Nova aquisição e ajuda no esclarecimento de dúvidas - Dobro Strinberg Squareneck!

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Kleber Blacklock


    Obs.: editei para trocar as fotos do 4shared pelas fotos do imageshack.

    Buenas, muchachos!

    Atualmente (digo atualmente porque vivemos de momentos, e esse é o momento que estou vivendo), devido a diversas situações (trabalho, faculdade, família, etc), por falta de tempo para bandas e para estudar a guitarra como deveria, resolvi dar um tempo com esse instrumento e, ao invés de tocar por cobrança como fazia com a guitarra, resolvi tocar por prazer sem tanta cobrança. Visando o hobby e não a formação como instrumentista, mudei meu foco para o blues acústico. Ainda visando esse foco, resolvi investir em instrumentos mais voltados para esse ramo.

    Antes de qualquer coisa, gostaria de deixar claro o intuito de meus tópicos. Não quero passar a impressão de ser o cara chato cheio da grana e pedante que fica mostrando um monte de instrumentos que adquiriu. Em primeiro lugar não tenho onde cair morto. A música é uma das maneiras que encontrei de extravasar o peso do dia a dia de trabalho. Graças a Deus posso dizer que hoje, devido ao meu trabalho suado que nada tem a ver com música (trabalho no ramo de logística e, para terem idéia, no mês de novembro trabalhei de segunda a segunda sem nenhuma folga), tenho condições de investir um pouco em instrumentos musicais. A maioria é proveniente de trocas (como foi o caso desse Dobro que adquiri ontem), e a cada aquisição, gosto de compartilhar a alegria por adquirir um novo instrumento. Enfim, caso eu esteja passando a impressão errada, peço desculpas, sou um assalariado lutando para sustentar esposa e dois filhos e lutando também para aprender a tocar um pouquinho que seja e, para isso, conto sempre com a ajuda do pessoal daqui do fórum para me direcionar, já que não posso contar com o tempo que gostaria para investir em um estudo sério (e outra, não encontrei nenhum professor de bottleneck e nem de Dobro na região onde moro - interior de SP).

    O primeiro dos instrumentos que adquiri está no tópico abaixo:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/311493/

    Ontem consegui fechar negócio num Dobro Strinberg. Fui até Santo André para fechar o negócio e fiquei surpreso com o estado do instrumento. Segue abaixo uma pequena relação de fotos:

    De frente:
    https://imagizer.imageshack.us/v2/442x588q90/69/npei.jpg

    De lado:
    https://imagizer.imageshack.us/v2/442x588q90/834/lr8w.jpg

    Close no braço:
    https://imagizer.imageshack.us/v2/442x588q90/30/zekw.jpg

    Close na altura das cordas:
    https://imagizer.imageshack.us/v2/442x588q90/706/n6mm.jpg

    Close na junção do braço com o corpo:
    https://imagizer.imageshack.us/v2/442x588q90/21/7r23.jpg

    Headstock:
    https://imagizer.imageshack.us/v2/442x588q90/21/3mrv.jpg

    Close no corpo (só depois de passar para o PC que vi que ficou meio embaçada, depois eu substituo a foto):
    https://imagizer.imageshack.us/v2/442x588q90/513/tfps.jpg

    Meus dois filhos:
    https://imagizer.imageshack.us/v2/928x696q90/542/p2s3.jpg

    Cordas reservas e lap steel:
    https://imagizer.imageshack.us/v2/928x696q90/850/1djl.jpg

    Jerry Douglas, o cara do DVD que estou assistindo para ver se aprendo a tocar algo:
    https://imagizer.imageshack.us/v2/928x616q90/843/rae3.jpg

    Aproveitando a deixa, foto do pacote de cordas reservas que adquiri para o Resonator Fender:
    https://imagizer.imageshack.us/v2/928x696q90/843/00pe.jpg

    E abaixo, foto de Bob Brozman, o cara do DVD cujo qual estou assistindo para tentar aprender a tocar corretamente o blues com bottleneck no Resonator:
    https://imagizer.imageshack.us/v2/1470x1300q50/534/id75.jpg

    A coleção completa de slides para o Resonator:
    https://imagizer.imageshack.us/v2/442x588q90/811/y7dd.jpg

    Os métodos que estou usando para o Resonator além do DVD:
    https://imagizer.imageshack.us/v2/1600x1200q50/6/4ae4.jpg

    Agora, vamos às dúvidas:

    - Estou "dando cabeçada" tentando usar o pouco tempo que tenho para aprender a tocar o Resonator e o Dobro, ou são meio que similares em suas propostas? Afinações abertas, bottleneck e lap steel?

