takamine eg320c ou eagle ch-889?

    Autor Mensagem
    Musico -
    Veterano
    # jun/12


    Estou querendo pegar um takamine . mais tenho um Eagle CH-889, to pesquizando, o amplificador do meu violao, tem 5 botao de regular grave, agudo essas coisas, ja o takamine tem 3, isso interfere em questao do intrumento amplificado? Quem tiver uma ideia ajuda ae Obrigado :)

    ----------------------------------------------------------

    EDITADO PELO MODERADOR

    【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar violão e precisa de ajuda

    Regras do Fórum Cifra Club

    1. Criação de tópicos

    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    rmn10
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    O que muda é o captador mesmo, ser 3 ou 5 bandas é uma questão de equalização... Eu não percebo diferença alguma, mas pra quem grava em estúdio não sei!
    O Takamine EG320C é um excelente instrumento, tenho um acetinado, recomendo!

    SoaresAriga
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Olá, Sr. Musico -,

    Eu gostaria de acrescentar e enrriquecer esse tópico com a minha humilde experiência pessoal.

    Tenho um Takamine EG 320c há 7 anos e desde muito antes de comprar essa viola sempre sonhei em ter um Takamine.

    Depois de todos esses anos eu digo e repito que foi uma das melhores aquisições que fiz na minha vida (em termos de bens de consumo).

    É como ter um 1º filho (ainda não sou pai), mas eu até hoje fico "babando" pelo meu instrumento.

    E uma das coisas mais legais é que ao passar dos anos percebo que o som dele vai melhorando, fica mais aberto, mais alto... enfim, tenho muito orgulho desse violão, tanto que mesmo se eu tiver dinheiro (no futuro) pra comprar um melhor não penso em me desfazer desse Takamine, porque além de eu ter toda uma história de amor com ele, nem eu, nem músico nenhum que já "experimentou" meu violão encontrou defeito nenhum até hoje: a construção dele é perfeita, o cheiro dele (da madeira) é uma delícia, a cor é linda (natural)... eu podia passa a noite inteira falando dele.

    Um luthier que pegou nele disse que ele é muito bom, ótimo, excelente, não parava de elogiar. Ele mesmo disse que violão (e os instrumentos feitos com madeira) são como um bom vinho, pois, igual aos vinhos, as madeiras vão envelhecendo, e com esse envelhecimento a madeira ganha uma melhora acústica muito boa.

    Esses violões de lojas de instrumentos são bons, mas quando é um violão com 5 anos pra cima, na verdade, ele se torna outro instrumento (acústicamente falando).

    Bem, eu não podia deixar de falar do sistema de captação dele, né?!

    O modelo do preamp dele é o TP-4. É um que não tem afinador eletrônico, pois na época que ele foi comprado ainda não vinha com o outro que tem afinador. Esse preamp é bem básico (irônicamente falando). Só tem "bass", "middle", "treble" e "gain" (ou seja: grave, médio, agudo e volume). Porém, eu disse: "Porém!!!...." a qualidade é simplesmente fantástica! O que o violão tem de som acústico tem 2 vezes de som elétrico. Já gravei várias vezes com ele e a qualidade é de estúdio de gravação.

    O lance de outras marcas terem preamps com 4, 5, 6 bandas de equalização, sinceramente, não me enchem a vista, pois sei que isso é pra compensar alguma(s) desvantágem(ns).

    Eu precisaria explicar com funciona um gráfico, ou faixa de equalização, mais a verdade é que à princípio se trabalha com grave, médio e agudo. Daí vem subgraves, grave-médio, médio-agudo, etc... Porém tudo isso são subdivisões das faixas grave, médio e agudo. Coisa que esse "pequeno monstro" (Tp-4) detona no quesito qualidade.

    Resumindo, o Takamine EG 320c é um violão pra vida toda e pra quaquer situação.

    Espero ter ajudado você(s) aí na escolha do violão. Tive e tenho Tagima também, é bom, mas não chega nos pés dos Takamines (nem outras marcas chegam).

    Obrigado pela oportunidade de compartilhar essa experiência de vida com vocês.

    Até a próxima.

