Renan Sakamoto Veterano |
# mai/12 · Editado por: Renan Sakamoto
Estou no meu segundo ano de curso de violão,no primeiro ano consegui aprender o básico(postura,posicionamento das mãos,tirar musicas e dedilhados)bem rápido,então meu professor me mudou para turma "mais avançada" que fazia apresentações pela cidade. como era meu primeiro ano eu sabia que n ia aprender nada de mt complexo então mudei de turma e comecei me apresentar tbm,mas o que eu mais queria era aprender improvisar foi ai que eu conversei com ele se n tinha como abordar um pouco o tema , ele concordou ,e nesse ano comecei estudar improvisação. Desde então aprendi o ciclo das quintas e quartas e 6 modos gregos. Eu consigo improvisar com os modos mais n sei oque estou tocando, quando estou improvisando vai mais pelo desenho mesmo e acaba saindo algo harmonioso.Agora que aprendemos um pouco dos modos apenas por desenhos meu professor esta trabalhando mais com notas e não com desenhos, então eis que surge minha duvida será que eu realmente estou aprendendo? Estou no caminho certo? E se n estou oque devo pedir pra ele ensinar? Quanto tempo mais ou menos demora para se improvisar um bom solo com boas frases?
É isso, espero que os mais experientes possam me orientar
|
supermulti Revelação e Virtuose Prêmio FCC violão 2008 |
# mai/12
· votar
Renan Sakamoto Eu consigo improvisar com os modos mais n sei oque estou tocando
Você aprendeu a formação de cada modo? A característica de cada um e em qual acorde você pode empregá-lo? Aprendeu a mesclar os modos? Já sabe a escala maior em todos os tons ao longo do braço todo e em todas as digitações (5 formatos, digitações opcionais, 3 notas por corda)? Estou no meu segundo ano de curso de violão
Violão clássico ou popular?
será que eu realmente estou aprendendo? Estou no caminho certo?
Você estava num estágio de desenvolvimento, caminhando certinho, conforme as aulas. Aí, de repente, você decide que quer aprender a improvisar, sendo que ainda está no segundo ano. Ou seja, você quebrou todo o protocolo das suas aulas. Isso é um erro que muitos alunos cometem: atropelar o planograma das aulas, decidindo o que o professor vai te ensinar, ao invés de ser o contrário. O professor já tem o trabalho imenso de planejar cada aula, cada matéria, cada tópico minuciosamente, de forma que o aluno realmente aprenda. Se o aluno muda tudo, fica difícil para o professor ter um controle do real aprendizado do aluno e da sequência da matéria. Resultado: o aluno acaba desistindo, pois acabou pulando etapas importantes, determinando aquilo que o professor ia ensinar, sendo que essa é uma tarefa do professor. Pense nisso. Vá mais devagar e procure seguir o programa que o professor tinha traçado para você aprender. Quando chegar na hora certa, você vai aprender tudo o que deseja. Pode ter certeza, ok?
Abs.
|