Violão trastejando (topico com fotos)

    Autor Mensagem
    AnderTrc
    Veterano
    # mar/13


    Oi gente, tudo bem? bom, ontem fiz a burriçe de levar meu violao na praia (não tirei da capa) dai atravessei a avenida e fui num lugar a 50m da praia a céu aberto e fiquei tocando lá, por +/- 40 minutos, o clima tava frio pois havia chuvido pouco antes, inclusive a capa levou um pouco de agua mais n atravessou. Um mes e meio atrás eu levei o violão no luthier pra trocar o rastilho, dai ele baixou as cordas e trastejou nas 4 primeira casa de todas elas, ai ele ajeitou, acho que ele aumentou o primeiro traste, o segundo, terceiro... Dai hoje, eu fui tocar meu violão e ele ta trastejando na 4º corda solta, e vai até a 4º casa +/- , só nessa corda. Eu uso flanela nas cordas, e qndo usei na quarta, ontem, aquela fibra de aço que enrola ela ficou meio afastada, como uma mola esticada, dai será que esse é o problema? ou pode ser a pestana que abaixou? mais se fosse a pestana só taria trastejando solta... acredito... (apesar de que, na pestana, a corda mais baixa é justamente a 4º. Ps: é um yamaha C45 Bom, ai as fotos:
    http://imageshack.us/photo/my-images/195/foto0375e.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/844/foto0374a.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/580/foto0373xg.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/844/foto0370h.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/109/foto0369a.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/11/foto0368k.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/580/foto0367q.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/132/foto0364l.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/546/foto0363wn.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/23/foto0358dr.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/138/foto0356c.jpg/


    Desculpa tanta foto, mais tem todos detalhes possiveis kkkkkk' até mais, abração... e agr nao posso leva-lo num luthier :( onde vcs acham q ta o problema?

    AnderTrc
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    pô galera, niguem ai pra me dar uma força? :(

    astrataranis
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    cara as fotos nao dizem nada... veja se o braco nao se moveu ou empenou.

    aperto a primeira casa, e a ultima casa ao mesmo tempo, se todos trastes estiverem com a mesma altura eh pq o tensor ta fazendo o trabalho dele direito, se houve uma barriga pra dentro ou pra fora, é braco empenado, se alguns trastes tocarem, outros nao ou um ficar muito acima e outro muito abaixo, entao tera q retificar o trastes.

    se estiver td certo e estiver trastejando, mande regular.

    AnderTrc
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Meu violão não tem tensor, e se eu apertar o 1º traste e o 12º fica como se tivesse empenado... mais o luthier que deixou assim, por conta que as cordas tão mt baixas, e se o braço ficar "reto" vai trastejar em tudo..
    o interessante que é só na 4º corda... tem alguma chance de o problema ser a corda? ja que eu passei flanela com mta força e acabou que a proteção de aço da corda saiu do lugar?

    e ainda ta chovendo aqui e eu guardo o violão por enquanto perto de uma janela de vidro

    AnderTrc
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    mais alguem '-'

    astrataranis
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    cara nao sou nenhum técnico... mas muda de luthier. o braco tem que estar reto e ponto final. Nao existe nem mais nem menos.

    Se ele estando reto ficar trastejando é pq ou os trastes precisam de retifica ou o seu nut esta com problema ou seu rastilho tb esta. Simples assim.

    A CORDA pode estar afastada do braco, isso vc q decide, a altura dessa corda o cara vai escolher conforme o gosto dele, normalmente quem gosta de tocar mais brutalmente ou mais alto, prefere cordas mais altas, quem prefere algo mais macio, mais técnico, vai nas cordas baixas. mas é puro gosto pessoal.

    Mantenha o braco reto, se estiver pegando nos trastes e estes estiverem corretos, tera q ser feita regulagem no nut ou rastilho, simples assim.

    se o seu violao nao tem tensor, provavelmente é de nylon e um violao de nylon nao era pra ter problemas serios de empenamento.

    minha opiniao sincera: o cara precisa abaixar o rastilho e aumentar o nut, ou seja um trabalho chato pra se fazer prum garoto q nao sabe o que precisa, mais facil ele fazer uma gambiarra e deixar td alto e zuado.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    AnderTrc
    troca as cordas pra ver, corda desenrolando não é o certo né?

