Apostila de gravação de violão e guitarra (gratuita)

    Autor Mensagem
    MMI
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: MMI


    Pessoal, fizemos uma apostila sobre gravação de guitarra, violão, alguma coisa de mixagem e acústica. Foi feita entre membros do fórum, então é totalmente gratuita e aberta aos colegas. Esperamos que ajude!

    http://www.e-connectiva.com.br/fcc/gravacao_de_guitarras_II.pdf

    Dúvidas, dicas, sugestões, é só falar!

    Justiça seja feta, foi um trabalho em conjunto com os colegas do fórum nichendrix, clebergf e Thyago_Trajano. Em breve, a parte do Edson Caetano sobre teclado.

    Abraço!

    xavy
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Boa iniciativa, vou dar uma conferida e estou upando pro meu 4shared pode? quando alguém perguntar aki no forum indico o material.

    Felicidades

    WebTiago
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    u.u mais tarde vou ler. Que bom que fizeram, irá ajudar muitas pessoas.

    MMI
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    xavy

    Claro, pode sim. Faça bom proveito.

    WebTiago

    Tem muita coisa para ler. Espero que goste

    ogner
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    MMI

    Boa!!!

    o/

    dom de Deus
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    muito legal tô baixando tbm!

    MMI
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    ogner
    dom de Deus

    Obrigado, acho que todos os que participaram ficam contentes com suas palavras e por ajudar o pessoal.

    dom de Deus
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    MMI

    nós que agradecemos.


    sou leigo no assunto não sei gravar nada.
    vou estudar a apostila, tudo tem a primeira vz e graças a uma boa alma rs.


    obrigado.

    MMI
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    dom de Deus

    Isso que me motivou a escrever. Se o pessoal souber o que tem lá, as discussões melhoram e todo mundo aproveita e vai aprendendo. ;)

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    MMI

    Obrigado é pouco!

    Então:

    Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado Obrigado

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    MMI

    Muito bom trabalho, com certeza vou aproveitar muito agora que estou me aventurando nessa parte de gravação e produção, pra fazer o disco da minha banda.

    A internet tem o seu lado ruim, porém, o seu lado bom é extremamente bom, pois podemos compartilhar conhecimentos de forma mais fácil.

    Abraços

    MMI
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Black Horse Guitar

    Aí é que está!!

    Se você sabe o que fazer e sabe o que quer na hora de entrar num estúdio, você conversa com o pessoal (engenheiro, técnico, produtor, seja lá quem for) num nível melhor e chega no resultado mais fácil e mais rápido (poupa grana!). Eu sugiro não dizer amém para tudo o que eles fazem e dizem, só a banda sabe o que estão imaginando para o som.

    Mas não precisa exagerar. Valeu! kkkkkkk

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Black Horse Guitar
    · votar


    MMI

    Se você sabe o que fazer e sabe o que quer na hora de entrar num estúdio, você conversa com o pessoal (engenheiro, técnico, produtor, seja lá quem for) num nível melhor e chega no resultado mais fácil e mais rápido (poupa grana!). Eu sugiro não dizer amém para tudo o que eles fazem e dizem, só a banda sabe o que estão imaginando para o som.

    Exatamente, somente a banda sabe o que é melhor em questão do som (música em si), Pessoal de estúdio podem é claro dar dicas boas que resulte numa melhora na produção mas a palavra final sempre tem que vir da banda

    Sobre o exagero, eu até que coloquei pouco! hehehehehehe

    Abraços

    clebergf
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    xavy
    WebTiago
    ogner
    dom de Deus
    Black Horse Guitar

    Fala galera, não frequento por aqui e fico feliz pelos agradecimentos.... :D

    WebTiago
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    clebergf
    Nós que agradecemos rsrsrs

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    É isso ae galera...aproveitem esse material, que é muito rico!

    abraços a todos

    Eddie Van Hallen
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    MMI
    Muito bom!
    Parabéns pela iniciativa!
    Queria fazer uma pergunta. Se eu tiver um ótimo violão elétrico e um ampl mais ou menos com uma salasem muito tratamento acustico. O que é melhor? Gravar em linha usando guitar rig ou microfonar e fazer um ratamento no som depois de gravado?

