Cort SFX10 Tampo com leve deformação

    Autor Mensagem
    kakerasg
    Veterano
    # jun/14


    Boa tarde moçada!

    Se puderem me ajudar, agradeço.
    Adquiri um violão Cort SFX10, cor Natural. tampo sólido em Engellman Spruce, violão muito bonito, um som muito bacana.
    Sei que não se faz isso, mas comprei pela internet, após pesquisar bastante sobre o modelo e suas características, comentários e etc. Como não tenho loja de instrumentos por perto, foi o único jeito.
    Mas não é esse o problema, afinal recebi o violão, novinho, muito bem embalado, tudo certo!
    Apenas uma coisa me incomoda, e como está na garantia, peço ajuda.
    O tampo é sólido, como já disse, e está aparentando um "leve" abaloamento, ou, uma "leve" deformação no tampo, na região do cavalete. Mas assim, muito leve, inclusive só perceptível com a incidência de determinado ângulo de luz.
    Seria como se tivesse uma "barriga" atrás do cavalete, e um "afundamento" antes dele, embaixo das cordas.
    Por favor, levem em consideração o que mencionei. É algo muito leve, só perceptível com luz direcionada.
    O pessoal da loja me disse que é normal em tampos sólidos, até mais do que nos laminados, pois estes tem cola. Os tampos sólidos sofreriam mais com mudanças de temperatura do que os laminados, afinal é madeira pura.
    Realmente, já tive violão com tampo laminado e nunca observei isso!
    O violão não apresenta problemas de afinação, as oitavas batem, os harmônicos também.
    Algum Luthier de plantão para me dizer algo? É normal? Pode comprometer o instrumento a ponto de inutilizá-lo no futuro?
    Alguém que tenha este exato modelo para uma comparação? Ou outro modelo na mesma situação?

    Muito obrigado desde já!

    JJJ
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: JJJ
    · votar


    Eu tinha um violão com tampo laminado e ele começou a abaular, foi abaulando, abaulando, cavalete descolando, descolando... até que descolou o cavalete de vez, estourou o tampo e o violão foi pro lixo.

    No entanto, isso demorou alguns anos pra acontecer...

    No seu caso, se a coisa ficar estável, pode ser que não progrida. Mas se você reparar que, com o tempo, a "barriga" aumenta, pode ser que aconteça o que aconteceu com o meu.

    O motivo? Pode ser um monte de coisa: maus tratos, muita umidade, sol em cima, madeira verde ou fraca, construção defeituosa, cordas muito grossas e/ou apertadas, jeito errado de guardar, etc...

    kakerasg
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Eu tinha um violão com tampo laminado e ele começou a abaular, foi abaulando, abaulando, cavalete descolando, descolando... até que descolou o cavalete de vez, estourou o tampo e o violão foi pro lixo.

    No entanto, isso demorou alguns anos pra acontecer...

    No seu caso, se a coisa ficar estável, pode ser que não progrida. Mas se você reparar que, com o tempo, a "barriga" aumenta, pode ser que aconteça o que aconteceu com o meu.

    O motivo? Pode ser um monte de coisa: maus tratos, muita umidade, sol em cima, madeira verde ou fraca, construção defeituosa, cordas muito grossas e/ou apertadas, jeito errado de guardar, etc...


    Veio com cordas 0.012, pretendo colocar 0.010, talvez já ajude!

    Ramsay
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    kakerasg

    Cordas .012 geram muita tensão no instrumento.
    Com certeza, se vc trocar pra cordas .010 o abaulamento vai sumir, pode crer.

    MMI
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    kakerasg

    Eu acho que um violão precisa aguentar no mínimo .011, as.012 não são demais. Apesar de você não ter especificado, parece muito pouco tempo para ele apresentar defeito, em 10 anos isso vai parar onde?

    Eu já tive muitos violões, quase todos sólidos. É verdade que o fato de ser laminado favorece um pouco mais a resistência, mas acaba perdendo em sonoridade. Meus sólidos não sofrem de abaulamento, mesmo assim. No seu lugar, o mínimo que eu faria seria escrever para a Equipo relatando o problema e questionando sobre a garantia, pelo menos já tem algo documentado. Como eu sei que eles são sérios, provavelmente pedirão para ver o instrumento...

    Gabimm
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    concordo com o MMI, escreve pra Equipo, entre em contato com a loja que vc comprou o instrumento e veja o que eles te falarão. Não era pra ter defeito, mesmo pq todo Cort vem com uma etiquetinha dizendo que o instrumento passou na inspeção de fábrica, dizendo que está tudo okay e sem defeitos que prejudiquem a sonoridade e etc. Mas sendo assim, melhor verificar isso, não espere o problema piorar, madeiras empenadas e tal é uma chatice. Agora, tenho o meu Cort L100 há uns dois anos e meio e ainda não troquei as cordas que vieram nele (EXP 16, que acho ser 0.12). Vcs recomendam trocar pra 0.11 ou 0.10? Gosto de bases fortes, sento a mão, como diria. E quando trocar as cordas, vou manter as D' Addario pq sempre as usei, gosto mt, tem mt punch e durabilidade sem perder o timbre, me acostumei com a marca mesmo qd usava meu violão clássico de nylon. Junto disso, mandarei pra regulagem, rebaixar as cordas, outra coisa que me incomoda mt.

    mogicaqui
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    kakerasg

    Já tive um Cort CJ5X que descolou s travessas e teve abaulamento do tampo. Como estava na garantia, troquei por um Takamine.

    kakerasg
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Bom, troquei as cordas, coloquei 0.010. Poli os trastes, limpei a escala com um limpador da Fender, lixei o rastilho para baixar a ação das cordas, regulei o tensor. Sim, tudo sozinho, não tenho nenhum receio em efetuar essas regulagens, basta ter bom senso, sempre faço regulagens, seja violão, seja guitarra.
    Resultado: o violão está uma manteiga, gostoso demais de tocar, um som "cremoso" e equilibrado, sem trastejar.
    Quanto ao abaloamento no tampo, está lá...mas como disse no início, só dá pra perceber virando o violão, pra lá e pra cá, debaixo de luz. É algo muito sutil, leve demais.
    Resolvi que vou ficar com ele. Pode ser um risco, eu sei, mas me convenci de que é um pouco de "piração" da minha cabeça. Como disse, o violão ficou "showzaço" depois da troca de cordas e regulagem. Ainda ficou lindo depois da limpeza da escala e polimento dos trastes.
    Agradeço a todos que postaram suas opiniões, respeito todas! Um abraço

    Gabimm
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Que bom! Seja feliz com ele! ;)

    GAT621988
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    kakerasg
    Olá!
    Ainda Aconselhar-Te-Ia Levá-Lo A Algum Luthier. Se Ele Constatar Defeito De Fabricação, Entre Em Contato Com A Loja E A Importadora.
    Obrigado!

    kakerasg
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Fui hoje à uma loja e vi outros violões da Cort e também da Yamaha, da linha CPX. Percebi o leve abauloamento em todos, nenhum é absolutamente "reto" naquela região do tampo.

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cort SFX10 Tampo com leve deformação