    - Estragarei os instrumentos usando a bendita correia que vai do corpo até o braço conforme a foto do Jerry Douglas que postei logo acima? O peso dos instrumentos fariam com que o braço deles empenasse? Nenhum dos dois instrumentos possui o pino para encaixe da correia na outra extremidade do corpo, creio eu que seja característica de ambos os instrumentos, não gostaria de alterar nenhum deles adaptando o bendito pino, porém, tenho receio de que o peso deles faça com que o braço sofra alteração com a correia citada.

    - Alguém tem alguma informação sobre esse Dobro Strinberg Squareneck? Não encontrei nada na net, nem sobre o modelo e nem sobre as especificações técnicas como madeira do corpo, madeira do braço, escala, etc.

    Amigos, agradeço desde já e espero daqui algum tempo estar postando vídeos meus tocando ambos os instrumentos, nem que seja de forma medíocre.

    Abração!


    Kleber Blacklock

    MMI
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Não consegui ver as fotos. :(

    Parabéns pelos instrumentos. Já usei este tipo de correia, para mim não deu nada. Principalmente no squareneck, difícil estragar. Mas o squareneck normalmente se toca sentado, tipo lapsteel.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Cara, eu toco com roundneck porque acho mais prático. A diferença entre dobro e ressonador é que dobro é o nome que se dá tradicionalmente ao modelo de um cone só, que atualmente é marca registrada da Gibson. Tem gente que diz que "dobro é só se for da Gibson", mas hoje em dia usa-se o termo mais abertamente pros ressonadores de um cone só.

    Não vi as fotos porque nunca consigo abrir nada no 4shared. Bota no Imageshack!

    Uso afinação aberta em D e aberta em G.

    Não conheço o Strinberg, mas os instrumentos da marca costumam ser "nível médio", não é? Sentiu muita diferença dele pro Fender?

    Sobre a correia, duvido que empene porque o squareneck é um braço ultra grosso! Mas na dúvida toca sentado. Se fosse pra tocar de pé podia ter pegado roundneck mesmo, né? Hehehe...

    Vou postar umas besteirinhas de eu tocando com o meu roundneck:
    https://soundcloud.com/brothercrow/jam-route-306-brothercrow-vers
    https://soundcloud.com/brothercrow/lonesome-town-ricky-nelson

    Boa sorte! É um instrumento divertido!

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    MMI
    Opa, troquei as fotos pelas do Imageshack, dá uma olhadinha se agora aparece.
    Então, estou usando esse tipo de correia para o Fender Resonator também, e aquele é o que me dá maior preocupação, já que toca-se na posição normal e não sentado. Nesse Squareneck a intenção é usar só para não cair do colo mesmo.

    BrotherCrow
    Você tem toda razão, "Dobro" é apenas o Gibson, o correto seria "Resonator Squareneck" e "Resonator Roundneck", porém, até mesmo para métodos específicos de "Resonator Roundneck" o comum é a denominação "Dobro" mesmo. Isso é uma confusão só.
    Já alterei as fotos, peço a gentileza de que verifique se agora dá para visualizar.
    Sobre as afinações, estou apanhando bastante, por hora estou mais focado em técnicas, quando a tocabilidade estiver "redonda", passo a treinar as afinações.
    Comparando o Strinberg com o Fender, fica complicado verificar qual é melhor e qual é pior, visto que a forma de tocar é completamente diferente. No Fender eu uso também os dedos da mão esquerda, já no Strinberg uso apenas a Tone Bar. Não dá para ter muita noção de diferença entre os braços nem nada do tipo. Talvez quando eu já estiver tocando algo eu consiga fazer as comparações, aí posto o que achei.
    Cara, achei bem legal as músicas que você tocou! A segunda música você que fez tudo ou só o violão mesmo?