    AnderTrc
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Minhas cordas tão super baixas, tem uma foto ai que da pra ver, tão no 12º traste com 2,5mm no maximo. quando aperto o 1ª e o 12º traste na 6º corda, fica menos de 1mm distante dos trastes, o primeiro traste ta alto, pq qnd aperto a 3º e a 12º fica tudo colado no traste....
    ja quando faço isso na quarta corda, a corda pega em TODOS os trastes, sem exeção!
    Bom acho que empeno n é, deve ser os trastes, vou trocar de luthier msm, é a melhor opção né?

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # mar/13
    · votar


    eu ia falar para afrouxar um pouco o tensor mas como vc disse que seu violão não tem tensor troque as cordas por cordas com tensão mais pesada
    recomendo a
    daddario
    pró arte
    hard tension

    deve resolver seu problema!

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # mar/13
    · votar


    sem querer ofender mas a afinação está em MI né?

    AnderTrc
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    japaubatuba

    tá sim.. mais o problema com essa corda só surgiu agora, 1 mes e meio dps q eu coloquei elas, é a d'ddario pro arte tensão media

    e antes eu usava giannini canário e nunca tive problema com trastejamento

    Se o Nut/pestana tiver com a cavidade mal feita na 4º corda, o trastejo iria ser só com a corda solta ou iria nas 3 primeiras casas tbm?

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # mar/13
    · votar


    AnderTrc
    Se o Nut/pestana tiver com a cavidade mal feita na 4º corda, o trastejo iria ser só com a corda solta ou iria nas 3 primeiras casas tbm?
    Tecnicamente a pestana não iria influenciar no trastejo com cordas presas,

    Os principais motivos para isso são:
    Braço, Rastilho e Cordas não necessariamente nessa ordem!

    Pensando que seu rastilho esteja bom (O que é bem provável pela foto) e o braço do seu violão não esteja ruim (só vendo de perto pra saber) sobra as cordas!

    Manny Ray
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Manny Ray
    · votar


    AnderTrc

    Eu não to com muito tempo pra ler as respostas, mas acho que falaram aí...

    Comigo aconteceu o seguinte: Ajustei o braço do violão e abaixei as cordas, então a quarta corda ficou trastejando, mas nenhuma outra, então percebi que o violão tava regulado direito. Olhei de perto e a fenda onde a corda Ré fica, naquela pecinha no começo do braço do violão (pestana se não me engano) estava muito funda. Então fiz o seguinte.

    Afrouxei a corda, peguei um pedaço pequeno (bem pequeno mesmo, pra não aparecer) de papel, da largura da fenda, coloquei no lugar, apertei a corda e bam... Parou.

    Pra mim não vale a pena trocar a peça, porque meu violão é mais pra brincar mesmo, vou comprar um dahora quando tiver grana..

    Abraço, espero ter ajudado

    EDIT

    japaubatuba a minha corda ré trastejava em qualquer casa que eu apertasse, então acho que fiz vudoo sem querer, mas parou.. kkk

    AnderTrc
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    japaubatuba

    Mano muito obrigado ^^ vou tentar primeiro a corda, dai se não for eu vou tentar a dica do manny ray '-' vai que cola uhsaushaus, apesar de que tecnicamente e logicamente o nut só influencia na corda solta né...
    Se caso isso não resolver vou levar num luthier logoo .-.
    pra falar a verdade, ainda ta trastejando, mais um pouco menos, acredito que seja por conta da variação climatica...
    O importante é tirar o som do instrumento, mais no meu caso, por mais suave que eu toque, ainda trasteja -.-' E eu errei, o encordoamento que uso agora é o D'ddario pro arte tensão normal '-' antes eu usava tensão media da linha canário... mais essa mudança de tensão nem influencia em violão de nylon né?
    falar nisso, qual tensão vc recomenda? eu toco mais mpb/classica/bossanova, e to em duvida em qual tensão tem combinação quase perfeita entre graves e agudos

    Manny Ray

    Valeu pela diica cara! não custa nada tentar, dai se for eu trocoo logo o rastilho por um de osso '-' pior que a cavidade da 4º corda tá fundinha msm

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # mar/13
    · votar


    AnderTrc
    falar nisso, qual tensão vc recomenda?

    eu particularmente gosto de cordas com tensão mais pesada! Dá pra tirar mais som do violão!
    o grosso da combinação entre graves e agudo vem mesmo da construção do violão!