    Musico -
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Eu tenho um Eagle CH-899, eu tenho ele á 6 meses, to achando ele meio durão, num sei se abaixo o rastilho ou compro um takamine

    SoaresAriga
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Olá Sr. Musico -,

    Veja bem, na minha opinião se você vai baixar o rastilho do seu Eagle ou comprar um Takamine vai depender de algumas coisas.

    Assim, você gosta do seu violão, mais que o normal (como no meu caso)? Você acha que está precisando de um violão mais profissional? Seu Eagle está suprindo suas necessidades e/ou está te satisfazendo?

    Existem muitos fatores a serem avaliados....

    Porém, talvés se você baixar o rastilho existe uma boa probabilidade que ele vai ficar menos duro (ou menos alto) pra tocar. Talvés também, depois de baixar o rastilho, você pode necessitar também de mexer no tensor do braço pra tirar a diferença da altura anterior (em relação ao rastilho) pra evitar que o violão trasteje (talvés, viu?!).

    Vale lembrar também que a maioria dos violões que a gente compra nessas lojas de instrumentos musicais vem com o rastilho lá no céu de tão alto... Meu Takamine EG 320c veio assim também. Acho que é padrão, que as fábricas deixam assim pra a gente depois que comrar poder deixar numa altura à nosso gosto. Até porque violão é algo que revela que tipo de instrumentista a gente é.

    No meu caso, eu mesmo, a princípio fiz uma burrada.

    Pra baixar o rastilho do meu Takamine, eu tirei o rastilho e raspei por baixo da captação... Quase que eu matava a captação do violão! Depois de algum tempo pesquisando, vi que era só retirar umas paletinhas que ficam por baixo (após) o captador piezzo, lá no fundo do cavalete, que isso regularia (ou seja, abaixava) o rastilho (assim como o captador piezzo) e tudo ficava bem. Depois disso, ficou tão bom que parece com uma guitarra de tão bem regulado que ficou.

    Está aí a minha dica. Espero poder ter ajudado.

    Musico -
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Eu fiz isso SoaresAriga , lixei o rastilho por baixo dele, e abaixei um pouco o tensor fico macio, soh q troquei as cordas o som ainda num ta firme vo espera conforme eu vo tocando ela vai mudando o som. Eu ganho um dinheirinho com ele, vamo ve ate o final da ano se eu consigo pega um takamine.

    SoaresAriga
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Olá Sr. Musico -,

    Acho que talvés não fui claro na postagem passada.

    Nunca raspe o rastilho por baixo, onde ele encosta no captador piezzo!

    Isso pode prejudicar e até inativar a captação do captador piezzo.

    O mais aconselhável é raspar o rastilho por cima ou, melhor que isso, é quando o violão vem com as paletinhas que "levantam" o captador e o rastilho, assim como as cordas, de forma que quando se retiram algumas acontece uma abaixada (no geral) consequentemente.

    Mas se esse não for seu caso, melhor seria raspar o rastilho por cima.

    Se você já raspou por baixo, aconselho você a testar o violão plugando em algum equipamento de som, pra conferir se ele ainta tá "vivo".

    Se por sorte nada tiver sido alterado, por parte da captação, não cometa essa gafe novamente.

    Se você perceber que o som deu uma "caída", que o som ficou "feioso", etc. Aconselho você a encontrar um bom luthier pra consertar o erro. Ou então, comprar outro rastilho e começar do zero a refazer um rastilho o mais parecido possível do rastilho original.

    Lembre: EVITE MEXER NA CAPTAÇÃO DO VIOLÃO, DO CONTRÁRIO OS DANOS PODEM SER IRREVERSÍVEIS!

    E sobre a mudança de som natural do violão, você só vai começar a perceber essa mudança no mínimo com uns 3 anos de uso! É aconselhável também colocar um sachê de "silicagel" novo de tempos em tempos, pra retirar a humidade da madeira e com isso ter um ganho, uma melhora no som acústico.

    Bem, se você está inclinado à comprar um Takamine (o que é uma ótima pedida), tenta pelo menos conservar bem teu Eagle pra ver se você consegue revendê-lo por um bom preço...

    Espero ter ajudado. Até a próxima.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a takamine eg320c ou eagle ch-889?