    Abraços!


    Kleber Blacklock

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Pois é, a primeira música foi uma jam aqui do FCC que eu gravei com o ressonador e um Shure SM57. A segunda eu toquei ao vivo, cantando e tocando a gaita no suporte pra pescoço, e usei um mic condensador pra captar tudo de uma vez.

    Só pra ilustrar, fiz a primeira com afinação aberta em D e capo na segunda casa, e a outra com afinação aberta em G.

    Já toquei com um desses Fender na loja e achei muito bacana. Já squareneck eu simplesmente não tenho a manha. Queria muito aprender, porque acho o som muito legal. Mas aí é puro slide, né? A ação fica alta demais pra querer fazer digitação convencional. Por isso mesmo faz mais sentido usar um tone bar que um slide de tubo.

    Também tenho uma coleçãozinha de slides aqui: de latão, inox, pyrex, vidro reforçado e cerâmica. Dá uma diferença sutil no som, mas o que importa é aprender a tocar. Quem toca com um toca com todos.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    BrotherCrow

    Cara, achei bem legais suas gravações! E me diz aí, não se confunde com as afinações diferentes?

    Então, o squareneck, tirando as afinações que acredito serem as mesmas do roundneck, é bem diferente o modo de tocar. Para ter idéia, as cordas são altíssimas. Lembra mais uma guitarra havaiana. Comuna o esquema é todo no tone bar - não se usa os dedos da mão esquerda -, existe até mesmo uma técnica de hammer-on e pull-off cuja qual ensina a usar a tone bar para isso.

    Falando dos slides, alguns modelos são tão complicados de conseguir quanto um squareneck. Esse de cerâmica foi o único que encontrei a venda no Brasil, e olha que rodei até a Teodoro Sampaio procurando. Como não tenho a possibilidade de testá-los antes de comprar, prefiri adquiri-los e testá-los com calma em casa. Não notei muita diferença no som, apenas na pegada. E você tem toda razão, o foco agora é aprender a tocar, com calma, sem cobrança, suave... e ouvir muito Ry Cooder, Robert Johnson, Elmore James, Blind Willian Jonhson, e por aí vai.

    Abraços!


    Klebber Blacklock

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Bom, eu já tocava slide com afinação open G bem antes de comprar o meu ressonador. Pra tu ter uma ideia, comecei tocando slide em violão de nylon! Quando cheguei na loja, peguei o ressonador pra testar e já saí tocando sem pensar muito.

    Tem muitas músicas dos Rolling Stones que usam afinação aberta, mesmo sem slide. Pode ser uma boa quando você estiver se aperfeiçoando no roundneck pegar uns stones pra se acostumar com a afinação. Honky Tonk Women, por exemplo, é uma música muito bacana de se tocar em open G. E sabendo open G, pegar open D é um pulo, porque tem muitas relações em comum entre as cordas.

    Sobre achar slides diferentes... os meus são todos Dunlop, porque era a marca mais fácil de encontrar na época. Hoje vejo muitos Torelli nas lojas mas não sei se são bons. Meu slide de cerâmica é um Dunlop Mudslide 266, pesadão, muito bom de tocar. Sempre vejo ele pra vender e recomendo bastante. Agora, também tem muita coisa que serve pra improvisar. Copos de shot podem dar ótimos slides!

    Da última vez que fui visitar meus pais em Curitiba, me bateu uma vontade monstra de tocar um slide. Só o que tinha lá era um violão de nylon que eu larguei na casa deles quando me mudei. Peguei o violão e improvisei um slide com um pedaço do trinco da porta do meu quarto! Então... quando tu quer tocar, a criatividade é o limite.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nova aquisição e ajuda no esclarecimento de dúvidas - Dobro Strinberg Squareneck!