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # mar/13
    · votar


    Manny Ray
    japaubatuba a minha corda ré trastejava em qualquer casa que eu apertasse, então acho que fiz vudoo sem querer, mas parou.. kkk

    vai entender! ^^

    Joe Voj
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Eu recomendo você fazer o seguinte: Antes de comprar corda nova, vá na base da gambiarra: Afrouxe as cordas, retira a pestana e coloca um pedaço e papel embaixo dela, fiz isso altas vezes no meu violão, funciona as vezes ^^
    Se a pestana estiver colada, é só forçar um pouco que ela sai.

    E ignorância a minha, mas o que o luthier fez pra empenar o braço do violão se não tem tensor oO? Normalmente esses violões de naylon o braço é grosso pra cacete!

    AnderTrc
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Joe Voj

    O cara, que fez merda no meu violão, ele desempenou o braço com uns 3 ou 4 tornos, e mesmo colocando borrachas por trás do braço do meu violão ele ficou um pouco marcado...
    Ai o cara ainda inventou de lixar os trastes pra deixa-los com brilho --' foi ai que começoou a frescura c meu violao, o problema nem foi a maneira com que ele fez, é que o braço do meu violão raxou bem pouco embaixo do 4º traste dps de uma queda q dei ( =( ), e eu só vi isso dps q ele lixou os trastes, dai acredito que o 1º ficou mais alto que o 2º, que ficou mais do q o 3º, q ficou mais do q o 4º e dai em diante ficaram todos da msm altura.
    ai só percebi isso msm dps que o luthier daq de recife baixou a ação das cordas e ficou trastejando td. Mais eu era inocente, e na minha city n tinha luthier ;s
    Agooooooora que to morando em RECIFE e aqui tem luthier competente '-'

    ps: o maluco deixou meu violão quase um dia inteiro no torno hausuashausha' e o valor por ele ter tirado 2mm do rastilho, desempenado o braço, e retificado os trastes: 50 reais '-' kkkk

    Japaubatuba

    Eu vou colocar a tensão alta da proxima vez '-'
    Cara, tu sabe qnt é mais ou menos o valor pra trocar todos os trastes? pq tão baixos e acredito q se precisar retificar n vai da mt futuro n... :(
    e vale a pena fazer isso num yamaha C45? sei que não é um violão caro, mais tem um som brilhante e suave ^^
    Acho que tive sorte o//

    Tenho ele a 2 anos, o meu cachorro fez o favor de saltar bem em cima do meu violão e deixar as marcas crueis das unhas horriveis dele, na madeira do violao -.-' a sorte é q não foi no tampo, foi atrás '-'

    AnderTrc
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Joe voj
    Complemetando: o mesmo cara que deixou o violao o dia todo no torno, fez o trabalho inverso, pq desempenou tanto q o violao tava trastejando. Claro que o certo era não ter nada de empeno msm, mais eu n fazia ideia disso...

    Joe Voj
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    É, se você tiver que trocar os trastes, ja não vai compensar pra você muito. Não sei ai, mas aqui em Uberlandia, o preço pra trocar-se os trastes tá em torno dos R$ 120...
    Com isso, mais os problemas do braço rachado, seu violão nao vai ficar 100%.
    Se possivel, aconselharia você trocar de violão, procure um em loja de usados que tu pega mais barato ^^

    AnderTrc
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    huahuauaua, o meu proximo violão eu vou mandar um luthier fazer

    O problema n é preço, é que eu amo esse violão, é o meu ''xódó'' huashaushau' dai ouvi rumores q p trocar traste no luthier chega a + de 250 reais, daii é salgado msm em relação ao preço do violao '-' mais tomara q n precise trocar os trastes '-'pelas fotos, tu acha que o traste do meu violao ta mt baixo? (prefiro baixo do que alto, dá uma suavidade a mais na hra de tocar)

    o braço ta rachado só do traste até uns 2mm abaixo dele.. luthier disse q isso n afeta em nada

    Po, se tu ouvisse o som do meu violão tu ia pirar ^^

    Joe Voj
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Cara, não sei te falar, por foto é dificil e eu só sou metido a besta em mexer nos meus instrumento, nunca fiz nada ao certo, então...
    Talvez se você perguntar pro Bertola ele te ajude

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/254925/

    AnderTrc
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Valeu cara !! ^^

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão trastejando (topico com fotos)