Autor |
Mensagem |
and92272 Veterano |
# set/12
Boa tarde pessoal!
Em minha banda, temos um violão base e uma guitarra para solos e mais algumas "coisinhas", porém temos que arranjar mais um violão. A orientação é que o violão um toque o acorde natural e o segundo violão com a relativa menor com sétima: Exemplo:
Violão 1 : C9 Violão 2 : Am7
Porém, isso não serve pra uma música TODA! Isso deve acontecer em uma ou outra música.
A questão é: Quando esse primeiro modelo não estiver sendo seguido, seria correto os violões usarem oitavas diferentes?
E outra pergunta:
Em um show, é errado o músico usar cifras no palco para não se perder?
|
Lelo Mig Membro
|
# set/12
· votar
and92272
Cara, em "base/contra base", o bom senso, feeling e ouvido, contam muito mais que a teoria.
Claro, a teoria é necessária para você se situar e buscar um norte, mas não existem regras fixas.
Pode-se trabalhar com 3as, 5as, 9as, e mesmo tônicas formadas em outra região da escala e ordens diversas. Não existe regra prá tal, o ouvido e bom gosto é que vão determinar.
Quanto a usar cifras em palco, errado não é. Principalmente quando se trata de covers e repertório grande de bar e etc.
Mas para shows, com set list menor e trabalho autoral eu acho feio.
|
and92272 Veterano |
# set/12
· votar
Lelo Mig
Eu imagino que o bom senso deve ser levado em consideração.
Mas no sertanejo, por exemplo, você acha que faz sentido usar dois violões fazendo a mesma nota mas em oitavas diferentes? Na sua opinião, isso é desnecessário ou pode contribuir para uma boa harmonia de timbres?
|
Lelo Mig Membro
|
# set/12
· votar
and92272
Necessário ou desnecessário é relativo.
Se for um violão fazendo absolutamente a mesma coisa, acho desnecessário.
Mas se o segundo violão, faz arpeggios diferente, trabalhando em terças, quintas ou mesmo oitavas, com direções e diferentes, inversões de acordes e etc, se bem feito, enriquece, sem dúvida, a harmonia.
|
kiki Moderador |
# set/12
· votar
and92272 A orientação é que o violão um toque o acorde natural e o segundo violão com a relativa menor com sétima: isso é uma das coisas que se pode fazer. existem milhares de outras opções.
uma coisa boa é estudar formação de acordes e CAGED (que nada mais é do que um truque pra facilitar a formação de acordes).
os dois violões podem tocar exatamente o mesmo acorde em regiões diferentes do braço, e fazendo batidas diferentes (ou um faz batida e o outro dedilhado). por exemplo:
C C C e--3------------8------------12---------------------------- B--5------------8------------13---------------------------- G--5------------9------------12---------------------------- D--5------------10---------------------------------------- A--3---------------------------------------------------- E------------------------------------------------------
além disso dá pra fazer solinhos, riffs, etc...
|
and92272 Veterano |
# set/12
· votar
Legal!
Mais dicas?
|