Violão de luthier com pouco som

    Autor Mensagem
    JulioPieri
    Membro
    # mar/13


    Olá a todos!

    Há 6 meses comprei um violão do luthier Samuel Carvalho aqui em São Paulo.
    O valor do violão é em torno de 5000 reais, feito em jacarandá.

    No entanto, já faz um tempo que venho notando que o som esta abafado, com pouquíssimo sustein e pouca projeção do som, além de um colorido beeem mediano. O luthier havia caracterizado o instrumento exatamente o oposto.

    O som de violão artesanal demora um tempo para abrir. Previamente eu havia adquirido um outro violão de 4000 que nao era de jacarandá do mesmo luthier. O som demorou uns 5 meses para ficar bem bacana. Mas quanto ao novo, será que já nao deveria ter mudado algo? A essa altura esperava perceber pelo menos algum incremento no som.

    Desconfiei das cordas: troquei e pus uma Hannabach e nada.
    Experimentei o som em diversos climas (chuva, seco, ameno) e nenhuma mudança significativa.

    Resolvi ligar para o luthier e ele disse para levar lá que ele estava começando a implementar uma técnica nova (nao lembro o nome) que consiste em fazer um furo em algum lugar do violão, o que aumentaria o sustein e o volume do som.

    Alguem conhece isso? Será que nao desvalorizaria o violão, ou correria o risco de piorar o som?
    Alguma idéia do que possa ser (uma simples questão de regularem talvez)?
    É possível que o violão simplesmente tenha "saído ruim", nao tendo portanto solução além de pedir ao luthier que faça um outro?

    Enfim, agradeço a atenção!

    Fernando Faria
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Olá Julio, tudo bem? Achei muito interessante seu relato.

    Você disse que o violão é feito em jacarandá, mas o tampo é feito de que? Cedro ou abeto? O Abeto realmente demora mais pra abrir o som, o Cedro é um violão que vem "pronto" e tem algumas diferença sonoras.

    O que ele pode querer colocar no violão é um soundport, que não muda significativamente o som do violão, mas faz quem está tocando SE ouvir melhor.

    Qual modelo você adquiriu? Já é aquele modelo de tampo duplo?

    JulioPieri
    Membro
    # mar/13 · Editado por: JulioPieri
    · votar


    Olá Fernando, obrigado pela resposta.

    Não tenho certeza, mas acredito que o tampo seja feito de Cedro, ja que se trata de um violão relativamente barato.

    Exatamente isso que ele queria fazer! Soundport... Não basta eu ouvir mais o som, o que realmente importa é a projeção dele para uma eventual plateia. Acho que nao vou deixa-lo fazer isso, e pedir apenas uma 'revisao' de rotina. Espero que isso resolva.

    Adquiri o modelo Composite, mas feito em Jacarandá. e siim, o tampo é duplo!

    astrataranis
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    tampo de cedro ou abeto ou pinho, isso nao aumenta o valor do violao e sim sua dinamica.

    pro meu gosto pessoal prefiro de cedro embora os outros dois tenham mais definicao.

    abeto ou pinho realmente o violonista vai ouvir pouco, mas sera uma patada para quem esta a frente. é uma questao de desejo ou dinamica procurada. embora bons luthiers (e o carvalho se enquadra neles) conseguem usar o tampo x e ter o som Y e vice-versa (eu particularmente acho o cedro mais bonito :) )

    procure os irmaos carvalho, para eles olharem o violao. Qqr coisa eles trocam pra vc, um violao de luthier tem q ficar ao gosto do cliente e ponto.

    guitanda.com bom canal com eles.

    Vinicius Yuki
    Membro
    # mar/13
    · votar


    O correto é ele fazer um outro violão pra você.
    E também é sempre importante você dizer ao luthier qual é a sonoridade que você busca antes de ele começar a construir o violão.
    Violões double tops costumam ter mais volume.

    Se quiser posso te indicar um luthier que faz um baita violão, só que a construção é tradicional, não é double top

    É um luthier desconhecido, mas é muito talentoso, pude tocar nesse violão do vídeo e tem um som bem gordo e muito volume.

    http://www.youtube.com/watch?v=QkL8TV6c1ck

    Vinicius Yuki
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Tente também trocar as cordas por cordas tensão extra alta.
    E conversa com o luthier pra ele fazer outro violão pra você.
    Não é justo pagar um preço alto, esperar meses ou anos o violão ficar pronto e o instrumento faltar som, leva o seu violão pro luthier e toque junto com outros violões dele pra o luthier ter certeza que teve algo errado.

    JulioPieri
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Bom, muito obrigado pelas respostas. Vou sim procurar o meu luthier e conversar a respeito do violao, ver o que ele me recomenda. acredito que ele entenderá se eu quiser trocar, afinal de contas já fez isso antes (mas infelizmente troquei por um pior e mais caro).

    Vinicius, por enquanto nao pretendo gastar mais com violao. e por um bom tempo! haha. mas quando eu for comprar um posso pesquisar a sua recomendaçao!
    Vou experimentar tambem a tensao extra alta. nao sei, contudo, se o violao foi projetado para isso.

    Sei no entanto que o Samuel Carvalho projetou o violao para a minha pegada (força de dedos) e tensão alta. Isso se reflete nos baixos bem pronunciados. Infelizmente os agudos sao fracos (ou talvez sumam no meio dos baixos), sem som, etc.

    Novamente obrigado!

    JulioPieri
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Olá novamente!
    Levei o violão para regular. Estava difícil de fazer pestana, o braço estava empenado e oitavas desteguladas.
    No entrando, depois de busca-lo, o braço do violão continua empenado!
    O luthier havia me dito que o braço precisa estar sim ligeiramente empenado..
    Como assim? Sempre ouvi que é ruim.. Confere isso?

    astrataranis
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    vc levou pro samuel carvalho?

    luthier meu caro tem mais que formiga e a maioria esmagadora é um pior que o outro.

    leve para o samuel carvalho.

    braco nao pode estar empenado. simples assim.

    aconselho a vc criar o mesmo topico com as mesmas coisas escritas no brazilianguitar.net pois é um forum com usuarios mais experientes e inclusive vaaaarios luthiers renomados postam la. certamente irao te precisar rapidamente o que esta havendo

    o fcc é otimo para buscar outros tipos de problemas, mais voltados para a massa, la o povo é mais tecnico, erudito, outra linhagem de pensamento. particularmente uso os dois foruns igualmente, mas esse tipo de problema é la pra resolver.

    JulioPieri
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Ok, obrigado astrataranis.
    Vou postar la depois.

    Sim, levei no proprio 'confeccionador' do meu violao: Samuel Carvalho.
    Ele me disse que o braço deve ser um pouco empenado e devolveu meu violão assim. Por isso achei muito estranho, sempre ouvi o contrario..

    astrataranis
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    eu tb! estranho isso! talvez pela sua necessidade de cordas muito altas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão de luthier com pouco som