Capostrate VS Afinação

    Autor Mensagem
    AlexandreCarl0s
    Membro Novato
    # jul/13 · Editado por: AlexandreCarl0s


    A vídeo aula da música "É isso Aí" de Ana Carolina na versão completa para violão utiliza Capotraste na 1º casa, ao invés de fazer isso, pode colocar a afinação em um tom acima?

    Seria a mesma coisa? Qual a diferença em usar o capotraste na 1º casa e afinar um tom acima?

    makumbator
    Moderador
    # jul/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    AlexandreCarl0s

    A diferença óbvia é que MUITO mais simples, rápido e seguro (para o instrumento) usar um capotraste do que elevar afinação por causa de uma música.

    Qual a diferença em usar o capotraste na 1º casa e afinar um tom acima?

    Na verdade seria elevar a afinação em meio tom, e não um tom acima.

    AlexandreCarl0s
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Já que é mais simples, vou providenciar o comprar um. :-)

    - Na verdade seria elevar a afinação em meio tom, e não um tom acima.


    Percebi que errei, de qualquer maneira, obrigado pela correção.

    MetalJames
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Eu acho que capotraste muda o timbre... Mas o meu é ruim, deve ser isso.

    Fernando.JF
    Membro
    # jul/13
    · votar


    MetalJames
    Eu acho que capotraste muda o timbre

    kkkkkkkkkkkkkkkkk

    MetalJames
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Fernando.JF
    O que foi cara? Eu acho que muda o timbre do instrumento sim, fica um som mais ''gordo''... Acho que você se confundiu, porque, pelo que sei o capo, altera TOM e não timbre, ele foi feito pra parecer que a afinação foi mudada, sem alterar o timbre, mas o meu altera, como eu disse acima.
    Abraço

    LeandroP
    Moderador
    # jul/13
    · votar


    Muda o timbre sim, com certeza.

    Fernando.JF
    Membro
    # jul/13
    · votar


    MetalJames
    kkk Foi mal se entendi errado amigo, é que meu capotraste só altera o tom, se no seu caso também muda o timbre então tá tranquilo.

    amador_ssa
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    AlexandreCarl0s

    O makumbator ja te respondeu corretamente.

    Já que é mais simples, vou providenciar o comprar um. :-)


    Só queria acrescentar que não é só questão de ser mais simples, mas a razão maior é que é mais seguro, pois afinar tonalidades maiores do que o violão esta preparado, pode danifica-lo. É mais simples e mais seguro. Se vc quiser pode alterar a tonalidade da música, oq não fica tão fiel ao original. Mas quando é 1/2 tom só as vezes nem uso o capo, pra mim não tem muita diferença a ponto de me icomodar, mas cada ouvido é um ouvido

    MetalJames

    Muda o timbre sim, com certeza. [2]. Quanto mais agente aumenta as casas com o capo mais brilhante fica, pois quanto mais pra dentro da boca, mais agudo será a nota (primas). Eu diria que a principal finalidade do capotraste não seria nem aumentar o tom, pois o mesmo pode ser mudado na música, mas a principal função do capo é a mudança do timbre, é transportar formas de acordes. Minha opinião

    AlexandreCarl0s
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Obrigado a todos, respostas esclarecedoras!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Capostrate VS Afinação