Aulas de Violão - Sertanejo

    Autor Mensagem
    Lustre
    Veterano
    # jan/14


    Caros,

    Gostaria de saber se alguem pode indicar professores de violão, que tenham experiencia e possam ensinar exclusivamente musica sertaneja.

    Obrigado,

    Filippo14
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Lustre
    Sertanejo é muito simples em relação a outros estilos, dificilmente um professor terá experiência em apenas sertanejo. Aprenda violão popular e seja um músico mais completo.

    Lustre
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Olá Felippo, obrigado pela dica, porém, tenho que discordar de você.

    Não acho sertanejo mais simples ou mais dificil. Tudo depende da musica que vc está tocando ou dos arranjos que está fazendo.

    Sabemos que na musica sertaneja temos muitos solos, musicas emendadas, harmonizações diversas e muitos estilos, batidas e repiques diferentes.

    Portanto, não dá pra generalizar da forma que você colocou.

    Venho do interior, e sei que nas cidades onde a musica sertaneja predomina, professores de violão tem mais conteudos sertanejos do que qualquer outro ritmo, exatamente ao contrário de são paulo.

    Um baraço,

    Filippo14
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Lustre
    Cara, musica simples não é musica ruim. Blues é extremamente simples e não é por isso que seja ruim. Você pediu um professor que toque exclusivamente sertanejo, e isso é realmente raro de se encontrar. A ideia de estudar violão popular é justamente para que você tenha um estudo mais completo, sem barreiras estilísticas e possa no fim utilizaria tudo que achasse importante para criar suas músicas, jogando os ensinamentos em qualquer estilo que você escolhesse para tocar.

    dom de Deus
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: dom de Deus
    · votar


    Lustre
    o Filippo14 tem razão não dá pra enfeitar muito o sertanejo porque descaracteriza a cara dele.
    tente tocar sertanejo coma as dissonância da bossa nova , não tem nem como, o estilo do sertanejo é diferente e não permite isso.
    se tratando do sertanejo Rais é um simples bonito, gosto muito de sertanejo raiz.
    Simples não quer dizer que é inferior a outro estilo.
    geralmente um bom professor ele ensina sertanejo e outros vários estilo, porque o estudo de um, complementa o outro. se o aluno quiser aprender só sertanejo o professor ensina só sertanejo quem manda é o aluno o professor ensina ou tenta ensinar o que o aluno quer ou o que ele precisa. comecei minhas aulas com música raiz e músicas sacras.

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Lustre

    O Filippo14 é de são paulo, e por aqui predomina o tal "sertanejo universitário", que não consiste nem em ritmos, bátidas, melodias ou até mesmo música!

    Sertanejo por aqui é visto apenas como musica de fundo pra pegação em butecos vagabundos ou shows de grande porte que viram quase que uma micareta! Sertanejo por aqui eh na verdade uma dupla bonitinha cantando qualquer coisa sobre alcool e tocando qualquer merda, pra ganhar fã, fazer a mulherada pirar e lucrar com a grana gasta em shows que na verdade são playbacks.

    Você deve estar se referindo ao sertanejo de raiz, e ai sim devo concordar que é um estilo bem completo e elaborado, justificando a necessidade de um professor especializado em tal.

    Boa sorte.

    Sapopemba
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Meu professor de violão (clássico e popular) é formado pela Unicamp e gosta de música sertaneja de raiz, como você pode conferir no seguinte link:

    http://discordas.wordpress.com/2011/03/08/o-que-e-espontaneo-e-eterno- a-musica-sertaneja-de-raiz/

    JeGuitar
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Lustre

    Se quer tocar sertanejo de raiz vale a pena sim pegar um professor, mas se for pra tocar sertanejo universitário é só pegar meia hora por dia na frente do youtube que no final do mês você já toca um show inteiro hahaha

    Filippo14
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Slash_1989

    Eu sei que sertanejo raiz é mais completo e tal, tem aqueles lances de viola e tudo mais, eu curto até. Um cara que eu acho legal, mas nem é tão raiz assim é o Almir Sater. A questão é que pensando em teoria musical e em arranjos mesmo, o sertanejo é simples. Vou voltar ao exemplo do blues, muita gente vem falar aqui no fórum que o rock já era, não tem mais blueseiros novos, esse chororo todo, mas eles esquecem que o blues existe a muito tempo e já praticamente se esgotou. Todo cara que vai tocar blues pega muitas influencias conhecidas. Eu amo blues, e acho ótimo, mas é uma música simples, feita inicialmente por escravos e tal. A questão é que eu não pagaria para ter aulas apenas de blues ou no caso do tópico de sertanejo pelo fato que irá te limitar. Eu tenho a ideia de que tudo de teoria é útil, tudo vai te ajudar a encontrar novos caminhos e até a ver o que você não gosta de fazer.

    Portanto eu acho que se limitar ao sertanejo nas aulas é burrice, vale a pena aprender todos os estilos que for possível e depois vc vai cortando o que realmente não gosta ou não considera útil. Quem sabe um dia aparece alguém tocando um sertanejo mais complicado, com uns acordes não tradicionais do estilo, cheios de 7, alt, sus ahahhaha.

    Abração

    Lustre
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Caros, gostaria de agradecer a dica de todos. Foram muito válidas.

    De qualquer forma, acho que eu me coloquei mal.

    A grande verdade é que gostaria de bater um papo com uma pessoa que esta acostuma com a musica sertaneja, com shows e repertórios sertanejos.

    Ou seja, uma pessoa que somente trabalha com isso, pois:

    - sei que temos poucos professores voltados para o estilo sertanejo em sp;
    - se procurarem nas escolas, vão perceber que temos aulas de violão popular, que se encaixaria mais nesse estilo, mas não e específico;
    - ja faço essa aula de violão popular no sousa lima e ja fiz muitas entrevistas com professores de violão em sp antes de começar a estudar no sousa lima;

    Basicamente,toco violão a um tempo e, sei que não tenho um nível profissional, mas sei que posso sentar em um barzinho e tocar as musicas sertanejas de 3 ou 4 posições muito fácil durante 2 horas.

    Mas não é isso que eu quero....!!!

    Gostaria de montar uma coisa mais bem elaborada, com arranjos mais bem trabalhados, repertorios não só de sert. universitario mas de outros estilos sertanejo, entre outros pontos. Por isso procuro uma pessoa "especialista" em musica sertaneja, ou seja, uma pessoa que possa lapidar alguem que ja toca e que quer montar um showzinho mais bem elaborado (nao encontrei essa pessoa em são paulo até agora).

    Agradeço a todos se puderem enviarem algum contato com o perfil acima descrito.

    Um forte abraço,

    Hugo

    JeGuitar
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Lustre

    Eu sou dessa industria que você busca, mas não sou professor de instrumento, tenho é experiencia com produção de shows e marketing artístico, já fiz show de todas essas duplas que você escuta aí pela rádio hahaha

    Lustre
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    JeGuitar
    Você acha que conhece alguem pra me passar um contato?

    Abraços,

    JeGuitar
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Lustre

    Professor de instrumentos eu não conheço cara, vou ficar te devendo essa!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aulas de Violão - Sertanejo