.. porque as pessoal insistem em bater na mesma tecla?

    Nycolas
    Veterano
    # jun/14
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    Não sou especialista no assunto, mas acho cola branca uma coisa muito porca de se fazer... no minimo uma cola de madeira deverá ser usada.
    Alem disso, melhor se decidir entre Nylon ou Aço, para o violão ter uma regulagem decente e fixa.

    Tirando isso, acho apenas exagero... Talvez um Seymour Woody ao inves do Hambucker traga resultado melhor.
    Ja instalei um Humb (Stagg) num violão (Strinberg) e ficou um lixo!

    Como seria essa ideia do microfone? Seria como alguns Fishman ou um mic externo?

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/14
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    No geral usarei nylon - e o captador magnético vai ficar sem uso. Mas de vez em quando pretendo usar um encordamento 0.9. Pra finalizar, Três volumes independentes, um pot de tom geral e uma chave de cinco posições

    Não.. não,.. vou dizer apenas uma vez, não da certo.. Se quiser continuar.. ira lembrar de mim rsrs

    Tentei transformar meu VIOLÃO DE AÇO em um holowbody, acredite.. essas coisas.. não dão certo..

    Ismah
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: Ismah
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    Alex guitar man

    Tás com um delay ativo? Está sempre postando três vezes seguidas... kkk

    ponte movel?

    Essa mesmo.

    Tentei transformar meu VIOLÃO DE AÇO em um holowbody, acredite.. essas coisas.. não dão certo..

    Até dá, mas é bem complicado. Depende da construção. E só creio que dê certo aço ---> nylon, porque a maioria dos nylon não tem alma/tensor, que é necessário pra compensar a tensão que as cordas de aço aplicam no braço.

    Nycolas

    Acho questionável isso, escute o som do Ibañez Montage e reconsidere o que vc diz.... É um puta híbrido...

    Tiso
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: Tiso
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    Alex guitar man

    Você vai faze é caca! Não se põe aço em nylon, o braço vai pro espaço.. Bom... sabe... poxa né.. porque as pessoal insistem em bater na mesma tecla?


    Imaginei que esse post iria dar aflição em algumas pessoas, por conta da questão "aço em violão nylon". Mas eu não sou um guri delirante. Toco há 17 anos. Tive este violão que citei, além de um Di Giorgio Estudante 16 e outro 18. No Di Giorgio 18, usei uns 15 jogos de encordamento de aço 0.10 e uns 3 de nylon. O Di Giorgio 16, que sempre recebeu nylon, empenou na casa de uma amiga que o deixou esquecido. Já o meu tá perfeito. Depois de dez anos. Este da Giannini eu tenho há uns 13 anos, usei somente aço 0.10 por todo tempo que ele ficou comigo. Também está com o braço perfeito. Somente a ponte cedeu quando eu usei um encordamento mais tenso (0.12) por isso pretendo reforçá-la com parafusos. Claro que a tensão é maior e alguns violões próprios para nylon vão tender a virarem berimbaus. Os meus já enfrentaram a prova do tempo - no geral eu também desaconselho. Hoje uso apenas nylon no Di Giorgio (o som realmente fica bom, se comparado ao desempenho dele com aço). Já no Serestão eu quero mesmo usar aço - não sei se é por conta da madeira diferente dele, mas o som fica cabuloso.

    Nycolas

    Obrigado pela dica da cola de madeira. Pensei em cola branca por conselho de um marceneiro tiozinho que modificou um gaveteiro pra mim. Ele usou cola branca e a coisa tá forte pra valer. Mas talvez a cola de madeira seja melhor para o violão. Pensei no Seymour Woody, mas ele encarece bastante o custo da coisa toda. Quanto à microfonação, pensei primeiro em comprar uma destas que vem com equalizador, tipo Fishman. Minha ideia era ligar o switch de caps antes do circuito ativo, para parametizar todas as captações com o equalizador. Mas tá com uma super cara de que não vai ser nada fácil. Então to cogitando apenas o microfone, preso internamente.