    MMI
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Eddie Van Hallen

    Cara, desculpe que esse fim de semana eu não estava em casa e não vi sua pergunta.

    Eu não gosto de usar o Guitar Rig para violão, mas nada o impede se você gosta. Na minha opinião violão em linha se grava sem simuladores, só se for pedais como o Fishman Aura ou o Boss AD-8. Alguns truques de equalizador podem ajudar, mas aí eu uso um plugin de equalização e não o do Guitar Rig, pode ser depois de gravado ou junto da gravação - geralmente eu mexo depois de gravado.

    Quanto à sua pergunta, eu acho que depende muito do que se trata seu ótimo violão, mais especificamente do que se trata a captação dele, além de saber qual seria seu microfone. De toda forma, o melhor que eu consigo na minha casa ou na casa de amigos onde já fui ajudar nas gravações (quarto sem tratamento) é usar a linha + microfone, de preferência um condensador e se possível um de diafragma pequeno. Se o microfone for mais direcional, cardióide, colocando ele a uns 7 a 10 cm do violão, não vai captar tanto problema de ambiência, dá um resultado satisfatório e que se vai mexer muito pouco depois.

    Eu tenho gravado com meus violões, atualmente estou com um Gibson SJ-200 e um Taylor 710ce, ambos com captação Fishman. A questão é que o Gibson tem o excelente Fishman Aura Ellipse que faz diferença. Para outros violões, eventualmente até o Taylor 710, mas já experimentei no meu Baby Taylor Mahogany e até em guitarra com piezo com sucesso, tenho um Fishman Aura Spectrum DI. Esse pedal funciona muito bem, eu recomendo.

    Chegou esses dias um Planet Waves O-Port. Me surpreendi, O negócio funciona de fato! O Baby Taylor que era só para brincar talvez tenha ganhado um upgrade para arriscar nas gravações de vez em quando. E diferente do vídeo, com alguma ginástica coloquei sem soltar as cordas.



    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    cara, gostaria de ter acesso ao material novamente, mas o link tá quebrado :( como faz?

    MMI
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Meu filho ouvirá Classic Rock

    Vou ver se acho por aqui... :)

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    MMI

    Obrigado! No aguardo ;)

    makumbator
    Moderador
    # mai/14
    · votar


    MMI

    Se você não achar eu te passo e você recoloca em algum site de hospedagem (ou seu mesmo). Tenho esse PDF salvo em meus backups.

    Ismah
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    makumbator

    Manda aí makumba!

    makumbator
    Moderador
    # mai/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ismah

    Aqui o link (pode-se visualizar direto do navegar ou baixar o arquivo quantas vezes quiser, sem nenhum cadastro ou propaganda):

    http://app.box.com/s/ylrl5mnttfb3sjdiot9k

    MMI

    Se quiser manter esse material apenas em um link em que você tenha controle, basta me avisar e eu bloqueio esse arquivo que fiz upload.

    Ismah
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    makumbator

    Seria o site semelhante ao dropbox.com, ou ao Google Doc?

    makumbator
    Moderador
    # mai/14
    · votar


    Ismah
    Seria o site semelhante ao dropbox.com, ou ao Google Doc?

    O site em que fiz upload? Sim, é parecido, mas acho até superior que os dois citados.

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    makumbator

    valeu mano!

    DOF Hard
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Sera muito util, Obrigado.

    Aandreep
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Muito bom, principalmente para músicos com pouca experiência no assunto como eu. Muito obrigado!

    Vitor_Guitar
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Muito bom, principalmente para músicos com pouca experiência no assunto como eu. Muito obrigado!

    Exatamente.. Muito obrigado. Será muito útil para mim.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Apostila de gravação de violão e guitarra (gratuita)