Violão balançando no colo e Bach

    Autor Mensagem
    nome112
    Veterano
    # ago/12


    Toco violão desde os 16-17, hoje tenho 18, fui aprendendo sozinho, nunca tive muita orientação pra tirar musicas e etc, entao eu acabava mais compondo umas coisinhas/''estudos pessoais'' por assim dizer, e fazia uns ''exercicios'', que nao tinham me passado, mas que pareciam sensatos para técnica.
    eu começei no piano a pouco tempo e é o instrumento que pretendo continuar, pois tenho mais afinidade/jeito, este eu faço aulas.
    junto com as aulas de piano acabei por fazer um mes de aula de violao, o professor falou que eu nao tinha vicio nenhum, que as mãos tavam boas que era só treinar mesmo,nada pra corrigir(foi bom ouvir isto), porém por causa piano eu nao tenho muito tempo pra treinar violao e ter uma aprendizagem linear com um professor, por isso o larguei, pois ele me passava algo e eu nao fazia nem metade do que ele mandava, por que ficava tocando o teclado.
    O piano eu comprarei em breve, no mes que vem espero, enquanto isso me aproveitei do aprendizado da partitura e acabei me dedicando bastante no violão de um modo mais linear, com os livros do henrique pinto.
    Além disso toco sem unha e nao me ajeitei direito com a postura ainda, tentei empilhar livros,lista telefonica para substituir banqueta, testei todas cadeiras da minha casa, cama e no final tenho tocado no chão(o que pra falar a verdade nao é nada mal,é até bastante confortavel),pretendo chamar um professor em casa pra me ajeitar a postura e tal,mas ainda nao encontrei nenhum que venha em casa.
    mas...
    as duvidas:
    quando eu toco meu objetivo é mover meu cotovelo esquerdo e principalmente a mao direita o menos possivel, porem certos movimentos como soltar as cordas todas e reagarra-las, saltos de certos acordes as vezes pestanas(isto nao mao esquerda né), eu acabado balançando um pouco o violao e por isso ou eu acabo mexendo um pouquinho a mao pra compensar a mudança de lugar(isso quando o cotovelo nao acompanha o balanço) ou eu nao mexo e esbarro de leve a unha na corda superior( se for o dedao) ou inferior( se for i,m ou a).
    Queria saber se é normal esse balanço no colo e eu que tenho que treinar mesmo ou eu que to me posicionando errado.
    (fiquei vendo videos de violinistas classicos e vi que breams e segovia davam uma balançadinha bem nessas ocasioes que eu falei, mas ja o john willians parecia uma estatua, ae ... sei la né)
    além disso queria saber sobre os livros de bach tipo anna magdalena e o cravo bem temperado, se transposiçoes para violao tambem servem para aprendizado de iniciante como para o piano
    e é isso aí...
    acabei compondo um perfil meu ali no inico,entao se alguem aí tiver mais algum palpite sobre outra coisa é bem vindo tambem
    desde ja obrigado

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    nome112

    Não sei se entendi direito, mas se você toca no chão, consequentemente não usa banquinho certo? Então é inevitável que o violão balance, a não ser que utilize a postura do Raphael Rabello.

    Uma dica para você não tocar mais no chão: peque uma cadeira ou banco, (que seja "dura", não tenha por exemplo uma almofadinha em baixo) que você consiga deixar suas duas pernas num angulo de 90º em relação ao chão. E procure sempre assentar mais na beirada do banco/ cadeira. Veja ai se fez alguma diferença.

    Obs: não sei se ajudei, mas tente ser mais claro na sua explicação, assim o pessoal pode te ajudar mais facilmente. E lembre-se, um professor é sempre essencial.

    nome112
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    onde eu nao fui claro?
    alias, agora fui olhar falei até mais que o essencial e talvez pouco do essencial, mas enfim..
    queria saber se é normal balançar..
    nao uso banquinho ja tentei com uns livros dicionario e tal pra substituir e nao deu muito certo, banquinho mesmo eu nunca usei.(isto tudo tentei apoiado na perna esquerda.)
    isso que voce falou foi oque mais deu certo mesmo, sentar mais pra direita e tal, perna aberta, mas o problema é que pra o violao ficar firme e alto, mesmo o "banquinho improvisado" eu tenho que apoiar o violao na cadeira e se ela nao tem almofada fico com medo de arranjar, quebrar etc...
    e quando ao Bach? é um metódo progressivo no violao que nem é no piano?

    Dr.Pacheco
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    nome112

    Ih cara, eu tentei do jeito que deu, sem ver fica difícil.

    Você pode tentar esses novos apoios ergonômicos que surgiram por ai. Com eles você fica em uma posição confortável e pode ajustar a altura do violão. Em relação a postura é o máximo que posso ajudar, sem ver é claro.

    Vai um vídeo e uma imagem para ilustrar o apoio. (Obs; existem modelos diferentes deste, basta dar uma pesquisada).

    Ex 1: Imagem

    Ex 2:

    e quando ao Bach? é um metódo progressivo no violao que nem é no piano?

    Você diz em relação as transcrições? Se for, isso é regra para todo instrumento (o estudo progressivo das transcrições).

    P.S: Mover é normal, contanto que você ao mover não fique com a postura torta.

    P.S II: Eu falei para você explicar melhor pq o texto te meio bagunçado, o que dificulta muito a leitura e, consequentemente o entendimento do texto.

    Schelb
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Olha, eu não entendo tanto assim de violão clássico. Apesar de já ter tocado um tempo, eu toco mesmo é guitarra. Porém, por mais que o violão clássico tenha uma escola mais rigorosa nestes sentidos, acho que não compensa tanta preocupação assim com estas coisas. Quero dizer, não é que não seja importante, mas que talvez você esteja se preocupando um pouco demais. É importante a postura para evitar problemas de saúde e para facilitar certos movimentos e técnicas, mas, uma vez observado isso, você tem que se sentir livre e confortável, inclusive para poder sentir e passar o sentimento da música.
    Não sei se os outros concordam comigo, mas ... no fórum de guitarra pelo menos sempre vejo dizerem: "faça como se sentir mais confortável ..". Enfim, muita técnica e rigidez > pouco sentimento, isso eu posso te garantir.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão balançando no colo e Bach