Regulagem de violão de aço - Explicações básicas

    Autor Mensagem
    FreeTuto
    Veterano
    # mai/12


    Regulagem básica de um violão de aço


    Bom, primeiramente gostaria de deixar bem claro que não me responsabilizo por danos no seu instrumento. O que deu certo comigo, pode não dar certo pra você! O conteúdo abaixo é todo de minha autoria, baseado em várias pesquisas realizadas em diversos sites e vídeos.

    A ideia de aprender a regular o meu instrumento surgiu na falta de grana. Os Luthiers cobram justamente, por um trabalho de precisão e que exige técnica, porém nem sempre podemos pagar por esse valor. Atualmente, só curso o ensino superior e ainda não trabalho. Fazendo serviços de técnico em informática (que também aprendi com pesquisas e observação) e vídeo eu consegui comprar um violão melhor. Não tão bom, poderia ser melhor. Porém, todo o violão vem desregulado de fábrica, e precisa de ajustes. Pesquisando, vi que não poderia pagar por um Luthier, por que gastei tudo no instrumento. Pesquisei e cheguei ao que descrevo abaixo, tudo que estive errado, por favor, corrijam.
    Em primeiro lugar, é preciso dizer que todo o instrumento sai de fábrica desregulado, precisando de alguns ajustes. Isso porque, eles deixam o rastilho um pouco alto e o braço sofre com as mudanças climáticas e a forma de armazenamento. Assim, é preciso regular o tensor, se o violão o contiver. Basta verificar se existe uma rosca em uma das pontas do braço, talvez protegida por uma pequena capa. Esses violões costumam vir com uma chave para o ajuste. Não vou descrever o que ele faz, sem quiser saber, é só pesquisar.
    Primeiro, afine precisamente o violão e pressione as primeira e décima quarta casas, a fim de verificar o espaço entre as cordas e o sétimo traste. Essa altura deve ser entre 0,15mm e 0,3mm. Você pode verificar com um cartão de visita (o certo é com precisão), se entrar sem folga e sem precisar levantar a corda, está regulado. Se não, caso esteja muito alta, você deve colocar a chave no tensor e dar ¼ de volta no sentido horário, caso esteja baixa deve dar ¼ de volta no sentido anti-horário. Sempre ajuste de ¼ em ¼, afine e após algum tempo verifique se está na altura certa. Geralmente você dá ¼ ou ½ volta, não mais.
    A dica é ter paciência e ir verificando, sem rodar muito de cada vez. E se precisar rodar mais de ½ volta para qualquer lado, é hora de consultar um Luthier, a menos que saiba o que está fazendo muito claramente. Você pode colocar também um capo na primeira casa para facilitar o trabalho de medição.
    A pestana ou nut, que fica no começo da escala, uma peça branca, é mais difícil de regular, portanto, use a regulagem de fábrica mesmo. Com relação ao rastilho, peça branca no final do instrumento, junto ao cavalete, que suspende as cordas, você normalmente precisa regular. Com o tensor regulado, pelo que percebi, uma altura boa entre a primeira corda e o décimo segundo traste seria a de 3mm, portanto, se estiver maior, recomendo que lixe o rastilho.
    O processo consiste em desbastar a parte de baixo da peça em uma lixa. Você nunca deve lixar a parte superior. Lixe em uma superfície reta, pressionando a peça de forma uniforme. Para abaixar 1mm, pelo que entendi em um vídeo americano é só abaixar 2mm, ou seja, o dobro do necessário. Mas pode não funcionar pra você. Abaixe aos poucos para não abaixar de mais. Se não, você precisará de um rastilho igual, que às vezes pode te complicar. Pense bem antes de fazer esse ajuste. Um pouco mais baixo que o ideal, e o violão pode trastejar. Tome cuidado com o captador, se houver, para retirar e colocar a peça que não é colada.
    Você pode ver casos em que o seu violão está com o rastilho igual ao de outro violão e trasteja. Isso pode acontecer devido à altura dos trastes; um desnível neles e pronto. O que acontece é que se houver um traste mais alto que os demais o encordoamento baterá neste traste, enquanto nos demais não.
    Para resolver o problema de desnível só uma retífica de trastes, processo trabalho, que existe um Luthier. Não é brincadeira, não tente fazer isso.
    Para uma escala em madeira natural escura bem bonita e hidratada, passe óleo de limão ou outro limpador de escalas regularmente e principalmente quanto novo o instrumento, pois geralmente a madeira vem seca. Sempre ao trocar o encordoamento, evite tirar tudo de uma vez e trocar de tensão e marca, porque poderá ter que regular, principalmente, o tensor.
    Talvez você precise de um encordoamento para regular e outro a fim de tocar (risos), mas pense bem no esforço que fez para comprar o instrumento e veja se não vale a pena leva-lo para um Luthier, que fará tudo sem erro (se for um bom Luthier, claro). Não sou Luthier nem tenho conhecimentos técnicos, tudo isso que descrevi, novamente afirmo, pesquisei na internet. Às vezes você gasta rios no instrumento e fecha a mão para regulagem e para o encordoamento.
    Obrigado por ler!
    Abraços a todos!

    J.a.frusciante
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: J.a.frusciante
    · votar


    FreeTuto
    muito bom man ajuda muito o pessoal que nao conhece de regulagem.

    supermulti
    Revelação e Virtuose
    Prêmio FCC violão 2008
    # mai/12
    · votar


    FreeTuto

    não me responsabilizo por danos no seu instrumento

    Huahuahuahua!!!

    amador_ssa
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    FreeTuto

    Muito bom (2)

    So não entendi isso:

    afine precisamente o violão e pressione as primeira e décima quarta casas, a fim de verificar o espaço entre as cordas e o sétimo traste. Essa altura deve ser entre 0,15mm e 0,3mm. Você pode verificar com um cartão de visita (o certo é com precisão), se entrar sem folga e sem precisar levantar a corda, está regulado.

    E outra coisa, depois desta dica você diz: Se não, caso esteja muito alta, você deve colocar a chave no tensor e dar ¼ de volta no sentido horário, caso esteja baixa deve dar ¼ de volta no sentido anti-horário

    Nunca tive violão com tensor mas acredito que antes de mexer no mesmo somente pelo fato das cordas estarem baixa ou alta demais é preciso verificar antes a altura do rastilho e pestana/ nut, pois o problema pode ser nessa(as) peça(as) e o braço pode estar regulado. Enfim, puro "achismo" meu, mas sua iniciativa foi ótima, Parabéns

    powerOfsound
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    FreeTuto
    axei bacana manin o texto seu..eu fiz um tuto para fabricar o rastilho com compensação de oitavas..da msm forma q vc..pesquisando...e fiz um p mim..depois crio um post aki

    powerOfsound
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    so q to com um problema com regulagem..meu violao (um wolf folk) ta com o braço com uns 0,3mm de folga no 7° traste, apertando se a 1a e a 14a casa..a casa 12 ta com 1,5mm de altura...e ainda sim as cordas 0.10 daddario tao meio duras..o q vcs axam?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Regulagem de violão de aço - Explicações básicas