Crafter Hilite De/sp - Natural x Takamine Folk EG 320 C - Natural qual o melhor?

    Autor Mensagem
    jackson1992
    Veterano
    # jun/12


    estou em duvida em qual comprar, já que os 2 são a mesma média de preço.
    se alguém conhecer os 2 modelos e puder me dar uma dica de qual devo comprar eu fico agradecido.

    SoaresAriga
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Olá, Sr. Jackson1992,

    Eu gostaria de acrescentar e enrriquecer esse tópico com a minha humilde experiência pessoal.

    Tenho um Takamine EG 320c há 7 anos e desde muito antes de comprar essa viola sempre sonhei em ter um Takamine.

    Depois de todos esses anos eu digo e repito que foi uma das melhores aquisições que fiz na minha vida (em termos de bens de consumo).

    É como ter um 1º filho (ainda não sou pai), mas eu até hoje fico "babando" pelo meu instrumento.

    E uma das coisas mais legais é que ao passar dos anos percebo que o som dele vai melhorando, fica mais aberto, mais alto... enfim, tenho muito orgulho desse violão, tanto que mesmo se eu tiver dinheiro (no futuro) pra comprar um melhor não penso em me desfazer desse Takamine, porque além de eu ter toda uma história de amor com ele, nem eu, nem músico nenhum que já "experimentou" meu violão encontrou defeito nenhum até hoje: a construção dele é perfeita, o cheiro dele (da madeira) é uma delícia, a cor é linda (natural)... eu podia passa a noite inteira falando dele.

    Um luthier que pegou nele disse que ele é muito bom, ótimo, excelente, não parava de elogiar. Ele mesmo disse que violão (e os instrumentos feitos com madeira) são como um bom vinho, pois, igual aos vinhos, as madeiras vão envelhecendo, e com esse envelhecimento a madeira ganha uma melhora acústica muito boa.

    Esses violões de lojas de instrumentos são bons, mas quando é um violão com 5 anos pra cima, na verdade, ele se torna outro instrumento (acústicamente falando).

    Bem, eu não podia deixar de falar do sistema de captação dele, né?!

    O modelo do preamp dele é o TP-4. É um que não tem afinador eletrônico, pois na época que ele foi comprado ainda não vinha com o outro que tem afinador. Esse preamp é bem básico (irônicamente falando). Só tem "bass", "middle", "treble" e "gain" (ou seja: grave, médio, agudo e volume). Porém, eu disse: "Porém!!!...." a qualidade é simplesmente fantástica! O que o violão tem de som acústico tem 2 vezes de som elétrico. Já gravei várias vezes com ele e a qualidade é de estúdio de gravação.

    O lance de outras marcas terem preamps com 4, 5, 6 bandas de equalização, sinceramente, não me enchem a vista, pois sei que isso é pra compensar alguma(s) desvantágem(ns).

    Eu precisaria explicar com funciona um gráfico, ou faixa de equalização, mais a verdade é que à princípio se trabalha com grave, médio e agudo. Daí vem subgraves, grave-médio, médio-agudo, etc... Porém tudo isso são subdivisões das faixas grave, médio e agudo. Coisa que esse "pequeno monstro" (Tp-4) detona no quesito qualidade.

    Resumindo, o Takamine EG 320c é um violão pra vida toda e pra quaquer situação.

    Espero ter ajudado você(s) aí na escolha do violão. Tive e tenho Tagima também, é bom, mas não chega nos pés dos Takamines (nem outras marcas chegam).

    Obrigado pela oportunidade de compartilhar essa experiência de vida com vocês.

    Até a próxima.

    kakaiocesar
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    @SoaresAriga nossa, ótimo post (:

    a respeito do takamine, é um violão muito bom, mas essa série G não me agrada muito, as vezes fala mais do que realmente é. ótimos recursos para mim só o que peca é aquele protetor de palhetadas com um nome gigante TAKAMINE

    mas já pesquisou e viu a composição do hittie DE?
    Tampo: Cedro rosa maciço
    Fundo e lados: Mogno
    Braço: Mogno
    Escala: Rosewood
    Ponte: Rosewood
    Acabamento: Encerado. Marcações em madre pérola
    conheço bem a marca crafter, parar mim é a a marca que possui mais custo x beneficio, além disso vem com uma bag (excelente por sinal), e é da versão lite da crafter (mais privilegiada que a da 320 c ), eu ia de crafter sem medo (:
    .

    SoaresAriga
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Olá Sr. kakaiocesar,

    Rapaz, eu concordo com você quando você diz que os Crafter são bons, e são mesmo, sem dúvidas.

    Só que na verdade, eu prefiro analisar violões não apenas nos quesitos de composição, de contrução... Sei que isso é fundamental e que não podemos nunca, jamais, deixar isso de lado.

    Mas eu, particularmente, analiso violões pela "alma" deles. Sei que parece um pouco sentimental, mas pra quem tem ouvidos mais atentos, a gente consegue perceber pelo som que marca de violão é.

    Por exemplo, pelo som eu consigo distinguir o som de um Takamine do som de um Yamaha, de um Taylor, de um Martin... Enfim, cada uma dessas marcas produzem violões que possuem sonoridade íntimas de cada produto.

    Logo, com isso, cada marca de violão consegue dar uma "identidade" para os seus produtos (isso é mais "visível" audiometricamente nas boas marcas). Tanto é que em apresentações de shows com denominação "acústica", os violonistas costumam usar vários violões de marcas diferentes para usar dependendo da música a ser tocada, apesar de isso não ser uma regra geral.

    Logo, no caso do Sr. Jackson1992, a escolha do Takamine ou do Crafter fica dependendo do gosto dele, do estilo dele, de qual violão ele vai ficar mais "afeiçoado".

    Espero ter ajudado.

    jackson1992
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    SoaresAriga
    Muito obrigado pelas dicas. será de grande importância na escolha do meu violão.
    Abraços

    jackson1992
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Olá sr SoaresAriga, gostaria de dizer que comprei um takamine EG320 e como vc bem sitou não me arrependi. Ótimo violão. estou com ele a 6 meses.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Crafter Hilite De/sp - Natural x Takamine Folk EG 320 C - Natural qual o melhor?