    Minha maior dúvida sobre o projeto é quanto às diferenças na intensidade dos sinais de cada captador. Ela até poderia ser compensada com volumes independentes, mas dependendo de quão discrepante for, desanima.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/14
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    Tiso

    Toco há 17 anos.

    "A experiência é uma lanterna dependurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido.
    -- Confúcio
    "


    "A experiência é o nome que damos aos nossos erros.
    -- Oscar Wilde
    "

    Vai ter o risco de empenar o tampo tambem, leve em consideração a ponte movel que o Ismah falou...

    Quando aos captadores, se abri o volume deles juntos, não apenas ira misturar o som como tambem pode haver cancelamento de fase, cuidado..

    Agora meus conselhos:

    O microfone
    geralmente tem pré amplificador junto e a maioria ja vem com rastilho e um pot que você acrencenta um em tira o outro ou mescla os dois..

    O rastilho Se quiser ele sózinho precisara de um pré amplificador

    o Magnetico se você usar ele, para ligar na mesa de som precisara de no minimo um direct box ou préamp, eles tem alta impedancia de saida e não casam com entradas da mesa de som, ficando um som xoxo

    DoisUm
    Membro Novato
    # jun/14
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    Nycolas
    Não sou especialista no assunto, mas acho cola branca uma coisa muito porca de se fazer... no minimo uma cola de madeira deverá ser usada.

    Sempre usei cola branca em madeira, e fica muito bem colado, apesar de entender o preconceito.

    Nycolas
    Veterano
    # jun/14
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    Tiso
    Entendi... Você pensou em ligar o Switch antes do Pré? Já pensou em qual Humb vai usar? Esse lance do mic dentro do violão é bacana... Mas normalmente esses Prés são um pouco caros também.
    Se não me engano, os que vem com Mic, são ligados junto com o do rastilho. Isso pode dificultar o uso com a chave, caso queira usar somente o mic.

    A idéia é bacana, apesar de achar meio loucura, mas vai te dar inúmeras possibilidades de timbres...
    O Woody só conheci por reviews, mas fiquei com medo de fazer um investimento desses e me arrepender.

    DoisUm
    Não foi preconceito. É porque eu realmente não entendo e nunca testei. Então, pra mim, cola de madeira é pra madeira, e cola branca é pra colégio!
    Só o SuperBonder que é pra tudo, pq ele é f*** kkkkkkk

    Nycolas
    Veterano
    # jun/14
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    Tiso

    Violão com Cap

    Esse é o violão que te falei. Um amigo endoidou a cabeça e fez a ligação de tudo. O Switch ficou:
    1 - Piezo
    2 - Piezo + Cap
    3 - Cap

    O resultado não ficou muito bom, pq o violão era horrivel, o cap mais ainda, a gente não entendia nada de eletrônica e ainda pintamos o violão como se fosse uma bicicleta...
    kkkkkkkkkkkk

    Ismah
    Veterano
    # jun/14
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    Tiso

    Continuo dizendo, vai dar merda.

    Se descolou a ponte, e vc parafusar, vai empenar o tampo, ou talvez detonar a tarraxa (que passa a ser a ponta mais fraca, e não espera a tensão)...

    Igualmente, o parafuso precisa de porca - rosca rápida é suicídio, me dê esse que te dou um novo, aço, equivalente...

    E cara, desculpe, mas vc é músico a tanto tempo... Não técnico ou luthier...
    Já vi macaco velho me dizer cada bobagem - do tipo que calibre da corda tem a ver com o comprimento dela e não grossura, ou que microfonia de violão é por causa da marca do falante (tem a ver, mas não é culpa total)...

    Não querendo ser desrespeitoso, mas pensa bem... Não faz sentido que tu quer fazer.

    Mas vai fundo...É seu, faz o que quiser...

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