A 6ª corda ta "chiando" quando toco solta

    Autor Mensagem
    Flaviohs
    Veterano
    # mai/12


    a 6ª corda esta "chiando" quando toco ela solta, e a 3ª também tava mas parou, alguém sabe o que pode ser? comprei o violão em janeiro e nunca troquei as cordas, sera que é isso?
    se for qual vocês recomendam? e qual tensão? é de aço...
    obrigado.

    Valiant50
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Flaviohs, nao sei muito do assunto mas só enquanto outro nao responde vc ja ter alguma coisa pra checar xD, bom o fato de elas estarem "chiando" podem ser alguns fatores, dentre eles, empenamento do braço, veja com uma régua ou algo completamente plano se o braço nao tem nenhum empenamento, cheque a altura dos trastes ela pode estar batendo no primeiro traste. Cheque tbm o rastilho e o nut, rastilho é aquele parte branca onde as cordas ficam apoiadas no corpo do violão, no local por onde se colocam as cordas, e o nut é a peça branca que serve como uma pestana, uma espécie de traste, antes da primeira casa, la próximo as tarraxas, veja se nao estao muito baixos, desregulados.

    Quanto a questao das cordas, eu pesquizei aki e me parece (nunca testei estou falando pela opinião de outros) que a marca Elixir é a melhor, procure pela Elixir Nano-Web, nao vi nenhum comentário negativo sobre essa corda, todos falaram que durou mais de 6 meses (alguns até um ano) isso sem perder o brilho de como cordas novas. vou comprar dela. Porém em alguns lugar é dificil encontrar, se vc nao encontrar e nao kiser pedir pela internet, me recomendaram as cordas D'addario, como segunda opção. Quanto a questao de tensão isso depende do seu violão, ele vem com regulagem do tensor para uma determinada tensao de cordas (0.009 , 0.010 , 0.011 ...) procura saber o modelo do seu violão qual a tensão de fábrica pra ele, nunca ponha outra tensão nele sem mandar ele para um luthier regular o tensor para determinada tensão, a nao ser que vc mesmo saiba usar o tensor. O pessoal experiente ai vai poder te dizer melhor, espero ter ajudado um pouco. Abraços

    rmn10
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: rmn10
    · votar


    Flaviohs
    Primeiramente, qual a marca e modelo de seu violão para que possamos analisar melhor o que aconteceu.
    Como você guarda seu violão? Em pé, dentro de uma capa, encostado na parede? Se sim, qual lado está para a parede, o das cordas? Ou então usa um suporte apropriado?
    É um violão novo ou semi? Ele sempre 'chiou' ou é recente?

    Guittarrist
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    é o seguinte,meu violão estava ''chiando'' a corda (E) mi e a corda (G) sol mais percebi quê não era problemas das cordas e sim da tarracha quê estava folgada então comprei outra...cara mais se não for esse problema olhe a posição das cordas e do traste as vezes pode ser isso...

    Flaviohs
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    é o gf-1c da giannini, eu guardo ele dentro da capa e deitado com o lado das cordas para cima, é o jeito certo de guardar?
    Mas o barulho parou do nada, de uma hora pra outra começou e agora parou.. .

    rmn10
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Flaviohs
    Sim, está guardando certo, aliás, muito bonito seu violão!
    Houve alguma mudança de temperatura brusca onde você mora? Pois é comum, trastejam no frio/calor e somem no calor/frio.
    Tem conhecimento do uso de tensor?

    Flaviohs
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    rmn10
    Obrigado, é meu primeiro violão, e estou gostando muito dele. E ficou frio de uma hora pra outra, depois calor e agora ta frio de novo aqui. O tempo ta maluco pra essas bandas, sera que é isso?
    Eu não tenho nenhum conhecimento do uso do tensor, é melhor eu levar ele em um luthier? Tava pensando e trocar as cordas (elas já tem mais de 4 meses, toco todos os dias e elas estão meio escurecidas) e também mandar ele para regular... o que você acha?
    desde já muito obrigado por estar ajudando.

    rmn10
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Flaviohs
    Com certeza é a mudança de temperatura, pois seu violão é muito bom, compre cordas da mesma tensão utilizada, e se puder leve-o a um luthier de confiança para ele regular melhor seu violão e colocar as cordas.

    Flaviohs
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    rmn10
    Muito obrigado pela ajuda, vou levar ele a um luthier que me recomendaram quando fui comprar uma roldana em uma loja de instrumentos da minha cidade. Muito obrigado mesmo.

    rmn10
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Flaviohs
    Precisando, estaremos aí meu amigo!

    segundo melo
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    bem cara tenho um folk GF 2 tinha esse mesmo problema ,, troquei o nut e a pestana po feitas de osso e mandei colocar cordas 010 050 ... e regular o tençor ficou bom de mais e esse o problema esta resolvildo so não coloque as cordas sen regular nada

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A 6ª corda ta "chiando" quando toco solta