Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil
Entrar
Sair
Notificações
Amigos pendentes
Home
>
Fóruns
>
Violão
Duvida Sobre Cordas de Violão Aço 0.008 ou 0.009 --Iniciante
Autor
Mensagem
GabrielCRVG87
Veterano
#
dez/12
Sou iniciante, comprei meu primeiro violão faz 1 semana. De aço. Optei por escolher de aço mesmo. Só que um musico da minha familia estava tocando meu violão e disse que a corda estava muito dura e muito alta. E a tensão estava empenando o braço. Ele acha que é 0.010 ou 0.011 ...
E falou que tem cordas melhores pra eu começar como 0.008 ou 0.009 ou até 0.009 de guitarra .
Mas qual é a melhor pra eu colocar 0.008 ou 0.009 ou 0.009 de guitarra ?
Como ele falou que esta empenando, o braço, to pensando em levar num luthier ...
kiki
Moderador
#
dez/12
·
votar
GabrielCRVG87
tome cuidado com uma coisa: músicos experientes podem ter ótimos diagnósticos do conforto - se está muito duro ou muito alto as cordas - por que têm grande experiencia tocando em vários instrumentos.
porém, muitos músicos não tem uma precisão do que causa o problema e de como pode resolve-lo. isso quem faz é o luthier.
sim, a corda de maior tensão vai ser mais dura - cordas 0.009 é mais dura que 0.008. porem, pra violão aço costuma-se usar cordas da ordem de 0.011, 0.012, que são bem mais grossas que as comuns de guitarra (0.009 e 0.010). isso sozinho não deve comprometer a tocabilidade.
e cordas muito finas vao dar um som mais baixo, diminuir a espessura das cordas vai diminuir o som do violao.
voce pode experimentar outras cordas, mas acho que uma regulagem completa vai ser mais eficaz pra deixar mais confortavel.
outra confusao comum é dizer que empenou o braço pela tensao.
a tensao das cordas só não empena o braço.
a tensao alta curva sim o braço pra frente, mas é reversivel, basta ajustar o tensor. isso faz parte da regulagem.
repetindo: o melhor é levar pra regular num luthier.
GabrielCRVG87
Veterano
#
dez/12
· Editado por: GabrielCRVG87
·
votar
Obrigado pela ajuda :D
Mas meu abjetivo é só aprendizado em casa, sozinho. No momento não é nem roda de amigos tambem não.
O som de 0.009 ou da de 0.008 é muito baixo ou pra aprender sozinho em casa ta de bom tamanho ?
KeH
Veterano
#
dez/12
·
votar
Ta de bom tamanho, ou até uma roda pequena sem nenhum joselito kk.