Sobre Violão e Viola! Ajudda

    Autor Mensagem
    Kass
    Veterano
    # jun/12


    Tenho essa dúvida desde que comei a tocar violão(acho) 5 meses atrás =/

    Qual a diferença (se existir) De viola pra Violão, Do violeiro, pro violonista(violão)????????
    Agradeço*-*

    rmn10
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Kass

    Primeiramente, a quantidade de cordas, sendo o violão 6 e a viola 10 cordas (5 bases e 5 oitavas).

    Também a afinação é bem diferente, sendo o violão afinado em E, a viola possui muitas afinações, que eu conheço é a 'cebolão' (afinada em | B | E | G# | B | E | e suas respectivas oitavas) e 'rio abaixo' (afinada em | A | D | F# | A | D | e suas respectivas oitavas também).

    É o que eu sei, depois o pessoal mais experiente em viola complementa!

    py2ps
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Kass
    Além de tudo que o amigo rmn10
    falou os acordes para viola são diferentes também

    Nefelibata
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Nefelibata
    · votar


    Kass

    Toco guitarra, viola e violão clássico há anos.

    O que rmn10 disse procede. Por serem instrumentos derivados do mesmo e ainda guardarem mtas semelhanças (cordas percutidas ao longo de uma escala trastejada e caixa de ressonância). As diferenças ficam por conta das cordas e tamanho da caixa.

    Já quanto a técnica, Mais precisamente a viola caipira guarda mais semelhança com o violão clássico do que com o popular. Um bom violeiro dedilha a sua viola tal qual um violonista erudito. Também há que ressaltar que não são 10 cordas, independentes como no violão. Mas sim 5 pares de cordas, ou seja, quando se sola toca um par (duas) por vez e mtas vzs dois pares (quatro) por vez, via de regra.

    Por causa das afinações o posicionamento da mão na formação de acordes é totalmente diferente (atualmente tem-se usado mto a Cebolão em E e Cebolão em D, usa-se tb outras, por influencia maior de Tião Carreiro essas duas pegaram mais).

    Além disso, antigamente o violeiro não tinha aquele estudo musical teórico como hoje. Era normalmente gente simples do interior...

    por isso percebe-se a simplicidade das harmonias e escalas utilizadas na maior parte das músicas. Mas isso não quer dizer nada... aqueles ponteios (solos e arpejos) do tião carreiro dá pau em mta gente em beleza musical. Os ritmos (batidas) tb são mtos e padronizados. Por exemplo.: cururu, cateretê, toada, corta jaca, recortado, cueca chilena, moda de viola, pagode de viola, guarânia, chamamé etc etc etc.

    Por causa desta "padronização", mas vezes certas músicas acabam se parecendo umas com as outras... o que leva a destacar o conteúdo da letra... mto importante pras musicas de viola.

    A grosso modo estas são as principais diferenças entre as duas coisas.

    precisando tamos aí

    Abraço

    dom de Deus
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    viola é show.

    rmn10
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Nefelibata

    Excelente explicação! Tirou algumas dúvidas minhas também!

    Alexandre.M
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    rmn10
    Primeiramente, a quantidade de cordas, sendo o violão 6 e a viola 10 cordas (5 bases e 5 oitavas).
    pequeno erro, apenas os pares 3,4 e 5 são oitavados os pares 1 e 2 são unissonos

    Alexandre.M
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Kass
    Qual a diferença (se existir) De viola pra Violão, Do violeiro, pro violonista(violão)????????
    a grosso modo o estilo musical,a viola é direcionada a musica caipira.
    mas eu ja vi no youtube um dupla de violeiros que tocam até mr. crowley na viola
    como a afinação da viola é diferente, logo, os acordes são diferentes, o ideal é aprender violão e passar para a viola, pois usa-se muito a pestana e muitos acordes abertos.
    os ritmos são os mesmos praticamentes, mas a técnica mais avançada e mais idolatrda é o pagode de viola, que exige muito treino e disciplina.

    Nefelibata
    disse tudo.. +1

    Nefelibata
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    alexandremilitao1

    valew companheiro!

    um kra q é uma mão na roda pra aprender músicas de viola é o Cleber T Vianna. O canal dele do youtube eh mto bom... ele tem várias video-aulas e tutoriais ótimos.

    mas meu sonho mesmo era uma coletânea de tablaturas pra viola... tem mta gravação antiga q os instrumentos estão um pouco desafinados do padrão... algo entre E e Eb... tipo "filho da liberdade" do tião carreiro (sim sou fã!). ae eu começo a tirar depois me embanano pq não consigo "achar" direito as notas.

    Abraço

    Alexandre.M
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Nefelibata
    um kra q é uma mão na roda pra aprender músicas de viola é o Cleber T Vianna
    verdade,já assisti vários, fica a dica pra quem quer algumas video aulas de viola, é só procurar por CLÉBER VIANNA ou CASA DOS VIOLEIROS tem também o DANIEL VIOLA que é muito bom
    tem mta gravação antiga q os instrumentos estão um pouco desafinados do padrão... algo entre E e Eb...
    digamos que o "equipo" daquela época era meio precario se comparado a hj.
    tião carreiro (sim sou fã!)
    não é o unico...

    Nefelibata
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    alexandremilitao1

    esse lance da afinação não atribuo soh ao equipo... acho q, além de não terem/utilizarem afinadores...

    faziam como se vê, o kra chega pra tocar com outro, pega o violão do jeito q tava guardado, vira, toca uma corda e diz: "afina aí pra ficar igual"

    :)

    abraço

    Alexandre.M
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    esse lance da afinação não atribuo soh ao equipo... acho q, além de não terem/utilizarem afinadores...
    "afina aí pra ficar igual"
    isso mesmo que eu quis dizer com "equipo" além da qualidade de gravação

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre Violão e Viola! Ajudda